Como estou começando a estudar J2EE, estou com uma dúvida.
Nos sisteminhas que estou montando pra aprender, estou usando somente JSP com apresentação e Servlet como Camada de negócio.
A dúvida é a seguinte, aonde entra o JavaBeans nesta história?
O que vcs me aconselham, dominar primeiro servlet ou JavaBeans? E o mercado de trabalho, sai na frente quem sabe servlet ou JavaBeans?
Espero ter sido claro nas perguntas.
Atencisamente
Marcelo Madeira
Sugestão:
Estude bastante J2SE primeiro, antes de partir para isso.
Para que você precisa obrigatoriamente de ter Javabeans neste cenário? Use o seu servlet para controlar as requisições do seu JSP e crie seus objetos a fim de que executem as tarefas que você necessita.
Ps:Se você não souber no mínimo o que são Javabeans E o que são servlets, nem pense em mercado de trabalho por momento.
Já estudei bastante J2SE.
Consegui fazer um sistema utilzando servlet e jsp, tb criei algumas classes com determindas funções, o servlet de controle criava seus objetos e executava a rotina.
Acho q é assim mesmo que funciona um sistema java para web, naum é?
Intaum vc me aconselha primeiro me aprofundar bastante em servlet?
[quote=marcelo_mococa]Ok.
Já estudei bastante J2SE.
[/quote]
Certo, então estude mais
Não entendi a parte de ‘o servlet de controle criava seus objetos’
Um sistema de java para web(J2ee) funciona de diversas formas, JSP-> Servlet->JSP é uma delas.
Também não entendi ao certo o que você quis dizer com ‘Javabeans’, supõe-se que quando você está estudando J2EE, já conheça um tanto de J2SE.
Mas quanto aos conselhos, conselhor profissional: Sim, estude Servlets, JSP e Design Patterns. Conselho pessoal: Estude mais J2SE, Servlets, JSP , Design Patterns e POO.
quis dizer que criei varios servlets, e um de “controle” (se posso chamá-lo assim) que recebe a requisição da jsp.
Quando ele recebe, instancia objetos de outros servlets pra resolver a requisição, estes objetos encaminham para uma outra pagina jsp com os dados da resposta ao usuario.
Uma sugestão quanto o sistema aí que citou.Deixe que seu Controller receba as requisições e encaminhe para os recursos apropriados.
Você fez:
JSP->Controller->Servlets->JSP
Mas faça:
JSP->Controller->Servlets->Controller->JSP.
Não deixe que seus servlets(que provavelmente executam as regras de negócio) conheçam a implementação das views ou do Controller, deixe que o Controller seja responsável por direcionar para o local apropriado tanto as requisoções quanto as respostas.