Pessoal, gostaria de saber se alguem ainda desenvolve sistemas Web, com recursos basicos, sem Frameworks, somente Servlets, JSPs, banco na unha mesmo, com PreparedStatement. Estou trabalhando assim e ando preocupado.
Cara, porque vc esta fazendo tudo na unha?
É padronização, tipo trabalho pra uma empresa que desenvolve pra um cliente grande e esse cliente exige que tudo seja feito assim, proibe o uso de FrameWorks, pois são varios sistemas integrados, pra não ficar uma salada só, eu acho.
Da uma idéia nessa empresa de criarem um padrão de desenvolvimento de software, com especificação tecnica de tecnologias utilizadas… assim ela poderá permitir o uso de frameworks e todos terão que utilizar esse frameworks… fazendo tipo uma homologação das tecnologias utilizadas. Assim não vira bagunça e fica tudo mais fácil e bonito…
Olá
O primeiro sistema web que eu trabalhei foi só com servlets antes de sairem os JSPs. Tudo feito na unha.
O mais o menos ruim foi desenvolver a parte de servlets na unha. A vantagem foi entender melhor de sessions e outras coisas mais.
O ruim de verdade foi ser obrigado a desenvolver um framework próprio para usar JDBC sem ficar fazendo copy&paste.
O péssimo foi escrever as páginas HTML dentro de métodos do servlet.
O terrível é que meu framework JDBC não tinha connection pooling e eu precisei fazer uma gambiarra a posteriori para encampar um connection pooling que li em um livro.
Mas o pior de tudo mesmo foi que o cliente me deu o cano!
Hoje em dia acho inconcebível não usar um framework. São inúmeras vantagens: IoC, Connection pooling e muitas outras coisas.
Acho que vocês desenvolvendo sem framework estão no caminho mais fácil e mais rápido para deixar tudo SEM padronização pois o próprio uso de um framework já acarreta alguma padronização como bem disse o Leandro.
[]s
Luca
olá pessoal,
também trabalho em uma empresa e não utilizamos frameworks disponíveis no mercado. Na verdade, o uso de frameworks pode causar inúmeros problemas de cliente para cliente e por isso é complicado.
Outro item de se usar vários frameworks em único projeto é o fator desempenho, o que para clientes é o fator que tem maior peso qdo uma empresa tenta vender o seu produto.
Porém, apesar de não trabalharmos com frameworks, criamos nossas próprias bibliotecas (classes Java genéricas) que facilitam bastante. Não precisamos ficar escrevendo SQL e nem código HTML por exemplo.
Não necessariamente precisa-se usar frameworks como hibernate, JSF, struts ou outros, desde que se crie e siga um padrão próprio e coerente, já é o suficiente.
Olá
Então reinventam a roda. Fizeram um “JUnit”, um “Hibernate”, um “Spring”, um “framework MVC”, um “quartz”, um “jakarta commons”, um “xstream”, etc. e ainda tiveram que escrever toda a documentação de tudo isto. Aposto que nenhum dos seus frameworks tem algum livro escrito.
Será que é bom exemplo? Admito que alguém faça isto por necessidade pelo fato do cliente pagar mais por isto. Mas por opção seria voltar no mínimo 6 a 7 anos no tempo. E olhe que nos sistemas Java em que participei em 1999/2000 a gente já usava frameworks e nem eram de graça.
[]s
Luca
Olá Luca,
na verdade vc tem razão, é uma “reinvenção da roda” mesmo. Mas é uma reinvenção para atender de forma “ótima” as minhas necessidades, ou seja, para resolver o meu problema em específico, enquanto que os frameworks que vc citou são genéricos para atender diversos casos.
Para citar um exemplo, temos algumas classes que foram criadas aqui para geração de HTML dinâmico. Eu crio um template HTML e coloco alguns blocos pré estabelecidos e na servlets eu replico os blocos quantas vezes eu julgar necessário e com a informação que eu desejar. Dessa forma, consigo trabalhar apenas com HTML e Servlets.
Aí eu pergunto, porque fazer isso se eu poderia usar as taglibs do Struts por exemplo?
Tive essa necessidade pois quem faz todo o layout das páginas web é a área de marketing da empresa e não faz parte da cultura de um profissional de marketing conhecer Java e nem Struts, porém HTML eles dominam. Dessa maneira, ele muda o HTML dos templates qdo bem entender sem afetar o que foi desenvolvido. Ficou fácil de trabalhar assim.
Queria deixar claro que não sou contra o uso de frameworks, muito pelo contrário. Só acho que, as vezes, para se obter um desempenho melhor para um problema específico é viável e justificável a “reinvenção da roda”, ou seja, criar seu próprio framework!
[]s
Evandro
Acho que isso tudo pode variar de aplicativo para aplicativo e de empresa para empresa. Uma fabrica de software concerteza será beneficiada com o uso de frameworks já existentes pois vao economizar tempo e mão de obra. Porem empresas que nao fabricam softwares e nao vendem projetos ( as que trabalham com ERPs por exemplo ) podem desenvolver frameworks ou pedaços deles que atendam melhor as suas necessidades do que qualquer framework existente no mercado. Na minha opnião tudo depende da estratégia da empresa e dos encarregados da area de TI, afinal de contas todas visam o mesmo objetivo, lucro.
caralho mano desenvolver um framework próprio nao eh para qualquer um… parabens ai… e ainda com esse sistema de template deve ter ficado muito bom!!!
Fala galera, obrigado pelos comentario.
Acho que se gerou uma confusão a respeito de framework, a ideia de criar um framework, acho eu, que não significa que ele devera fazer tudo que é de responsabilidade de uma camada.
Por exemplo utilizo uma classe que faz algumas validações nos meus beans, essa classe não deixa de ser um Framework, Na verdade Java já é um Framework.
Acho que é essa a ideia de se criar Framework, nada muito grande comparado ao que temos a disposição como hibernate, jsf, struts entre outros.
Se eu estiver errado alguem me corrija.
Olá
[quote=evandroshx]Aí eu pergunto, porque fazer isso se eu poderia usar as taglibs do Struts por exemplo?
Tive essa necessidade pois quem faz todo o layout das páginas web é a área de marketing da empresa e não faz parte da cultura de um profissional de marketing conhecer Java e nem Struts, porém HTML eles dominam. Dessa maneira, ele muda o HTML dos templates qdo bem entender sem afetar o que foi desenvolvido.[/quote]
Sim, trabalhei em um projeto com Struts que era exatamente assim. O designer era orientado pelo pessoal de marketing e não entendia da Java. Os forms eram feitos com tags do Struts. Os templates eram todos feito pelo designer. Ele inclusive incluia Flash em trechos das páginas.
Aliás, este é o modo certo de trabalhar porque deixar a cara da empresa na mão de programado Java geralmente é suicídio. É perfeitamente possível combinar o trabalho de um artista gráfico com o de um programador Java sem precisar reinventar a roda.
[]s
Luca
Então…
concordo com vc Luca, esta seria a melhor forma de se trabalhar mas mesmo assim, no meu caso específico, eu ficaria amarrado ao struts e não utilizaria nem 10% no meu projeto dos recursos que o struts propicia.
Mas isso varia de caso para caso.
Quero deixar claro que sou a favor do uso de frameworks e já usei struts, hibernate entre outros e são muito interessantes. Mas atualmente minhas necessidades são outras e optamos por desenvolver algo próprio e mais eficiente para nossas necessidades.
Legal galera a discussão gerada aqui. Bem construtiva.
Valew.
Pelo que vc deu a entender, suas necessidades sao desenvolver sistemas pra web pra multiplos clientes. No que um framework não-escabrosamente-doente-da-cabeça (na minha definicao, qualquer um que use actions no estilo do WebWork e as views em Velocity ou FreeMarker) nao resolve o teu problema?
E no que fazer todo mundo usar os mesmos frameworks vai ajudar a tornar tudo “mais facil e bonito”?
De todas as vezes em que eu vi multiplos times fazendo isso, a melhor coisa que saiu foi um olho roxo e uns tres no hospital depois da pancadaria que rolou quando o cliente (uma dessas instituicoes de TI e financas retrogradas que a gente costuma chamar de “banco”) disse que Hibernate nao ia ser homologado nunca, e que todo mundo tinha que ficar quieto e usar EJB 2, que era a Solucao Arquitetural Recomendada ™.
Resumindo: se o objetivo eh entregar software que funciona e pode ser mantido por um time de suporte, dentro do prazo e com o escopo que o cliente quer, PRA QUE, PUTA QUE PARIU, PRA QUE, vc vai querer ficar introduzindo essas burocracias?