[RESOLVIDO PORÉM NÃO ENTENDIDO]
Eu entendi a dica que você deu, porém não queria ter que envolver estruturas de repetições para esse caso, não sei se estou errado no meu modo de penssar mas acho que repetições ocupam mais memória e mais trabalho do processador.
Bem olha só, fuçando no proprio NetBeans descrobri a solução.
Selecionei o JTextField botão direito do mouse->propriedades->vinculação->observavel->editable. Ai em “origem da vinculação” selecionei o JPanel e em “expressão de vinculação” escolhi enabled boolean que fez aparecer ${enabled}.
Pronto funcionou…
Quando dou um setEnabled(true) no JPanel os JTextFields são habilitados automaticamente.
Resolvi olha o código para ver o que foi que o NetBeans fez ai me deparei com isso
org.jdesktop.beansbinding.Binding binding =
org.jdesktop.beansbinding.Bindings.createAutoBinding(org.jdesktop.beansbinding.AutoBinding.UpdateStrategy.READ_WRITE, jpcampos,
org.jdesktop.beansbinding.ELProperty.create("${enabled}"), jtfcnpj, org.jdesktop.beansbinding.BeanProperty.create("editable"));
bindingGroup.addBinding(binding);
Nunca vi esse codigo antes, não conheço a tal classe Binding nem o que ela faz, alguém poderia dar uma expplicada se for possivel.
Valeu gente.