Setar dados em um jcombobox

Pessoal, este é o meu primeiro (de muitos) pedidos de help aqui no forum.
O meu problema é o seguinte: Estou desenvolvendo um sistema, onde preciso setar um jcombobox o resultado de uma consulta feita no banco de dados através de uma instrução sql, sendo que o BD é o mysql.
Tipo assim: select descricao from tipoequipamento e o resultado desta pesquisa preciso setar no jcombobox “tipoequipamento”.

Aproveitando, também garrei no seguinte item:

estou precisando realizar uma consulta no BD mysql, mas a variavel estou pegando de um campo de tempo, tipo assim :

string nr1 = nrserie.getText();
preciso fazer a consulta utilizando o valor que esta em nr1.

Desde já agradeço pelas respostas.

Marinho

Olá Marinho, seja bem vindo ao fórum!

Qual seriam as suas dúvidas?

No primeiro caso, você selecionará no seu JComboBox o valor que foi retornado da sua pesquisa. Qual seria sua dúvida? Você não sabe como alterar o item selecionado em um JComboBox?

No segundo caso, qual seria o problema quanto à consulta?

Dê uma explicada melhor quanto às suas dúvidas.

Caro eder, vou procurar ser mais claro.

no banco de dados eu tenho uma tabela que é alimentada por outra tela onde cadastro/edito edito os tipos de equipamentos disponiveis.

na tela onde o funcionario “apanha” os materiais para trabalhar durante o seu turno de serviço, o operador ira escolher quais os tipos este funcionario ira levar atraves de um jcombobox, então para alimentar este jcombobox estou realizando uma consulta sql conforme citado anterior e o resultado desta consulta eu preciso setar no jcombobox.

na segunda questão o operador ira digitar a matricula do funcionario que esta pegando os materiais para ir trabalhar, sendo que preciso verificar no banco de dados, tabela funcionarios se este funcionario a situação deste funcionario.

espero ter conseguido explicar.

Marinho

1º Situação

• Faça seu SELECT no banco de dados e armazene o resultado em um objeto;
  • Com os dados obtidos e armazenados numa variável (por exemplo numa List), altera os objetos da camada Model do JComboBox;
  • Caso seja necessário, tembém pode ser conveniente implementar um renderizador (Renderer) para o JComboBox.

2º Situação

• O que entende-se por situação do funcionário?
  • Para isso será necessário realizar um SELECT para obter alguma informação do banco de dados;
  • Provavelmente você analizará os dados obtidos para verificar a situação do funcionário.

Dica: se você não conhece bem como funciona o JComboBox, te aconselho a dar uma estudada sobre ele antes de utilizá-lo. O bom entendimento sobre o seu funcionamento facilita muito o seu trabalho.

Eder,

mais uma vez muito obrigado pelas orientações, estarei implementando.
quanto ao jcombobox, você poderia me indicar algum material para estudo e melhor compreenção deste importante recurso.

att,

Marinho

Não tenho material para lhe indicar, mas procure no Google pelos seguintes assuntos, todos vinculados a JComboBox:

Camada Model: responsável por armazenar os objetos a serem apresentados no JComboBox;

Renderizador: responsável por apresentar ao usuário os objetos armazenados na camada model;

Editor: responsável por mostrar um Component ao usuário, para que possa editar os objetos armazenados na camada model.

Estude também sobre o JComboBox (camada View), que através do Model, Renderizador (Renderer) e Editor, permite a interação com o usuário. Além do que encontrar no Google, é sempre muito importantes ler a documentação.

É isso aí!

http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/

Man um jeito de fazer a consulta agora só é setar lá no jcombobox

public class LayoutTelaEmbarcacao {

public String[] comboxEmbarcacaoCadastradas() {
    EmbarcacaoDAO dao = new EmbarcacaoDAO();
    ArrayList lista = dao.mostrarEmbarcacao();
    String[] aux = new String[lista.size()];
    int i = 0;
    for (Iterator it = lista.iterator(); it.hasNext();) {
        EmbarcacaoDTO e = (EmbarcacaoDTO) it.next();
        aux[i] = e.getNomeDaEmbarcacao();