Pessoal, este é o meu primeiro (de muitos) pedidos de help aqui no forum.
O meu problema é o seguinte: Estou desenvolvendo um sistema, onde preciso setar um jcombobox o resultado de uma consulta feita no banco de dados através de uma instrução sql, sendo que o BD é o mysql.
Tipo assim: select descricao from tipoequipamento e o resultado desta pesquisa preciso setar no jcombobox “tipoequipamento”.
Aproveitando, também garrei no seguinte item:
estou precisando realizar uma consulta no BD mysql, mas a variavel estou pegando de um campo de tempo, tipo assim :
string nr1 = nrserie.getText();
preciso fazer a consulta utilizando o valor que esta em nr1.
No primeiro caso, você selecionará no seu JComboBox o valor que foi retornado da sua pesquisa. Qual seria sua dúvida? Você não sabe como alterar o item selecionado em um JComboBox?
No segundo caso, qual seria o problema quanto à consulta?
Dê uma explicada melhor quanto às suas dúvidas.
marinhoss
Caro eder, vou procurar ser mais claro.
no banco de dados eu tenho uma tabela que é alimentada por outra tela onde cadastro/edito edito os tipos de equipamentos disponiveis.
na tela onde o funcionario “apanha” os materiais para trabalhar durante o seu turno de serviço, o operador ira escolher quais os tipos este funcionario ira levar atraves de um jcombobox, então para alimentar este jcombobox estou realizando uma consulta sql conforme citado anterior e o resultado desta consulta eu preciso setar no jcombobox.
na segunda questão o operador ira digitar a matricula do funcionario que esta pegando os materiais para ir trabalhar, sendo que preciso verificar no banco de dados, tabela funcionarios se este funcionario a situação deste funcionario.
espero ter conseguido explicar.
Marinho
Eder_Peixoto
1º Situação
Faça seu SELECT no banco de dados e armazene o resultado em um objeto;
Com os dados obtidos e armazenados numa variável (por exemplo numa List), altera os objetos da camada Model do JComboBox;
Caso seja necessário, tembém pode ser conveniente implementar um renderizador (Renderer) para o JComboBox.
2º Situação
O que entende-se por situação do funcionário?
Para isso será necessário realizar um SELECT para obter alguma informação do banco de dados;
Provavelmente você analizará os dados obtidos para verificar a situação do funcionário.
Dica: se você não conhece bem como funciona o JComboBox, te aconselho a dar uma estudada sobre ele antes de utilizá-lo. O bom entendimento sobre o seu funcionamento facilita muito o seu trabalho.
marinhoss
Eder,
mais uma vez muito obrigado pelas orientações, estarei implementando.
quanto ao jcombobox, você poderia me indicar algum material para estudo e melhor compreenção deste importante recurso.
att,
Marinho
Eder_Peixoto
Não tenho material para lhe indicar, mas procure no Google pelos seguintes assuntos, todos vinculados a JComboBox:
Camada Model: responsável por armazenar os objetos a serem apresentados no JComboBox;
Renderizador: responsável por apresentar ao usuário os objetos armazenados na camada model;
Editor: responsável por mostrar um Component ao usuário, para que possa editar os objetos armazenados na camada model.
Estude também sobre o JComboBox (camada View), que através do Model, Renderizador (Renderer) e Editor, permite a interação com o usuário. Além do que encontrar no Google, é sempre muito importantes ler a documentação.