Siemens TC65: pular linha em arquivo txt

Olá,
Estou iniciando meus estudos em java me utilizando o módulo TC65 da Siemens.
Estou criando um arquivo .txt em sua memória para guardar dados, mas quando mudar para linha de baixo, não funciona. Aparece um quadrado de mando um “\n” ou “r”.

Alguém poderia me ajudar??

Obrigado!!

O caractere de formatação \n serve para a quebra de linha( ou seja, saltar uma linha).
Ate onde eu sei há um caracter \r, que para informar que ali se encerra a linha.

A menos que vc tenha digitado errado o caractere “r”(que para mim é apenas a letra r) gostaria de saber também qual é a função dele.
8)
Posta aí depois!
Abraço!

É, digitei errado, eu quis dizer “\r”.
Mas quando abro o arquivo no bloco de notas ele não pula a linha, aparece um quadrado. Já tentei até jogar seu valor de byte numa char para escrever mas mesmo assim apenas mostra o quadrado.

Li em outros post para usar System.getProperty(“line.separator”), mas aparece “null”. Não sei se não estou fazendo direito ou se não funciona no TC65.

Vlw!!

EEEEEEHHHHHHH!!! Consegui!!!
Se mando escrever apenas “\n” ou “\r”, ele mostra um quadrado. Se escrevo “\n\r”, ele escreve dois quadrados, mas quando inverto e escrevo “\r\n”, ele pula a linha normal!!! Simples!!!
E perdi dois dias só pesquisando isso…

Vlw mesmo assim.
Abraços.

Por curiosidade, esse módulo da Siemens utiliza o serviço M2M certo? Em que ele pode ser utilizado?

Exato.
Ele possui 10 canais de entradas e saídas digitais, onde pode-se ligar sensores e atuadores, 2 canais de leituras analógicas, onde pode-se ligar alguns sensores de medição e potênciômetros. Assim, pode-se realizar pequenos controle remotamente.
Ele também possui canais de comunicação serial, para comunicar-se com outros equipamentos como comutadores e
CLPs e receber informações remotamente.
No meu caso, o dispositivo irá transmitir dados via GPRS de leituras de sensores de pressão instalados em tubulações para um servidor e serem exibidos em um supervisório. Como não irá controlar nada, é mais uma aplicação de telemetria.

Abraço.

Show de bola cara e não fica caro manter um chip M2M só para isso? Quanto ficaria por mês cada módulo desse com um chip?

E tipo, como você trata os dados recebidos? Eles vem como números binários, octais, hexadecimais, strings?

Aí no seu caso onde você está usando, para medir pressão de tubulação, tem um aparelho que mede a tubulação e passa os dados para o TC 65?

To pergutnando isso td pq estava mesmo pesquisando sobre isso e tem pouca coisa disponível. Muito bacana isso.
Abraço.

Quanto ao custo do plano do chip eu não sei quanto custa o plano, pois não sou eu quem cuida dessa pare aqui na empresa, mas existem planos para uso apenas de SMS e GPRS, como os utilizados em modens GPRS, que são mais baratos que os convencionais. Procure uma operadora (Oi, Tim, Claro…) para mais informações.

Quanto aos dados obtido, trabalha-se com strings.

Para medir a pressão, o canal analógico do terminal faz leitura de 0 a 2,5V, que não é padrão industrial (0 a 10V), logo é necessário um conversor de sinal para transformar a faixa de sinal do sensor para faixa utilizada pelo terminal. Também é possível utilizar outro aparelho para fazer as medições (CLPs, controladores, dataloggers,…) e utilizar uma comunicação serial para enviar as medidas para o terminal enviar.

Como falei, vou utilizar o módulo TC65 da Siemens que é placa eletrônica responsável pelas funções de celular. Ela é utilizada junto com um terminal. A empresa Arrow (www.arrowbrasil.com.br) vende um terminal da própria Siemens para trabalhar com o módulo. A empresa DuoDigit (www.duodigit.com.br) projetou seu próprio módulo para trabalhar com TC65.
Existem módulos de outros fabricantes, tal como Motorola e Sony Ericson. A empresa Informat vende um terminal que utiliza um módulo da Motorola.

Alguns links de alguns modelos:

G24 da Motorola:
http://grupoinformat.tempsite.ws/off/detalhes_produto.php?id=424&pag=wireless

Terminal da DuoDigit com TC65 :
http://www.duodigit.com.br/terminal-java-tc65_pt.html

Terminal da Siemens para Tc65:
http://www.arrowbrasil.com.br/gsm/ter_tc65t.asp

Terminal da Siemens para módulo MC35i:
http://www.arrowbrasil.com.br/gsm/ter_tc65t.asp

[quote=JavaES]Show de bola cara e não fica caro manter um chip M2M só para isso? Quanto ficaria por mês cada módulo desse com um chip?

E tipo, como você trata os dados recebidos? Eles vem como números binários, octais, hexadecimais, strings?

Aí no seu caso onde você está usando, para medir pressão de tubulação, tem um aparelho que mede a tubulação e passa os dados para o TC 65?

To pergutnando isso td pq estava mesmo pesquisando sobre isso e tem pouca coisa disponível. Muito bacana isso.
Abraço.[/quote]

Opa, Sei que essa pergunta já faz um tempo, mas vamos lá.

Não fica caro pois se utiliza GPRS, assim, dificilmente terá um consumo grande.

no caso citado por vocês, é a parte de telemetria, nesse caso, supondo que ligue um sensor de temperatura (por exemplo), e que você faça uma aplicação que de hora em hora te mande os dados da temperatura, numa String, isso não dá 1 Kb…

fora a parte de Telemetria, pode-se usar para Tracking (Rastreamento), saúde, entre outros.

quero conseguir uma placa que controle o acender e o apagar de luzes. Tipo esse modulo vem com umas saidas GPIOs, por ela posso conectar em outras placas. Mas qual seria ideal para eu fazer esse controle de lampadas?

vlw

tem esse topico tb sobre TC65

http://www.guj.com.br/posts/list/30/66595.java#1084211

Desconheço uma pronta, mas não é muito difícil para montar uma plaquinha com uns Relês e talz… só conectar nas IO’s com transistor e já era.