O que significa? Pra que ele serve?
Tava lendo a entrevista com o dono do TheServerSide.com e ele comenta muito sobre o J2EE.
Então fiquei curioso pra vir até aqui ver isso…to indo procurar no google tambêm.
J2EE = java 2 enterprise edition
é para você programar aplicações enterprise em java
J2EE - Java 2 Enterprise Edition
Não sou um craque, mas vou tentar explicar. J2EE é um plataforma Java para desenvolvimento de aplicações robustas e complexas, trabalhando com JSP, EJB, Servlets, integração a XML, etc… Nunca trabalhei com J2EE mas tenho vontade em mexer um dia com J2EE
Lembrando que J2EE não é apenas um conjunto de APIs, mas também um conjunto de especificações.
[]'s
Deve ser foda mexer nele em.
Vo da uma olhada na pagina da Sun se tem ele pra pegar.
Com certeza você encontra ele na sun… e quanto a ser foda, isso depende do que você quer fazer…
Gustavo Guilherme BacK
http://java.sun.com/j2ee
Mas, na minha opinião, acho que J2EE (pelo menos da maneira como conhecemos hoje) está com seus dias contados.
Concordo Daniel, eu mesmo comecei a estudá-lo e quando cheguei na metade do caminho desisti. Muita complicação pro meu gosto… Hoje temos muitas outras ferramentas que fazem o trabalho do atual J2EE com muito mais elegancia, produtividade e desempenho… o Oziel é que não vai gostar do que eu to dizendo
Gustavo Guilherme BacK
Essas ferramentas pode-se dizer que inclui o Elipse e outras IDEs parecidas?
Cuidado com o pragmatismo Srs.
Eu não acho o J2EE perfeito, entretanto ele é muito menos falho que o resto que está por ai (.NET, PHP, C/C++, Delphi, COBOL, etc)…
A J2EE e muito eficiente no On-Line. Entretanto no Off-Line(Batch) ela ainda deixa muito a desejar. Assim como qualquer tecnologia que foca a Internet.
O que você esquecem, ou não aprenderem ainda, é que cada uma das tecnologias da J2EE tem a forma correta de ser usada, desde isoladamente até concomitantemente. Sem esquecer das bases de OO e OOP.
A maior falha nos projetos de J2EE que vi até hoje, é tentar construir um sistema distribuido, sem antes conhecer e desenhar uma solução usando TODOS os conceitos de Arquitetura Distribuida…
Outra coisa que voces nao colocam na balança, por causa da “paixão programática”, são os índices de TCO e ROI de quando se usa J2EE e de quando não se usa…
Bom estudo a voces…
Veja aqui…
www.oziel.com.br/ebooks.html
EBook - Dismistificando a J2EE.
[]'s
Fala galera,
bom na minha opinião o que se viu na J2ee nunca se tinha visto na história a computação: “um ambiente de programacao distribuida, com diversos servicos diponiveis (transacao, persistencia, seguranca, escalabilidade etc) e muitos deles sem que se precise programa-los apenas fazendo declaradamente”
O Ozzy falou bem, muita gente vai pro modismo e nao usa direito, por exemplo nunca fez um programa distribuido na vida, ai desenha errado e apanha de coisa simples!
Eu acho que é impossivel se aprender tudo do dia pra noite, eu lembro bem a minha primeira experiencia com ejbs (o Ozzy vai lembrar tb! ), eu disse: É muita coisa, não vou perder meu tempo com isso, já ganho bem pra que me matar? Mas o tempo passou e o mercado pediu, ai nao teve jeito.
Acho que vc deve dar tempo ao tempo: aprender a programar J2ee, ai vc aprende a desenhar j2ee (core patterns), ai vc aprender a arquitetar J2ee.
Tudo no seu tempo.
Quanto a ideia de que J2ee vai morrer do jeito que é, do que expecificamente vc esta falando?
Sem duvida existem concorrentes (ateh da propria sun) para os servicos da J2ee, por exemplo, nao usar cmp, usar jdo ou hibernate, agora concorrente para a J2ee como um todo, soh o .Not da M$.
Mas não entendi o q pode mudar tanto assim!
Abraço a todos,