Significado J2EE

O que significa? Pra que ele serve?
Tava lendo a entrevista com o dono do TheServerSide.com e ele comenta muito sobre o J2EE.
Então fiquei curioso pra vir até aqui ver isso…to indo procurar no google tambêm.

J2EE = java 2 enterprise edition

é para você programar aplicações enterprise em java

J2EE - Java 2 Enterprise Edition
Não sou um craque, mas vou tentar explicar. J2EE é um plataforma Java para desenvolvimento de aplicações robustas e complexas, trabalhando com JSP, EJB, Servlets, integração a XML, etc… Nunca trabalhei com J2EE mas tenho vontade em mexer um dia com J2EE

Lembrando que J2EE não é apenas um conjunto de APIs, mas também um conjunto de especificações. :slight_smile:

[]'s

Deve ser foda mexer nele em.
Vo da uma olhada na pagina da Sun se tem ele pra pegar.

Com certeza você encontra ele na sun… e quanto a ser foda, isso depende do que você quer fazer…

Gustavo Guilherme BacK

http://java.sun.com/j2ee
Mas, na minha opinião, acho que J2EE (pelo menos da maneira como conhecemos hoje) está com seus dias contados.

Concordo Daniel, eu mesmo comecei a estudá-lo e quando cheguei na metade do caminho desisti. Muita complicação pro meu gosto… Hoje temos muitas outras ferramentas que fazem o trabalho do atual J2EE com muito mais elegancia, produtividade e desempenho… o Oziel é que não vai gostar do que eu to dizendo :smiley:

Gustavo Guilherme BacK

Essas ferramentas pode-se dizer que inclui o Elipse e outras IDEs parecidas?

Cuidado com o pragmatismo Srs.

Eu não acho o J2EE perfeito, entretanto ele é muito menos falho que o resto que está por ai (.NET, PHP, C/C++, Delphi, COBOL, etc)…

A J2EE e muito eficiente no On-Line. Entretanto no Off-Line(Batch) ela ainda deixa muito a desejar. Assim como qualquer tecnologia que foca a Internet.

O que você esquecem, ou não aprenderem ainda, é que cada uma das tecnologias da J2EE tem a forma correta de ser usada, desde isoladamente até concomitantemente. Sem esquecer das bases de OO e OOP.

A maior falha nos projetos de J2EE que vi até hoje, é tentar construir um sistema distribuido, sem antes conhecer e desenhar uma solução usando TODOS os conceitos de Arquitetura Distribuida…

Outra coisa que voces nao colocam na balança, por causa da “paixão programática”, são os índices de TCO e ROI de quando se usa J2EE e de quando não se usa…

Bom estudo a voces…

Veja aqui…

www.oziel.com.br/ebooks.html

EBook - Dismistificando a J2EE.

[]'s

Fala galera,

bom na minha opinião o que se viu na J2ee nunca se tinha visto na história a computação: “um ambiente de programacao distribuida, com diversos servicos diponiveis (transacao, persistencia, seguranca, escalabilidade etc) e muitos deles sem que se precise programa-los apenas fazendo declaradamente”

O Ozzy falou bem, muita gente vai pro modismo e nao usa direito, por exemplo nunca fez um programa distribuido na vida, ai desenha errado e apanha de coisa simples!

Eu acho que é impossivel se aprender tudo do dia pra noite, eu lembro bem a minha primeira experiencia com ejbs (o Ozzy vai lembrar tb! :slight_smile: ), eu disse: É muita coisa, não vou perder meu tempo com isso, já ganho bem pra que me matar? Mas o tempo passou e o mercado pediu, ai nao teve jeito.

Acho que vc deve dar tempo ao tempo: aprender a programar J2ee, ai vc aprende a desenhar j2ee (core patterns), ai vc aprender a arquitetar J2ee.

Tudo no seu tempo.

Quanto a ideia de que J2ee vai morrer do jeito que é, do que expecificamente vc esta falando? :wink:

Sem duvida existem concorrentes (ateh da propria sun) para os servicos da J2ee, por exemplo, nao usar cmp, usar jdo ou hibernate, agora concorrente para a J2ee como um todo, soh o .Not da M$.

Mas não entendi o q pode mudar tanto assim!

Abraço a todos,

Mais J2EE(Em português):

http://www.dsc.ufpb.br/~jacques/cursos/j2ee/html/intro/j2ee-1.htm