Simplificar a aplicação

13 respostas
Luciano_Lopes

Pessoal, alguem tem um material que mostre como desenvolver layouts de sistemas mais agradaveis para o usuário ou algum exemplo ou dicas? Pergunto isso porque algumas pessoas que usam um sistema que fiz as vezes reclamam que o sistema esta complexo.

13 Respostas

InicianteJavaHenriqu

Pode parecer bem obvio…

…você inclui tooltip e teclas de atalho em cada componente do sistema :?: ajuda.

:thumbup:

Luciano_Lopes

ja fiz isso, estou pensando em gravar vídeo aulas explicando o funcionamento de cada tela, acho que vai facilitar bastante, oque acham?

wagnerfrancisco

Pra ser honesto se eu fosse o usuário eu não iria gostar de ter que assistir um vídeo pra usar o sistema. :smiley:

Verifique se você não está incluindo informação demais em uma mesma tela.
Veja se faz sentido a maneira como você organiza os componentes. Deve haver um sentido lógico, onde o próximo passo seja intuitivo.
Pense no que o cliente deve fazer para utilizar determinada funcionalidade. Se ele tem que abrir um monte de janelas e etc., pode ser complicado demais utilizar o sistema.

Falou.

Luciano_Lopes

Sera que separando determinadas informações em abas fica melhor de utilizar?

InicianteJavaHenriqu

Sim e coloque imagens nos botões (moderadamente), usuário gosta disto…

E no menu ajuda, resuma o máximo possível, mas, deixe compreensível…

Se você quiser poste algumas telas de seus sistemas para nós opinar-mos :smiley:

:thumbup:

denisspitfire

estudei usabilidade de sistemas e websites me ajudou pra caramba

perdeu

da uma olhada no guide line ux da microsoft, tem varias ideias e boas dicas

http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=2695

sobre livros de usabilidade:

Ironlynx

++
Quase sempre uso tooltips com explicações rápidas sobre como gerar um relatório, ou a quê se refere um dado botão/rótulo.A maioria dos clientes é lazy, quanto mais objetivo(não necessáriamente maior!) você disponibilizar as informações, melhor será o feedback do cliente com você.Lembre-se ao fazer um Sistema de que 99% das vezes você terá que disponibilizar informações rápidas de manuseio do mesmo, pois o usuário não terá saco para ler um leia-me do sistema de 50-100 páginas.

Luciano_Lopes

Valeu pela ajuda galera, vou dar uma lida nos materiais postados, umas das saidas que encontrei é separar os dados em abas,vai deixar o visual mais limpo

guariba
  • Muitos sistemas atuais se preocupam em fazer uma tela bonitinha e esquecem da funcionalidade.
  • As informações mais utilizadas devem vir em primeiro lugar.
  • Se a quantidade de informações for muito grande divida em abas tendo o cuidado de que as abas iniciais tenham as informações mais utilizadas.
  • Use e abuse de Wizards se o processo a ser implementado for relativamente longo ou complexo, conduzindo com clareza cada passo. Da um trabalho danado mas se for bem feito simplifica muito o treinamento e reduz a necessidade de suporte. O Wizard não deve ter apenas campos, mas também textos explicando exatamente os passos e orientando o preenchimento.
  • As mensagens de erro devem ser sucintas e permitir que o usuário possa obter mais informações se for necessário.

E a dica de 1 milhão de dolares: invista algum tempo observando os usuários do teu sistema utilizando o mesmo. Já projetei coisas que acreditava serem funcionais e que no dia-a-dia mostraram-se uma verdadeira bosta. Tenha paciência e boa vontade em ouvir os teus usuários e principalmente se coloque no lugar deles. Uma alteração que você possa achar uma bobagem ou “já tem isso no sistema só que de outra forma” pode significar tempo ganho e simplicidade para quem opera o sistema.

Se for economicamente possível o suporte aos usuários não deve ser realizado pelo desenvolvedor que geralmente tem uma má vontade do cão com os usuários.

B

Usuários adoram teclas de atalhos, se eles tiverem de mexer direto com o sistema.

Se eles tiverem de mexer só de vez em quando no sistema, consulte os tais usuários que mexem só de vez em quando, e deixe na tela principal apenas e tão somente o que eles precisam, sem terminologia complicada (não use computês e sim língua de usuário).

deniswsrosa

Se você quer estudar mais usabilidade de software, a leitura obrigatória é o livro “Nao me faca pensar”( “Dont Make Me Think”)

PS: Colocar teclas de atalho não torna o software mais simples. Software Simples é aquele que não precisa ser explicado, o usuário entende naturalmente como ele funciona.

E

Concordo com você - ele não fica “mais simples”, mas em determinadas situações ele é “mais usável”.

Isso é realmente requisito de usuário; seu software não deve ter funcionalidades que só funcionam a partir das teclas de atalho, e as teclas de atalho não devem ser tantas que você precise de um curso só para dominá-las todas. Na verdade, é melhor que elas sejam customizáveis pelo usuário.

Digamos que você tenha um terminal de negociação de ações e precise fazer uma compra ou uma venda muito rápido.

Em vez de escolher N opções em menus, é melhor ter uma tecla de função que chame em qualquer lugar que você esteja dentro do programa a função de compra ou a de venda.
Além disso, ele já deve chamar com alguns valores já preenchidos (por exemplo, um combo com as últimas ações já negociadas, a última quantidade negociada, um preço sugerido etc.)

Criado 7 de maio de 2012
Ultima resposta 9 de mai. de 2012
Respostas 13
Participantes 10