Simplificar a aplicação

Pessoal, alguem tem um material que mostre como desenvolver layouts de sistemas mais agradaveis para o usuário ou algum exemplo ou dicas? Pergunto isso porque algumas pessoas que usam um sistema que fiz as vezes reclamam que o sistema esta complexo.

Pode parecer bem obvio…

…você inclui tooltip e teclas de atalho em cada componente do sistema :?: ajuda.

:thumbup:

ja fiz isso, estou pensando em gravar vídeo aulas explicando o funcionamento de cada tela, acho que vai facilitar bastante, oque acham?

Pra ser honesto se eu fosse o usuário eu não iria gostar de ter que assistir um vídeo pra usar o sistema. :smiley:

Verifique se você não está incluindo informação demais em uma mesma tela.
Veja se faz sentido a maneira como você organiza os componentes. Deve haver um sentido lógico, onde o próximo passo seja intuitivo.
Pense no que o cliente deve fazer para utilizar determinada funcionalidade. Se ele tem que abrir um monte de janelas e etc., pode ser complicado demais utilizar o sistema.

Falou.

Sera que separando determinadas informações em abas fica melhor de utilizar?

Sim e coloque imagens nos botões (moderadamente), usuário gosta disto…

E no menu ajuda, resuma o máximo possível, mas, deixe compreensível…

Se você quiser poste algumas telas de seus sistemas para nós opinar-mos :smiley:

:thumbup:

estudei usabilidade de sistemas e websites me ajudou pra caramba

da uma olhada no guide line ux da microsoft, tem varias ideias e boas dicas

http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=2695

sobre livros de usabilidade:

++
Quase sempre uso tooltips com explicações rápidas sobre como gerar um relatório, ou a quê se refere um dado botão/rótulo.A maioria dos clientes é lazy, quanto mais objetivo(não necessáriamente maior!) você disponibilizar as informações, melhor será o feedback do cliente com você.Lembre-se ao fazer um Sistema de que 99% das vezes você terá que disponibilizar informações rápidas de manuseio do mesmo, pois o usuário não terá saco para ler um leia-me do sistema de 50-100 páginas.

Valeu pela ajuda galera, vou dar uma lida nos materiais postados, umas das saidas que encontrei é separar os dados em abas,vai deixar o visual mais limpo

• Muitos sistemas atuais se preocupam em fazer uma tela bonitinha e esquecem da funcionalidade.
  • As informações mais utilizadas devem vir em primeiro lugar.
  • Se a quantidade de informações for muito grande divida em abas tendo o cuidado de que as abas iniciais tenham as informações mais utilizadas.
  • Use e abuse de Wizards se o processo a ser implementado for relativamente longo ou complexo, conduzindo com clareza cada passo. Da um trabalho danado mas se for bem feito simplifica muito o treinamento e reduz a necessidade de suporte. O Wizard não deve ter apenas campos, mas também textos explicando exatamente os passos e orientando o preenchimento.
  • As mensagens de erro devem ser sucintas e permitir que o usuário possa obter mais informações se for necessário.

E a dica de 1 milhão de dolares: invista algum tempo observando os usuários do teu sistema utilizando o mesmo. Já projetei coisas que acreditava serem funcionais e que no dia-a-dia mostraram-se uma verdadeira bosta. Tenha paciência e boa vontade em ouvir os teus usuários e principalmente se coloque no lugar deles. Uma alteração que você possa achar uma bobagem ou “já tem isso no sistema só que de outra forma” pode significar tempo ganho e simplicidade para quem opera o sistema.

Se for economicamente possível o suporte aos usuários não deve ser realizado pelo desenvolvedor que geralmente tem uma má vontade do cão com os usuários.

Usuários adoram teclas de atalhos, se eles tiverem de mexer direto com o sistema.

Se eles tiverem de mexer só de vez em quando no sistema, consulte os tais usuários que mexem só de vez em quando, e deixe na tela principal apenas e tão somente o que eles precisam, sem terminologia complicada (não use computês e sim língua de usuário).

Se você quer estudar mais usabilidade de software, a leitura obrigatória é o livro “Nao me faca pensar”( “Dont Make Me Think”)

PS: Colocar teclas de atalho não torna o software mais simples. Software Simples é aquele que não precisa ser explicado, o usuário entende naturalmente como ele funciona.

Concordo com você - ele não fica “mais simples”, mas em determinadas situações ele é “mais usável”.

Isso é realmente requisito de usuário; seu software não deve ter funcionalidades que só funcionam a partir das teclas de atalho, e as teclas de atalho não devem ser tantas que você precise de um curso só para dominá-las todas. Na verdade, é melhor que elas sejam customizáveis pelo usuário.

Digamos que você tenha um terminal de negociação de ações e precise fazer uma compra ou uma venda muito rápido.

Em vez de escolher N opções em menus, é melhor ter uma tecla de função que chame em qualquer lugar que você esteja dentro do programa a função de compra ou a de venda.
Além disso, ele já deve chamar com alguns valores já preenchidos (por exemplo, um combo com as últimas ações já negociadas, a última quantidade negociada, um preço sugerido etc.)