Olá, estou pensando em desenvolver um projeto para a monografia e gostaria de saber se java 3d é recomendável para fazer simulações.
Eu acredito que seja, porque provavelmente eu não vou precisar de recursos muito avançados que seriam mais utilizados para jogos, e acredito que o poder de processamento será suficiente para ser executado de forma satisfatória.
Mas são meras suposições.
Gostaria que alguém me desse uma dica por onde começar, alguma leitura recomendável e etc.
PS: Encontrei muitos tópicos sobre jogos a pesquisa, mas nenhum de simulação.
Construi um laboratório de Simulação virtual de Química com Java3D
O meu projeto era muito grande, e eu precisei criar os modelos no 3dmax e importar com Java, por isso ficou um pouco pesado!
Não recomendo Java3D para simulação! a menos que seja um projeto pequeno. O Java3D destroi qualquer processamento!
Comece com um curso online na unidev www.unidev.com.br. O curso é ótimo e seus instrutores também! Eles lhe ajudarão em tudo que precisar!
Geralmente, quando se fala em simulação, estamos falando de detalhes no mais alto nível!
Java ainda deixa um pouco a desejar com relação a isso, visto que boa parte das coisas devem ser implementadas a mão! E convenhamos que você não queira ficar reiventando a roda certo? Utilizei a API GenesisFx para o sistema de particulas, mas ainda assim não consegui fazer com que processamento e qualidade caminhasse juntas!
Se for um game qualquer e não muito extenso e cheio de ambientes mutaveis, então seria uma boa utilizar java 3d! Caso contrário, aconselho-te a partir para c, c++.
Olá. Como vão as pesquisas da monografia?
Eu estou na mesma situação, quero fazer um consultório médico utilizando o java 3D de forma que o usuário possa interagir com o ambiente via browser (ou pelo menos fazer uma simulação utilizando outra forma para apresentar um protótipo). Também estou pesquisando bastante e estou quase fazendo este curso 3D que foi sugerido do UniDev… O Consultório Virtual em questão é para auxiliar pacientes coronariopatas e com suspeita de cancer de mama… então além de fazer o usuário interagir com o ambiente, vou ter que fazer ele conversar com algumas pessoas lá dentro… rs… Se souber de alguma coisa, por favor, me envie uma mensagem ou um e-mail para juliadecastro2005@yahoo.com.br
Todos eles tem performance muito melhor que o Java 3D.
No caso da última, ainda possui muitas classes para facilitar o trabalho, como classes para facilitar a manipulação de câmera, vetores matemáticos e matrizes, transparência, etc… Claro, é uma engine de jogos e vai ter muita coisa de jogo lá, mas ninguém está obrigando vcs a usar isso.