Simulação com java 3d

Olá, estou pensando em desenvolver um projeto para a monografia e gostaria de saber se java 3d é recomendável para fazer simulações.

Eu acredito que seja, porque provavelmente eu não vou precisar de recursos muito avançados que seriam mais utilizados para jogos, e acredito que o poder de processamento será suficiente para ser executado de forma satisfatória.

Mas são meras suposições.

Gostaria que alguém me desse uma dica por onde começar, alguma leitura recomendável e etc.

PS: Encontrei muitos tópicos sobre jogos a pesquisa, mas nenhum de simulação.

Construi um laboratório de Simulação virtual de Química com Java3D

O meu projeto era muito grande, e eu precisei criar os modelos no 3dmax e importar com Java, por isso ficou um pouco pesado!
Não recomendo Java3D para simulação! a menos que seja um projeto pequeno. O Java3D destroi qualquer processamento!

Comece com um curso online na unidev www.unidev.com.br. O curso é ótimo e seus instrutores também! Eles lhe ajudarão em tudo que precisar!

Você recomendaria c++ então?

O problema é que eu me garanto mais com java.

Eu já tenho as apostilas da Unidev.

Outra coisa

Se eu estudar para jogos eu estarei estudando para fazer uma simulação?

Posso usar algum framework de jogo para a simulação?

Já falaram muito aqui no guj do jmonkeyengine

você me recomendaria dar uma olhada???

vlw!!!

Geralmente, quando se fala em simulação, estamos falando de detalhes no mais alto nível!
Java ainda deixa um pouco a desejar com relação a isso, visto que boa parte das coisas devem ser implementadas a mão! E convenhamos que você não queira ficar reiventando a roda certo? Utilizei a API GenesisFx para o sistema de particulas, mas ainda assim não consegui fazer com que processamento e qualidade caminhasse juntas!

Se for um game qualquer e não muito extenso e cheio de ambientes mutaveis, então seria uma boa utilizar java 3d! Caso contrário, aconselho-te a partir para c, c++.

o que voce pretende fazer? Que tipo de jogo?

Era um projeto de simulação de radiação no corpo humano com foco na mama.

Era para o laboratório do lcr aqui no rio de janeiro.

http://www.lcr.uerj.br/

Eu queria fazer para eles e aproveitar e usar como monografia.

Só que não vou fazer mais ehehhee.

Mesmo assim, me interesso por 3D e vou dar uma estudada por conta própria.

Olá. Como vão as pesquisas da monografia?
Eu estou na mesma situação, quero fazer um consultório médico utilizando o java 3D de forma que o usuário possa interagir com o ambiente via browser (ou pelo menos fazer uma simulação utilizando outra forma para apresentar um protótipo). Também estou pesquisando bastante e estou quase fazendo este curso 3D que foi sugerido do UniDev… O Consultório Virtual em questão é para auxiliar pacientes coronariopatas e com suspeita de cancer de mama… então além de fazer o usuário interagir com o ambiente, vou ter que fazer ele conversar com algumas pessoas lá dentro… rs… Se souber de alguma coisa, por favor, me envie uma mensagem ou um e-mail para juliadecastro2005@yahoo.com.br

Grata! :slight_smile:

Usem o JOGL, LWJGL ou mesmo a JMonkeyEngine direto.

Todos eles tem performance muito melhor que o Java 3D.

No caso da última, ainda possui muitas classes para facilitar o trabalho, como classes para facilitar a manipulação de câmera, vetores matemáticos e matrizes, transparência, etc… Claro, é uma engine de jogos e vai ter muita coisa de jogo lá, mas ninguém está obrigando vcs a usar isso.