Sou novo no fórum estou aprendendo java agora , na cadeira de orientação a objetos na faculdade ! e estou com algumas dúvidas ,talvez porque ainda eu esteje pensando com o paradigma imperativo e não em OO ainda. Espero que possam me ajudar!
Tenho que implementar um programa que faça a simulação de um máquina hipotética criada para fins didaticos (para ARquitetura de computadores e Tecnicas digitais etc …).
A Dúvida é: Criei Classes Que são o PC( Program counter ), Acumulador(ou a memoria “cache”… não é extamente isso),Memoria( Dados e Codigo Juntos, da maquina implementada),ULA( Unidade logica e aritmetica) e a Unidade de Controle. Todos declarados com static pois são objetos unicos.
Onde devo chamar os métodos construtores deles ? Teria como o método construtor da unidade de Controle conter os outros métodos construtores ?? OU devo criar os Objetos na minha função main mesmo ??
Não sei se fui claro , mas espero que sim ! Obrigado pela atençção!
Métodos estáticos estão associados á classe, e não a objetos da classe. Então se seus métodos são estáticos, você não precisa criar objetos, e consequentemente não precisa usar construtores.
Sugiro que você não use métodos estáticos. E se você vai ter apenas um objeto de cada tipo, não tem problema: instancie apenas um objeto! É preferível fazer isso do que usar todos os métodos estáticos.
Neste seu caso, acredito que seja interessante você instanciar todos os objetos num lugar único, que pode ser sim seu método main() ou outro método (que pode até ser de uma classe específica) que seja responsável por isso!
Não vejo problema algum em você utilizar classes somente com métodos estáticos. É importante separar o que é uma Classe no Paradigma da Orientação a Objetos e o que representa esse bloco construtor para a linguagem Java.
Você realmente necessita criar um Modelo de Domíno rico para teu simulador? Haverá uma rede de objetos interconectados, herança, polimorfismo e padrões de projeto?