Sindicato

Ai galera gostaria de fazer uma pergunta que me intriga já faz um tempinho,
e com esse novo aumento do salario minimo voltou a me intrigar. A nossa área(GERAL)
ela tem um sindicato? E agora com esse aumento do salario minimo, agente vai ter um aumento ?
Estou perguntando isso pq alguns sindicatos com o aumento do salario minimo, é aumentado o salario
base.

Desde já agradeço a todos pelo esclarecimento!

Se você for CLT, você tem direito a um aumento anual (também conhecido como dissídio), relativo à inflação daquele ano. Isso está nas regras da CLT, não é o sindicato da nossa categoria (que, aliás, é bem incompetente) que define (dei uma pesquisada na internet e o que ele define, na verdade, é o tamanho desse dissídio). Ah, nosso sindicato, em geral, é o SindPD (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados), mas isso também depende da indústria em que você trabalha. Por exemplo, se você trabalhar em banco, você pode se filiar ao sindicato dos bancários, por exemplo.

[]'s

confesso q nao tenho q reclamar do sindicato, ele tem feito muito pela categoria.
Nao sei o de vcs, mas o sindpd q eh o meu eh otimo em varios aspectos.

Mais deve aumentar o que uns 5 ou 6 porcento no máximo anualmente?
E gostaria de saber tb quando(mês) normalmente o Sindicado aumenta o salario ?

Valeu ai pessoal pela a colaboração!

[quote=Michel M]Mais deve aumentar o que uns 5 ou 6 porcento no máximo anualmente?

Valeu ai pessoal pela a colaboração![/quote]

Não sei. Ano passado, aliás, deu a maior encrenca com isso, com ameaça de greve (não sei se chegou a se concretizar). Dê uma olhada neste tópico: http://www.guj.com.br/java/231146-dissidio-2011

[]'s

[quote=asaudate][quote=Michel M]Mais deve aumentar o que uns 5 ou 6 porcento no máximo anualmente?

Valeu ai pessoal pela a colaboração![/quote]

Não sei. Ano passado, aliás, deu a maior encrenca com isso, com ameaça de greve (não sei se chegou a se concretizar). Dê uma olhada neste tópico: http://www.guj.com.br/java/231146-dissidio-2011

[]'s[/quote]

Valeu muito obrigado!

Sindicato?

Pedidos do sindicado para 2012

aumento de 11% a partir de 1º de janeiro (qndo sair paga retroativo)
aumento do vale refeicao de 12 para 15 reais
feriado no dia do profissional de TI acho q eh em novembro
aumento no auxilio creche
150 reais de auxilo alimentação
hora extra de 75-100 para 100-150

e mais algumas coisas que nao me lembro, se conseguir metade disso ja vai ser bom.

[quote=Leozin]Sindicato?

[/quote]

Mais tb não é assim.

[quote=mauricioadl]Pedidos do sindicado para 2012

aumento de 11% a partir de 1º de janeiro (qndo sair paga retroativo)
aumento do vale refeicao de 12 para 15 reais
feriado no dia do profissional de TI acho q eh em novembro
aumento no auxilio creche
150 reais de auxilo alimentação
hora extra de 75-100 para 100-150

e mais algumas coisas que nao me lembro, se conseguir metade disso ja vai ser bom.[/quote]

Oq é esse aumento no auxilio creche ???

nao sei exatamente como eh esse auxilio creche, apenas ouvi o pessoal que tem filho aqui da empresa comentando.

quem tiver enteresse o segue o link das pautas colocadas pelo sindpd.

[quote=mauricioadl]nao sei exatamente como eh esse auxilio creche, apenas ouvi o pessoal que tem filho aqui da empresa comentando.

quem tiver enteresse o segue o link das pautas colocadas pelo sindpd.
http://www.sindpd.org.br/sindpd/conteudo/publicacoes/28112011pauta/pauta_sindpd.pdf[/quote]

OK, vlw…!

Alguns detalhes.
Reajuste salarial baseado em aumento do mínimo ou dissídio só vale para CLT. A não ser que esteja em contrato, devidamente esclarecido para as partes envolvidas.
O reajuste de salário pode sim ocorrer no início do ano, com o aumento do salário mínimo. Isso quando a categoria (por acordo coletivo) tem o salário regulado pelo mínimo.
O dissídio é anual, em geral, ocorre entre junho e agosto, podendo se extender e visa substituir as perdas com a inflação no período de 12 meses do último dissídio.
Depende de acordo coletivo e, as negociações são feitas entre o sindicato da categoria e cada empresa ou sindicato patronal (afinal, empregadores também possuem sindicato).
Cada proposta pode ser aceita integralmente, parcialmente, recusada ou contraposta.
Em geral, fazem parte das propostas:

• Benefícios como VA/VR
  • Benefícios específicos como auxílio creche, auxílio estudo
  • Perdas salariais
  • Bonificações
  • Participação nos lucros

Auxílio creche é um benefício praticado por algumas empresas e consiste em fornecer um determinado valor aos funcionários que possuam filhos, normalmente, até 6 anos (hoje o início da idade escolar).
Auxílio estudo é um benefício praticado por algumas empresas para incentivar a qualificação pessoal do profissional

Detalhe é que, como estamos em tempos “difíceis” o dissídio tem caráter “somador”, ou seja, considerando que a inflação tenha sido de 10% de julho/2011 a julho/2012 (por exemplo), o reajuste do funcionário que foi contratado até 07/2011 deve ser, no mínimo, 10%. Algumas empresas praticam o dissídio proporcional, ou seja, pega-se o total de aumento, divide-se pelo número de meses que o funcionário atua na empesa e teremos o percentual de aumento:

Em um mundo surreal, poderia haver diminuição nos salários, caso as perdas salariais do período fossem menores que zero. Como assim?
Caso não houvesse inflação e sim deflação, o salário poderia ser reduzido, em percentual igual ao dos ganhos dos 12 meses entre o acordo anterior e o próximo.

Além disso tudo, algumas empresas mantém planos de carreira, em que, a cada 6 ou 12 meses, o funcionário é avaliado e pode receber aumento de salário e função.

Outras praticam a negociação periódica, quando o funcionário sente que precisa de mais salário, conversa com os responsáveis e pode ou não ter o pedido atendido. O mais comum, nestes casos, é quando o funcionário solicita demissão, aí a empresa lembra que ele existe e tenta convencê-lo a ficar.

Sugiro fortemente a leitura de artigos e sites que expliquem a CLT.

Outro ponto, os sindicatos são, embora interligados nacionalmente, regionais.

O SindPD aqui do PR é um dos piores que conheço.
A questão vai além, quantos dos que reclamam do sindicato já foram até lá, já conversaram e acompanharam a rotina dos que trabalham lá (disse dos que trabalham)?
Criticar é fácil, porém, a realidade das coisas é bem divergente do que pensamos.

Eu achei baixo esses valores:
G) Aplicável aos Programadores e assemelhados R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), a partir de 1o de
Janeiro de 2012 (jornada de 40 horas semanais);

H) Aplicável aos Analistas de Sistemas e assemelhados R$ 2.000,00 (dois mil reais), a partir de 1o de Janeiro
de 2012 (jornada de 40 horas semanais);

Um técnico de informática aki (Fortaleza-CE) ganha quase 1.500 (uns 1.200 eu acho) e o valor que o sindicato pede ta baixo… e de analista ta mt baixo!

O a diferença entra um digitador e um programador é só de 500$$ ??? e ainda a carga horário é menor… desse jeito eu vou ser é digitador…
A) Aplicável ao digitador R$ 1.030,00 (um mil e trinta reais), a partir de 1o de Janeiro de 2012 (jornada de 30
(trinta) horas semanais);

Por favor, NÃO POSTE TÍTULOS DE TÓPICOS USANDO SÓ LETRAS MAIÚSCULAS.

Desculpa ai ViniGodoy.

[quote=xandi_m5]Eu achei baixo esses valores:
G) Aplicável aos Programadores e assemelhados R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), a partir de 1o de
Janeiro de 2012 (jornada de 40 horas semanais);

H) Aplicável aos Analistas de Sistemas e assemelhados R$ 2.000,00 (dois mil reais), a partir de 1o de Janeiro
de 2012 (jornada de 40 horas semanais);

Um técnico de informática aki (Fortaleza-CE) ganha quase 1.500 (uns 1.200 eu acho) e o valor que o sindicato pede ta baixo… e de analista ta mt baixo!

O a diferença entra um digitador e um programador é só de 500$$ ??? e ainda a carga horário é menor… desse jeito eu vou ser é digitador…
A) Aplicável ao digitador R$ 1.030,00 (um mil e trinta reais), a partir de 1o de Janeiro de 2012 (jornada de 30
(trinta) horas semanais);

[/quote]

Isto aqui está na pauta de propostas para 2012…não é nada aprovado ainda…

xandi
Os valores não são baixos não, esses valores não quer dizer que será o salario dos profissionais e sim o salário minimo a ser pago.
Isso impede que a patronal explore pessoas iniciantes, eh bem comum vc ver vagas para programadores por 800, 1000, 1200. Dae o cara eh novato e aceita prq ta doido pra entrar na area, so q ele fica 4 anos de faculdade ganhando um salario inadequado.

Lucas
Isso mesmo! é apenas a pauta para 2012, mas pensando positivo se conseguirem metade dos benefícios ja é uma boa. Vale lembrar que isso favorece muito os pequenos e médios profissionais, prq o grandes e experientes tem suas exigencias proprias, sabe como eh “me da o q eu qero se nao tchau!!!” hehehe eu chego lah um dia! xD

[quote=mauricioadl]xandi
Os valores não são baixos não, esses valores não quer dizer que será o salario dos profissionais e sim o salário minimo a ser pago.
Isso impede que a patronal explore pessoas iniciantes, eh bem comum vc ver vagas para programadores por 800, 1000, 1200. Dae o cara eh novato e aceita prq ta doido pra entrar na area, so q ele fica 4 anos de faculdade ganhando um salario inadequado.

Lucas
Isso mesmo! é apenas a pauta para 2012, mas pensando positivo se conseguirem metade dos benefícios ja é uma boa. Vale lembrar que isso favorece muito os pequenos e médios profissionais, prq o grandes e experientes tem suas exigencias proprias, sabe como eh “me da o q eu qero se nao tchau!!!” hehehe eu chego lah um dia! xD[/quote]

Ata, entendi!!!
Mesmo pensando assim o mínimo pro analista ta muito baixo…
Qual o mínimo para o programador atualmente vc sabe??

não faço nem ideia!