Tenho uma classe que lê meu arquivo.properties e utilizei o patterns Singleton porém deparei em um problema:
public class Arquivo{
private static Arquivo arquivo;
private Properties prop;
public static Arquivo getInstance(){
if(arquivo==null){
arquivo=new Arquivo();
}
return arquivo;
}
public String getProperty(String texto){
return prop.getProperty(texto);
}
}
o seguinte eu preciso colocar a palavra “syncronized”
no metodo "getInstance()"
ou
no metodo “getProperty(String texto)”.
ou nos dois metodos?
pois só irá existir um objeto em memoria e todos irão compartilhar o mesmo endereço de memoria. onde devo colocar a palavra “syncronized” ou não precisa?
O Singleton é usado para ter certeza que apenas uma instancia vai estar em memoria, a palavra-chave synchronized nos assegura que o método vai ser executado por apenas uma thread de cada vez, então a palavra-chave synchronized entra no método getInstance( ), para você ter certeza que vai ter apenas uma instancia do objeto mesmo se duas threads tentarem criar a instancia ao mesmo tempo.
Acho que o que ele quer limitar o acesso à é o método getProperties(), logo este método deveria ser sincronizado.
Sincronizar o método getInstance() vai fazer com que cada um dos clientes desta classe obtenha a instância, e não necessariamente vai instanciar a classe. E mesmo que isntanciasse se pudessem ser instanciados inúmeros clientes ele não seria um Singelton.
Assim, duas classes pdoeriam obter a instância em paralelo, uma após a outra, e continuar acessando getProperties() em paralelo.
O ponto é: String são imutáveis, por que raios você precisaria sincronizar mesmo este método?
Se o singleton eu vou ter um objeto em memoria…então vou acessar o mesmo toda vez que chamar o singleton…o problema está ai…
se eu for pegar o valor da chave passado com parametro no properties e outro acessar ao mesmo tempo para pegar outro valor de uma outra chave…o resultado vai vim inconsistente.
ex:
chave.um = RATO
chave.dois = GATO
se os dois acessarem o properties ao mesmo tempo como vou saber qual valor vai ser retornado para cada metodo?
A pergunta é: precisa usar “syncronized” em que metodo ou não?
Multithreading não significa que a classe vai retornar resutlatos inconsistentes deste jeito. Sincronização é uma primitiva de IPC para evitar Race Conditions, se você está lendo dois dados imutáveis, pode ter certeza qeu seu objeto vai retornar o resultado. O problema é se alguma outra thread alterar o valor que ele está lendo, aí você tem inconsistência.
tenho todos os meus sql em um arquivo properties. e tem uma classe utilizando o padrão singleton para ler o arquivo no disco rigido uma só vez. agora me expliquem qual metodo preciso syncronizar o “getInstance()” ou o “getProperty(String chave)”.