Sistema de Bancos?

Ae galera me tirem uma duvida ( pessoal ) que eu tenho aqui, como que funciona o Sistema desses Bancos, por Exemplo o Banco do Brasil.

• Esses caixas eletronicos que ficam espalhados por ae, eles sao ligados com o servidor atraves de que tecnologia( tipo, NET, Satelite… ), sao atualizados no mesmo instante eles.

• Possuiem mais de 1 servidor ( tipo assim pra guardar os Dados )?, ae quando vc faz qualquer um pedido de informação da sua conta ele vai buscar as informações no BD em qualquer desses servidores?

• nao corre risco de cai nao isso e eles perderem os dados e talz.

• Ah q linguagem é q eles usam nos caixas eletronicos e na net ( na net axo q eh java ne )

Caro tennho mais duvidas é pq nao to lembrando + depois acrescento aqui. 8)

Oi

sudeval, sobre o BB o que eu posso lhe dizer é que o site deles é em Java. Eles tem mais de 200 desenvolvedores Java. :smiley: :smiley:

Agora o resto, eu tb fico esperando respostas…

T+

Dae galerinha,

o negócio dos bancos eh mais ou menos assim…

os caixas eletrônicos estão ligados a um servidor local, o qual está ligado via um link dedicado a um servidor geral(da cidade) que tem um link dedicado com o servidor central(que num sei onde é) com certeza esse ultimo link deve ser redundante, tipo assim, eles devem ter um link via fibra por uma operadora, e outro viasatelite, alguma coisa assim para nao deixar o banco parado na perda de um link, ou ateh mais de dois links…

bom, quanto aos dados guardados, com certeza eu acho qeu eles devem ter servidores em clustering, fazendo backup um do outro… se um servidor cair, outro entra no ar, e assume seu lugar, e assim por diante, e sempre fazendo backup de tudo, assim que o outro volta, eh atualizado o seu backup, e esse assume denovo a liderança ou não…

no caso de vc trafegar um débito por exemplo em sua conta, é utilizado o conceito de Transação, ou seja, um débito só é realmente feito em sua conta se no caso for completamente realizado, sem nenhuma interrupção, assim qeu ele confirma essa transação ele manda uma mensagem para o cliente, no caso o caixa, que dai retorna para o cliente, o dinheiro ou a transação Efetuada Com Sucesso! =)

é alguma coisa do genero entende… quero dizer, o conceito de Three-way-Hand-shaking de uma conexão via TCP…

Bom, vou perguntar para um professor meu aqui, e respondo com mais certeza e mais tecnicamente depois.

Até mais!

O que eu vou dizer aqui é em tese. Qual o sistema real, eu não sei:

• A interligação do CPD´s dos banco e a ligação com outros CPD’s (Banco Central) é feita através de um serviço especial de dados chamado Transdata, da Embratel. Eles usam também uma rede de pacotes (parecido com o IP usado na Internet), também da Embratel, chamado RENPAC.

• Para interligar fisicamente os terminais com os mainframes dos CPD’s eles usam LPD’s (linhas privativas) alugados das teles locais. O tráfego é feito por modem com um protocolo que lembra o PPP.

• O sistema de compensação bancária usa muitas máquinas servidoras interligadas, inclusive mainframes.

• A operação nas agências é feita em protocolo de mainframe, o sistema (SISBB, acho) é codificado em COBOL;

• No on-line banking eles usam SSL com certificado digital – O padrão usado na Internet. A aplicação servidora é feita em Java.

• Qualquer organização de porte, em particular o BB, possui esquemas sofisticados de backup, controle de acesso físico aos datacenters, codificação de dados e auditoria.

Por favor, veja isto como uma mera ilustração.