Se para para pensar GTK, Swing são complicadas da msm maneira… mas nos acostumamos a elas!
Essas GTK e Qt são cross over né?
Pois a vantagem do Java em relação as outras na minha opinião é o cross-over.
São, mas com ressalvas. Vais precisar das bibliotecas específicas para cada plataforma, mas o modo de usá-las é semelhante. Fiz um cadastro de produtos uma vez com php-gtk e não foi nada de outro mundo ( semelhante a fazer com Swing ).
Até!
Você notou alguma diferença em velocidade entre o GTK e o Swing?
Sim. Só de não ter que ficar dando repaint toda hora já é uma performance diferente e ele reaproveita recursos do próprio sistema operacional ( faz umas gambiarras para funcionar nas outras ). O problema que se você não estiver acostumado a ficar liberando recursos, te dou toda a certeza que você vai deixar um rastro de memory leaks. Mas isso, se tiveres tempo e paciência, iria aconselhá-lo a testar.
Até!
Isso ta quase ficando off-topic hehe. A muito tempo atrás eu testei o Lazarus, uma alternativa OpenSource do Delphi, também cross-over. Não gostei, ela ainda tem muito que melhorar, vocês já testaram?
Outra coisa, aonde você conseguiu tutoriais de GTK?
Edit:
Qual linguagem vocês recomendariam para um sistema grande, tipo um ERP? Com vários cadastros, funcionamento em rede, relatórios, PDV, ECF. etc.
Java, PHP+GTK (PHP eu entendo), Ruby, etc?
voltando ao topico …rs
adicionei o drive do mysql no netbeans
tava tudo OK, mais quando eu tento consultar algo pela aplicacao ele da esse erro
Erro ao carregar JDBC/ODBC driver !java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver
indo na aba execucao eu consigo executar comandos sql normal
Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”);
Connection con;
con = DriverManager.getConnection(“jdbc:mysql://localhost:3306/estoque”,“usuario”,“senha”);
Statement sta = con.createStatement();
ResultSet rs;
Você fez os imports e os try?
Qual IDE você tá usando?
flavio,
Eu acredito que a maioria dos ERP são em Java ou .NET. Alguns ainda em ABAP.
Só uma coisa: não entendi o que o maquiavel falou ali… Swing ou GTK, qual dos 2 é melhor? Não sei se entendi direito, mas ainda falam em java-gnome, que é o GTK + Java… isso tá meio estranho.
PS.: aquele Qt, pra fazer o desenvolvimento dele, eu desenharia as formas no Gnome e utilizaria na programação da GUI? Não entendo essas coisas direito… pqp… usar o NetBeans já é um sofrimento por causa da manutenção em outro computador da interface gráfica (eu sempre tenho que fazer refatoração porque não sei dar load direto no JForm, quem souber, por favor :()… GUI pra mim é sofrimento viu… tá loco.
No NB 6 tem um exemplo de “Java Desktop Application” aonde existe um arquivo de extensão properties que já da o Look and Feel.
Bom acho que foi isso que você pediu dedejava.
DesktopApplication1.properties
[code]# Application global resources
Application.name = DesktopApplication1
Application.title = Basic Application Example
Application.version = 1.0
Application.vendor = Sun Microsystems Inc.
Application.homepage = http://appframework.dev.java.net/
Application.description = A simple Java desktop application based on Swing Application Framework.
Application.vendorId = Sun
Application.id = ${Application.name}
Application.lookAndFeel = system
[/code]
Fiz im
java.sql e fiz o try
tentei baixar outra versao do driver do mysql e tambem nao deu muito certo
to usando netbeans, tentei no 5.5 e no 6.0 ambos deram o mesmo erro
mais em outra aplicacao funcionou normal…acho que vou refazer tudo
obrigado
Ops…eh meio vergonhoso dizer mais encontrei o problema
eu adicionava o driver mais nao estava adicionando a biblioteca junto ao projeto
adicionei ela e ficou tudo perfeito
obrigado a todos
Que isso cara, todos estamos aprendendo, não podemos ter vergonha de aprender e cometer erros.
off: Essa frase ficou meio estranha
Conheço um software muito bom que tem controle completo de Estoque, controle de vendas, cadastro de produtos , controle financeiro, fluxo de caixa, e muito mais,
foi feito em delphi, mas vc pode baixar ele e dar uma olhada nos modulos e nas telas para aprender os modulos basicos de um sistema de automação comercial:
baixe a versão Grátis em :
Bom dia,
Galera vcs tbm deram - me uma grande ajuda com todas estas dicas… vlw
Beatriz