Sistema de controle de estoque

Ola amigos, esse e’ meu primeiro post
fiz um treinamento na impacta e agora estou estudando por conta propia
surgiu a ideia de fazer um sistema de controle de estoque
gostaria de saber se alguem ja fez algum sistema desses e pudesse me dar dicas
estou pensando em usar mysql como banco de dados

ou pelo menos me ajudar abrir a mente pra pensar por contra propia

desde ja agradeco a todos
Ps: um feliz ano novo a todos

Boa sorte. A dica real que eu posso dar é: teste tudo. Aproveite que você está começando e não se prenda a fazer as coisas de um único jeito. Se optar por usar framework, escolha uns 3 com o mesmo objetivo e use cada um. Se quiseres ir já se acostumando, tente começar com testes unitários logo de começo, tem inúmeros tópicos sobre esses e mais assuntos aqui mesmo. Sobre dicas para iniciantes:

• Banco de dados: escolha algum com mais fluência de mercado como MySQL, PostgreSQL, Firebird ou Oracle XE. Se não quiser ter que instalar algum deles, tem os bancos embarcados como o HSQLDB, H2 Database e o JavaDB ( aka Derby, aka Cloudscape ). Depois mais para a frente pode tentar algum orientado a objetos como o DB4O.
  • Framework WEB: escolha algum conhecido, por enquanto não vá nas apostas de frameworks da Estônia que 1 empresa fez e disponibilizou. Pode ser o melhor do mundo, mas em questão de documentação, vai ser sofrível. Boas escolhas são Struts2, Vraptor, Wicket, Mentawaii e JSF para começar. Tem N outros bons também, só lembrei desses 5 agora como simples.
  • Desktop: Swing. Não arrisque SWT por mais que pareça mais atraente, pode ser um tiro no pé no desenvolvimento. Tem alguns frameworks que lhe ajudam a desenhar as telas, como o SwingBean.