Estou com uma dúvida meio generica aqui e gostaria de opiniões sobre o desenvolvimento. Estou pesquisando algumas coisas sobre sistema de Help-Desk, pois quero desenvolver um sistema.
Como estou fazendo este desenvolvimento sozinho, gostaria de opiniões sobre:
Quanto a pesquisa, alguem teria idéias sobre ou até mesmo algum tutorial sobre :?:
Estou no google pegando algumas coisa, mas pedir mais nunca é dimais.
Como poderia começar? Com um diagrama UML? como é feito o desenvolvimento de projetos :?:
Qual a dica para um desenvolvedor iniciante :?: [color=red]muito importante pra mim sem dúvida[/color]
Procura sobre desenvolvimento UML, pega um bom case (eu recomendo o jude community), pra que vc possa se organizar bem…
no www.apostilando.com.br tem umas apostilas de UML se eu n me engano…
Referente a UML em si… o essencial é o diagrama de classes , mas pra que vc construa um roteiro consistente para seu projeto , sugiro que começe por um diagrama de casos de uso e o de atividades c visão de implementação, e como esta trabalhando sozinho, parta para o digrama de classes , pacotes e componentes se vc ja estiver pensando a nivel de implementação num ambiente de cliente-servidor…
[quote=magocebolinha]Procura sobre desenvolvimento UML, pega um bom case (eu recomendo o jude community), pra que vc possa se organizar bem…
no www.apostilando.com.br tem umas apostilas de UML se eu n me engano…
Referente a UML em si… o essencial é o diagrama de classes , mas pra que vc construa um roteiro consistente para seu projeto , sugiro que começe por um diagrama de casos de uso e o de atividades c visão de implementação, e como esta trabalhando sozinho, parta para o digrama de classes , pacotes e componentes se vc ja estiver pensando a nivel de implementação num ambiente de cliente-servidor…
eu faria assim…
Abraço[/quote]
Acho melhor vc começar listando o que vc quer que seu sistema faça, em ordem de release e prioridade primeiro. Depois monte uma arquitetura que seja satisfatória para o desenvolvimento iterativo que vc vai fazer. Depois caia dentro da codificação…
Se o projeto for pessoal, pra que montar todos os diagramas UML?
Se o projeto for pessoal e vc dividir com mais pessoas, nada como um documento de arquitetura e um diagrama de sequencia basicão pra começar… divida as tarefas e manda bala!
:arrow: 1 - Levante as funcionalidades que seu sistema precisa ter.
:arrow: 2 - Classifique as funcionalidades por importancia/prioridade.
:arrow: 3 - Crie um requerimento para cada uma delas nada muito detalhado.
:arrow: 4 - Pegue algumas funcionalidades e comece a codificar as funções que devem existir neste
requerimento como teste unitarios.
:arrow: 5 - Use os artefatos que desejar para ajudar a entender partes do codigo, estes servem apenas como entendimento, pois o produto final é o código. Caso nao conheça muito bem a notação dos diagramas, crie desenhos de uma maneira que te ajude a entender a funcionalidade.
:arrow: 6 - Detalhe cada requerimento com sua experiencia na codificacao, adicionando coisas que só podem ser vistas na pratica.
:arrow: 7 - Pegue o codigo utilizado nos testes e monte a funcionalidade final do requerimento, refinando o que for necessario.
Quanto ao que é importante ou não no UML, isto fica a seu criterio, com o tempo você vai saber quais documentos são importantes para cada projeto, claro que estudar ajuda
Especificação (o que que vai ter);
Análise;
Projeto (UML);
Implementação (Código);
Testes (Na minha opinião, a fase mais importante);
Implantação (Entrega);
Manutenção e Evolução.
Olá pessoal,
henry.everton, estou iniciando um projeto de Sistema de Help-Desk, caso queira conversar, ou quem sabe até trocar uma idéia é só falar. Pode responder aqui ou me mandar uma MP… 8)
Também estou utilizando UML, mas qual linguagem (caso tenha uma preferencial) você tem em mente?
Estarei aguardando sua resposta (ou de mais quem tiver interesse)