Sistema em Linux sem interface gráfica

Eu trabalho meio sozinho aqui na empresa com Java, então o GUJ é sempre um dos primeiros recursos que uso para obter opiniões. Fui solicitado do seguinte e estou meio sem direção e gostaria de algumas opiniões sobre como proceder.

Preciso rodar um sistema que já existe - que foi feito em cima de swing e sempre rodou em plataformas Windows - em Linux sem interface gráfica. Existe como fazer isso? Estou bem sem direção, pois não tenho idéias de como implementar isso.

Como faria por exemplo para o cliente digitar o login e a senha do seu banco e a identificação da sua empresa sem interface gráfica?

Agradeço sugestões.

a) Use o Charva - http://www.pitman.co.za/projects/charva/index.html

b) Pegue as suas telas, e as redesenhe (para caberem em 80 x 24, se o acesso for via terminal serial e remoto. Se o acesso for diretamente no console Linux talvez você possa usar 80 x 50). 80 x 24 = 24 linhas de 80 colunas.

Dica: compre umas folhas de papel almaço quadriculado (ou então imprima uma grade de 80 x 24), para poder pelo menos rascunhar suas telas.

Você também vai ter de redesenhar a interface - como você terá dificuldade de usar o mouse (ou talvez impossibilidade, se o acesso for remoto via terminal serial), provavelmente você terá de usar e abusar de teclas de função.

c) Note que a parte de relatórios provavelmente terá de ser redesenhada também se você tiver de usar outro tipo de impressora que não uma jato de tinta ou uma laser. Impressoras matriciais são um caso à parte :frowning:

d) Boa sorte!

e) Uma coisa boa do Charva (para um javazeiro típico) é que ele se assemelha ao AWT; se você tem uma idéia de como se usa o AWT, não terá muita dificuldade de usar o Charva.
Como eu sou do tempo do Clipper, acho que o esquema do Charva é um pouco desajeitado, principalmente porque ele tenta ser bem compatível com o AWT.

Valeu!!

Já estou estudando o site e pesquisarei bastante a respeito. Espero que funcione.

Então eu consigo “desenhar” uma interface com o Charva para ser usado no Linux?

Agradeço a sugestão…

Nossa… superfácil de usar!

É como swing e awt. Se você já tem a parte gráfica construída, basta trocar os imports javax.swing.* por charvax.swing.* e o java.awt.* por charva.awt.*.

Claro que antes é preciso baixar a biblioteca e importar o arquivo .jar.

Mas thingol eu tenho mais dúvidas e agradeceria se você pudesse me ajudar.

Eu alterei minha aplicação e testei ela em Windows ainda. A aplicação altarada, já usando Charvax ficou igual a anterior. É assim mesmo? Ela não muda? Pergunto isso porque não consigo ver esta aplicação rodando lá no servidor linux depois sem a interface gráfica.

Tipo, aqui funcionou. Mas não sei como devo proceder para fazer funcionar lá… mas estou mexendo aqui… não fiz tudo rodar ainda…

Você sabe mexer no Linux?

Se você souber, simplesmente abra um terminal (via ssh ou telnet.

Use o “putty” ( http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/download.html ) e conecte-se à máquina Linux onde você vai precisar instalar sua aplicação.

Se você não souber, é mais rápido pedir dicas para quem sabe aí na sua empresa.

Enquanto isso, para aprender, se sua máquina Windows tiver memória suficiente (1GB ou mais), rode um Linux na sua máquina instalando um VMWare Server ou MS Virtual PC (softwares para criar máquinas virtuais), e instale a versão do Linux que o seu cliente está usando nessa máquina virtual. Como o Linux normalmente instala uma interface gráfica, você pode administrá-lo dessa maneira, mas o adequado é usar um terminal (via ssh ou telnet), usando o putty e “escondendo” a janela do Linux para você não ceder à tentação de usar a interface gráfica.

Certo. Eu sei mexer um pouco. Já trabalhei certa vez com putty.

Assim que surgir, caso haja, dúvidas mais concretas, postarei aqui. Valeu pela direção.