Alguém conhece alguma programa ou projeto de ERP na linguaguem java?
Eu tenho uma dúvida, referente ao desempenho em geral do sistema ERP.
O sistema ficaria ou fica lento porque java é um linguagem interpretada?
se o sistema não tive processos na maquina do úsuario e sim tudo no servidor o sistema ficaria melhor?
Se o sistema tiver TODOS os processos na máquina do usuário ou confinados em uma rede local, não precisa de Java pois Delphi, VB, FoxPro e Clipper podem ser muito mais adequados. Mas se um dia a empresa uma filialzinha que seja, Java já mata a pau qualquer uma das outras alternativas.
Na verdade tem vários, incluindo o Compiere é um dos mais utilizados, apesar que eu não gosto muito da forma que ele foi feito, mais independente disto não vejo motivos para um ERP rodar todo na estação, principalmente pq com o tempo, crescimento da empresa, isto se tornaria problematico, e caso não se tenha uma espectativa de crescimento, não vejo pq ter um ERP, acho java ideal para ERPs pois tem muitas ferramentas para atender as necessidades de modulos do ERP alem de ser simples criar modulos plugaveis em Java tornando o crescimento do ERP bem mais simples de implementar, se é que ERP pode ser considerado algo simples, quanto ao desempenho, rodando no servidor com um servidor de aplicação JBoss ou com o Tomcat fica muito bom. a não ser é claro que você pretenda criar um ERP modular implementado em C++, ai pode ser que você tenha um desempenho melhor, mais talvez demore mais tempo para fazer
[quote=LoganX]O sistema ficaria ou fica lento porque java é um linguagem interpretada?
se o sistema não tive processos na maquina do úsuario e sim tudo no servidor o sistema ficaria melhor?
[/quote]
O cliente em que estou alocado há três anos fez (e continua desenvolvendo) justamente um ERP em Java com o genesis. O sistema é significativamente mais rápido que o anterior porque temos um servidor de aplicações que nos permite fazer caching de modo seguro e porque usar o framework de Collections para fazer algumas operações em cima dos dados pode ser muito mais rápido para certas tarefas do que delegar tudo cegamente para o banco de dados.
Com respeito às máquinas clientes, o único problema que tivemos foi de thread leakage gerado pelo Thinlet e por um dos frameworks open-source que usávamos para o projeto (não, não foi no genesis ).
Bom, é verdade que a questão do “Interpretado” do java não torna ele mais lento, mais também não podemos falar que ele é compilado, o código Java vai sendo compilado para código de maquina (se você usar uma versão com HotSpot) enquanto vai sendo usado, mais nas primeiras chamadas ele é interpretado sim.