Bom dia, tenho uma dúvida, acho que podem me ajudar:
a pergunta é simples: como iniciar um sistema com estrutura modular em Java?
sou novato em java e ainda não tenho condições de definir isso de uma maneira inteligente.
Minha intenção era criar uma base onde ela gerenciasse os módulos.
Seguindo esse raciocínio:
-
Tenho no sistema um diretório modulos/, onde lá tem Faturamento.jar, EstoqueCompras.jar, etc
-
Em algum momento queria colocar um novo módulo (coloco o arquivo Financeiro.jar dentro do diretórios modulos/, por exemplo)
-
O sistema “entende” que existe um novo .jar dentro da pasta e passa a trabalhar com ele; monta os menus, ícones, etc
Alguém já se deparou com uma situação dessas?
Esse caminho é praticável, é o mais lógico? Existe outra forma melhor de fazer isso?
Alguém conhece algum tutorial de algo parecido?
1 curtida
Existe esse framework que se propõe a fazer isso. Nunca o usei.
http://code.google.com/p/impala/
Depois me fala se é bom
Olá andrepestana, obrigado por responder.
Parece que o impala é específico para a web:
Impala is a dynamic module framework for Java-based web applications, based on the Spring Framework.
Inicialmente, minha intenção de um sistema assim é pra desktop. Mesmo assim vou dar uma olhada nesse framework.
Estou pesquisando a tempos para encontrar qualquer tipo de experiência para um sistema modular em java mas até agora não consegui muita coisa (quase nada!).
Eu acho que com um pouco de trabalho poderia se fazer um framework assim…
Eu tive uma ideia de como fazer
Ter um arquivo .cfg que mapeie o nome do menu com um nome de classe do jar
Mapeia actions de menus de acordo com o arquivo de configuração
Usar um ClassLoader para carregar as classes quando clicar nos menus.
é como o Mark_Ameba disse. Com um pouquinho de trabalho dá pra fazer o seu próprio esquema para trabalhar com módulos pq é algo muito específico do seu sistema.
É algo do tipo:
- criar um cadastro de módulos
- fazer validações para acessar os módulos instalados