Sistema não carrega

Pessoal tenho que implanta o software no cliente antes das 10hr
e o sistema funciona certinho no netbeans ai compilo ele vira o jar
e abre o login e não abre os cadastros o que eu faço ??? meu tempo tá acabando…

E o log, diz o que?

O log não diz nada não aparece erro nenhum…ele não abre os cadastros e no netbeans funciona tudo perfeito…
é só gerar o jar que acontece isso…

[quote=magalli]Pessoal tenho que implanta o software no cliente antes das 10hr
e o sistema funciona certinho no netbeans ai compilo ele vira o jar
e abre o login e não abre os cadastros o que eu faço ??? meu tempo tá acabando…[/quote]

Só há uma maneira: peça a ajuda de um colega de serviço.
O mais provável é que você esteja criando o jar, mas os outros jars dos quais depende sua aplicação não foram copiados para a máquina do cliente.

Como deve haver outros problemas fora os arquivos .jar, não posso prometer que seu problema seja “só esse”.

Da próxima vez que seu emprego estiver em risco, não se esqueça: é aconselhável sempre testar seus programas antes em uma máquina que não é a sua própria máquina. A probabilidade de funcionar fica maior se você fizer isso.

pode estar faltando os jar.
na pasta dist que ele gerou o jar do sistema ele não tem uma pasta lib? se sim, você colocou ela junto com o jar do sistema?

Você sabe que dizer que “não abre os cadastros” não significa muita coisa pra quem não conhece os sistemas, né?

A gente não sabe quem ou o que são “os cadastros”, não sabe o que eles fazem, as dependências necessárias para que eles executem corretamente.

Como você tem que resolver isso em 7 minutos, talvez seja legal você elaborar um pouco mais :slight_smile:

E detalhe, se você abriu o .jar com um duplo clique não vai ver nada mesmo, se quiser ver o log, execute pelo console.

As bibliotecas estão juntas o programa foi escrito no netbeans,
quando o programa esta em compilado ele abre o login corretamente mais nao abre as telas de cadastro…

[quote=magalli]As bibliotecas estão juntas o programa foi escrito no netbeans,
quando o programa esta em compilado ele abre o login corretamente mais nao abre as telas de cadastro…[/quote]
Primeiramente você precisa ver quais são as condições para que, a partir do login, você consiga abrir as telas.
É neste ponto que o problema se encontra.

Cara, Voce diz que as janelas de cadastro nao abrem? acho que seu problema nao é como o meu, mas uma vez fiz um sistema de cadastro, login e senha, aparecia a tela de login mas nao as janelas de cadastro e outras porque eu nao tinha dado Setvisible :S

Bem então só uma anlise no código para identificar o problema. Você vai precisar verificar até onde o programa esta indo e então ver onde ele para. Ai no código tentar entender o problema. Pode ser varias coisas. Este login busca usuarios no banco, verifica alguma permissão?

Rode ele pelo terminal, veja os erros bonitinhos e veja se consegue resolver, pode ser falta de lib, falta de conexão, não há diferença entre fazer um aplicativo Java no caderno, ou no netbeans… desde que o programado saiba tudo que esta acontecendo, se você não sabe, precisa focar uma pouco mais o estudo na GUI antes de implementar esse sistema no cliente!

Recomendo você brincar um pouco no eclipse, fazer umas frames na unha, me ajudou bastante :slight_smile:

e ae conseguiu resolver?!

Oii gente não consegui eu uso o windows (64 bits), jdk 1.7.0_17(32bits) e o jre 7(32bits) e o NetBean 7.3(32bits),
quando gero o jar ele não funciona, ele abre o login mais não abre as telas de cadastro, acho que vo te que abadona o java =/

Rodei ele pelo dos ele gera esse erro

Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NullPointerException
at javax.swing.ImageIcon.(Unknown Source)

Você fez curso? não abandone… se empenhe mais! é uma ótima linguagem poxa!

Por favor, não solicite urgência no fórum.

Seu erro é simples. O java não está encontrando a imagem. Seria bom postar o código do trecho onde você cria esse ImageIcon.

Geralmente, basta incluir a imagem em um dos seus pacotes de classes (por exemplo, digamos, o pacote br.com.guj.imagens) e usar o comando:

ImageIcon icon = new ImageIcon(getClass().getResource("/br/com/guj/imagens/nomeDaImagem.png"));

Note a barra antes do br do início. Além disso, essa pasta deve estar num dos pacotes, junto dos fontes, e não em um diretório qualquer. Assim você garante que as imagens serão colocadas dentro do .jar que vai para seu cliente.

[quote=magalli]Rodei ele pelo dos ele gera esse erro

Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NullPointerException
at javax.swing.ImageIcon.(Unknown Source)[/quote]
O erro mais primário que alguém comete em java é esquecer de instanciar um objeto.
Esquecer de colocar as imagens quando vai instanciar um ImageIcon é uma variação tão comum quanto.
Nunca referencie imagens externas ao teu projeto, isso só fará com que você tenha estes problemas.
Quanto a abandonar java, se for pensar assim, melhor esquecer mesmo.

O erro da linha, btnSalvar.setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/br/com/erp/icones/Save 24x24.png"))); // NOI18N
Esse código é gerado pelo netbeans não tem como ser alterado,
os icones estão no pacote br.com.erp.icones e o netbeans não acha eles para serem importados.

[quote=magalli]O erro da linha, btnSalvar.setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/br/com/erp/icones/Save 24x24.png"))); // NOI18N
Esse código é gerado pelo netbeans não tem como ser alterado,
os icones estão no pacote br.com.erp.icones e o netbeans não acha eles para serem importados.[/quote]

Tem como alterar sim… clique com o botão direito do mouse sobre o JButton e vai em personalizar código, encontre a linha que deseja alterar e altere a combobox de código default para propriedade personalizada
e altere. Evite deixar espaços no nome da imagem troque Save 24x24.png para Save_24x24.png

Abra o arquivo .jar que foi gerado pelo netbeans com qualquer programa de descompactação (7-zip, winrar, etc), e veja se existe alguma caminho br/com/erp/icones dentro dele.

Provavelmente ele não está exportando a pasta de resources do projeto para esse caminho dentro do .jar.