Vamos lá, alguns comentários que podem te ajudar.
Minha esposa tem uma escola, mas o negócio dela é um pouco diferente… é uma escola de reforço, sendo assim nenhum dos projetos como o SAGU atendiam… na verdade… até atendem, mas o objetivo de fazer um sistema foi otimizar os processos dela, igual o negócio dela, então desenvolvi um sistema novo que hoje ajuda, pois se eu usasse algo de escola padrão, talvez estivesse atrapalhando!
Fiz em web pois ela precisa acessar de diversos lugares diferentes… também o operacional do sistema é baixo, não é algo que a pessoa fique o dia todo usando.
Fiz o mais simples possivel, usei JSP/Servlet, usei HTML/CSS para as telas… usei DWR para ajax e programei em javascript/jquery… o resultado final era querer ter uma interface leve e rapida que rodasse até mesmo do celular com conexões lentas! Deu um pouco de trabalho mas não me arrependi…
Embora tenha feito MVC, não fiz distribuido pois essa necessidade não existe hoje e se vier a existir vejo que será o caso de rever o sistema como um todo e talvez até mesmo refazer do zero. No momento busquei algo simples que pudesse manter de forma barata, com hospedagem barata, etc.
Usei Eclipse e Mysql, mais nada… desenvolvi tudo em linux!
Para projetos Desktop já usei WindowBuilder e é muito bom. Entretanto telas complexas e dinâmicas sempre precisam ser feitas na unha, independente da tecnologia. Usamos SWT aqui na empresa e recomendo… é muito mais leve que swing… fiz testes de aplicativos pequenos (POC) em .NET com C# e WindowsForms… em java com SWT, Java com Swing, VB, C++ e consegui resultados excelentes em SWT comparados até mesmo com C++ (são sistemas de acesso a banco de dados, ok… dependendo da necessidade teria de ser de qualquer jeito em C++), e ainda com a vantagem de ser multiplataforma, embora não seja algo nativo do Java como Swing, é algo de peso quando dizer que é o que o Eclipse usa. A unica coisa que ficou maior no Java foi o consumo de memória, incomparável com o C++ e até mesmo com a versão .NET, entretanto, o tempo de resposta foi o mesmo. Como era um sistema corporativo e multiplataforma era um diferencial, optamos pelo SWT e não nos arrependemos.
Ah por ser simples, muitos falaram, por que não fez em PHP… confesso que tentei… e no começo o objetivo era mesmo fazer em PHP, porém por mais simples que fosse o sistema e pequeno, as regras de negócio são complexas e logo no começo o PHP começou a ficar confuso… dificil de dar manutenção… até mesmo de concluir a implementação das regras… na minha opnião, tipagem dinâmica se torna uma dor de cabeça tremenda, dependendo das regras que tem de implementar. Mudei para o Java e não me arrependi… fiz em 2 dias o que tinha demorado 1 semana para fazer em PHP e logo o sistema estava pronto, funcionando em Java.