Estou desenvolvendo um sistema para um padaria com os seguintes módulos:
Cadastro de Fornecedores
Cadastro de Funcionários
Cadastro de Produtos
Cadastro de Receitas
Caixa
Fluxo de Caixa
Consulta de Vendas
Lançamento de Compras
Lançamento de Contas
Estoque
Minha ideia é utilizar o Netbeans ou o Eclipse para fazer a interface gráfica e inicialmente o sistema trabalhará sem o leitor de código de barras.
Ainda sou iniciante em Java e esse é meu primeiro sistema.
Estou com dúvidas sobre como armazenar os dados, para um sistema assim seria melhor utilizar um banco de dados ou armazenamento em arquivo txt?
Esse sistema será pequeno, feito para uma padaria que não possui nenhuma ferramenta informatizada para controlar essas informações, por esse motivo acho que um banco de dados seria “muito” para essa situação.
Andei pesquisando aqui no GUJ e descobri que é possível utilizar o access para armazenar as informações sem que seja necessário a própria instalação do mesmo, mandando junto com a aplicação um arquivo do access.
Alguém poderia me aconselhar sobre qual seria a melhor forma de manter essas informações e também indicar materiais de leitura para que eu possa estudar mais esse assunto?(Quaisquer conselhos sobre esse sistema são bem vindos)
amigo…
num caso como este, banco de dados não é “muito”, é indispensável!
como é uma aplicação desktop, use um banco de dados embarcado como Apache Derby, H2, HSQL e similares.
particularmente prefiro o H2.
Persistencia você pode optar por JDBC ou JPA. como você está iniciando, então fique com JDBC
quanto a materiais de estudo, exitem vários que podem auxiliar nesta missão. inicie pesquisando sobre esses assuntos citados
Com certeza use um banco de dados embarcado. Você terá menos trabalho do que se você própio criar uma organização de arquivos baseada em txt/xml. E usando um banco de dados relacional as informações ficarão muito melhor organizadas/relacionadas!