Sistema para Gerenciar Igreja

Beleza.

Pessoal, ja li bastante sobre java, agora preciso desenvolver um sistema para gerenciar uma igreja evangélica, com cadastro de membros, patrimonio, finanças e relatórios. Como posso começar isso em java.

Começo primeiro desenvolvendo as telas com o netbeans? por onde começo pelos?? começo criando as tabelas no banco??

Por favor me ajudem, grato fagner.

[quote=Fagnerax]Beleza.

Pessoal, ja li bastante sobre java, agora preciso desenvolver um sistema para gerenciar uma igreja evangélica, com cadastro de membros, patrimonio, finanças e relatórios. Como posso começar isso em java.

Começo primeiro desenvolvendo as telas com o netbeans? por onde começo pelos?? começo criando as tabelas no banco??

Por favor me ajudem, grato fagner.[/quote]

Acho que seria uma boa estratégia começar pelas telas(só o layout sem código) e levar pros responsáveis aprovarem. Depois que eles aprovarem você parte para o desenvolvimento, criação do banco etc.

[]s

Então amigão.

eu ja consigui fazer as telas tudo no netbeans, ta tudo certo já, no entanto agora, eu não sei o que faço, paralisei.

não consigo criar os comandos para acionar os botões gravar, novo, apagar, listar.
estou confuso em como fazer a criação e conexão com o banco.
se vale a pena usar o hibernate ou não.

estou parado nas telas.

Eu sempre tive duvida de por onde começar um projeto também… eu sempre comecei pelo banco de dados… depois de modelar mais ou menos a aplicação… qual a melhor forma?

[quote]
não consigo criar os comandos para acionar os botões gravar, novo, apagar, listar.
estou confuso em como fazer a criação e conexão com o banco.
se vale a pena usar o hibernate ou não. [/quote]

Cara… se vc tranco já nas telas… eu aconselho a você a não utilizar o hibernate ainda não. Vai de JDBC primeiro pra pega a lógica de acesso e configuração de conexão com o banco de dados… eu também sou iniciante e vejo que assim se aprende mais… sei lá 8)

Abraços!

Dá uma pesquisada sobre eventos, mais precisamente em criar objetos do tipo ActionListener. Serão eles os responsáveis por tratar os eventos das suas janelas (cliques em botões, expandir menu, etc…)

[]'s.

Hello!

Também sou iniciante em java e estou desenvolvendo um aplicativo no netbeans e passei pelos mesmos problemas de você, como ja sou programador em outra linguagem e li bastante sobre projetos, metodologia, e estudar muito o Java vi que a melhor opção para desenvolver um novo projeto é fazer a velha análise de requisitos primeiro. Para saber se você está no caminho certo ou não.

E com isso aconselho você primeiro fazer toda a parte do banco de dados, fazer o máximo possivel lá, regras de negócio que você poder.

Depois defina a arquitetura/padrão de desenvolvimento, que eu aconselho MVC, depois faça toda a modelagem das classes com o banco de dados e neste caso assim como o nosso outro amigo falou, o melhor é conexão via JDBC, eu mesmo tentei via hibernate no início, mas vi que não era a hora de começar a usar JPA, então fiz com JDBC e foi muito melhor e mais fácil e bem mais didático.

Agora que você já tem um banco de dados, já tem uma classe para conexão com o banco de dados, já tem a modelagem pronta, vá para as suas telas e coloque os gettter e setter, é somente isso que sua tela deve ter no fonte.

E por final na parte do controle do MVC você faz os acessos aos bancos de dados, carrega seus modelos, atualiza sua tela e vice e versa.

Leia bastante sobre o MVC, irá ajudar muito.

Primeiro, rabisque tudo no papel e depois de ter tudo em mente e no papel, faça a codificação. Se tiver dúvida de como implementar alguma coisa com a API, poste aqui. :slight_smile:

Galera, isso ai, o levamtamento de requisitos eu tinha preparado com muito carinho jah, e as telas, agora vou seguir os conselhos do colega e pesquisar sobre MVC e Eventos, voces acham que se eu pegar firme, vou demorar qto tempo para ter o programa rodando??

Dá uma olhada na www.t2t1.com.br

Tem umas videos aulas legais de como fazer uma aplicação completa com swing.E não é tão caro.

esse link não funcionou www.t2t1.com.br

Opa, desculpa me enganei
O certo:

http://t2ti.com/