Sistemas distribuídos

Eae pessoal!

bem…
Antes que me ataquem pedras, já vou falar que procurei no forum.

Ok! Preciso de uma opinião do pessoal ai, estou fazendo minha monografia(TCC) sobre Sistemas Distribuídos, e não posso deixar de citar sobre CORBA, RMI, WebServices…
Mas eu gostaria de pegar algo para me aprofundar, como tema principal. Estive pensando em falar sobre EJB3, correlacionando com o tema.

Os assuntos citados acima, são mto antigos, e eu gosto do assunto mas gostaria de abordar algo mais atual, mas sem fugir do tema principal.

Alguma sugestão???

obrigado… :wink:

EJB3(Session Bean/JMS), WebServices(SOAP/REST), Servlet/HTTP

Interessante…
dentre os 3, me interesso mais por EJB3.

que partes vcs acham que eu poderia me aprofundar?
JMS?

aproveitando!

Vcs tem link’s interessantes para me passar a respeito?

vlw’s

Olá

Sua monografia deve abordar todos estes temas citados. Os antigos por razões históricas.

Há muitos meios de fazer sistemas distribuídos. Além do uso de EJB3, troca de mensagens assíncronas com JMS, web services (SOAP/REST) e o uso simples de servlets/HTTP já citados pelo Rafael, aborde a chamada arquitetura SOA citando todos os seus filhotes como BPM e EDA.

SOA foi um buzzword que chegou de roldão como a grande solução de integração na empresas. Muitas empresas de consultoria faturaram muito empurando conceitos e principalmente ferramentas goela abaixo dos clientes grandes. Hoje há muito questionamento sobre os benefícios das empresas ao adotar este paradigma. Há muita discussão sobre este assunto e há gente que diz que as empresas pouco ganharam adquirindo estas “soluções”.

De minha parte a única coisa que posso garantir como um benefício para qualquer empresa que o conceito de SOA enfatiza é a questão de priorizar aplicações coesas e fracamente acopladas. Mas de muita coisa que leio por aí de gente vendendo soluções com RPC (chamada remota de procedures, algo como RMI), vejo que o conceito de fracamente acoplado muitas vezes vai para o espaço.

Pois é, há muito que discutir sem que seja necessário escrever uma única linha de código. Se você quer fazer alguma coisa para servir de exemplo use EJB3 ou web services com REST (acho que o VRaptor tem exemplos interesantes).

Links? sobre tudo use o google e sobre SOA o infoq e o blog do Stefan Tilkov

[]s
Luca

Opa! vlw.

são informações como essas que eu estou precisando, para me dar o caminho das pedras…

pode ter certeza que vou correr atrás do assunto.

o pessoal que quiser expor sua opinião e me ajudar, que fique a vontade!

obrigado