Sisteminha com terminais burros...(boot remoto e tal)

Pessoal, não sei coisa nehuma de Java e estou vendo a possibilidade de desenvolver um sisteminha com terminais burros em java, então pergunto:

1 - É possível realizar um boot remoto e as estações abrirem direto meu programa (de preferencia usando Linux como serv de rede).

2 - Que configuracao minima (processador e memória claro) as maquinas teriam de ter p/ rodar um prog gráfico (sendo terminal burro) ?

Seria algo parecido com uma biblioteca…

Grato

Voce pode usar uma combinacaozinha de Linux + Mozilla (ou Konqueror) + Applets, que fica com uma interface bem responsiva, mas vai pedir um pouco mais de máquina dos terminais (um k6-2, pelo menos).

Outra alternativa é desenvolver o sistema como uma aplicação web (usando JSP, Velocity, ou outra tecnologia similar). Desse jeito, o servidor processa tudo e os terminais meramente mostram os resultados e formulários na tela. Não dá pra montar uma interface tão interessante ou responsiva sem um pouco de trabalho, mas compensa :smiley:

Valeu pela dica… O único prob. de usar browser neste caso é a questão da atualização…

Preciso algo tipo assim, se uma informação for atualizada deve refletir instantaneamente nas estações.

vc pode usar o método usado em chats, vc opera via browser e tem a atualização em tempo real.

aki no guj tem o código de um chat, eu pessoalmente não vi mas falam que é bastante simples!

quao burros serao os terminais? e a rede?
se eles tiverem muito pouca memoria, use via web, mas com lynx.
ou entao use algum pacote de curses p/ java, existe?, pra escrever seu programa.

Outra opcao eh usar X remoto com LBX, ai tanto faz se o programa for mozilla ou nativo em java, so toma conta que o xclient vai precisar de bastante memoria, uns 32 por xserver. da uma olhada no LTSP, eles tem 1 distro pra rodar X remoto. so toma cuidado que se LBX nao for habilitado eh facil fazer 1 cliente sozinho usar 10mbits.

ou ainda se o terminal tiver uns 128 ram da pra rodar tudo no terminal, X + aplicacao java ou mozilla.

ahh acabei esquecendo de responder suas perguntas…

aqui no lab de linux da faculdade que estudo ja fizemos alguns testes usando terminais burros.

com modo grafico existem 2 formas de terminais burros em linux:

-rodando os Xclients locais
-rodando os Xclients remotos

a primeira opcao economiza muita banda da tua lan, mas exige muito mais memoria e cpu do teu terminal
a segunda vai por todo peso de executas as aplicacoes gui, os xclients, no servidor, ou seja, teja 1 servidor punk e 1 lan ninja, X11 usa muita banda sem LBX, ahh LBX = Low Bandwidth X.

Os testes que fizemos:

-1 servidor celeron 433 com 128 ram
-2 clientes celeron 300 com 64 ram
-rede 10mbits hub

usando LTSP, o servidor rateou 1 pouquinho, tavamos rodando as aplicacoes remotamente, rodou aceitavelmente, a unica coisa que nao funcionou foi assistir o divx do matrix. rodando windowmaker nas estacoes.
Oque matou mais no servidor for o servico de nfs digasse de passagem.
nao lembro se chegamos a testar usando aplicacoes locais, mas as estacoes ja tavam meio curtas de memoria, so o Xserver chupa uns 40 ram!

depois fizemos um teste usando 1 ultra-5 rodando solaris 8 como Xserver e startamos o kde3 dum p4, a rede, 10mbits, mal aguentou o tranco, porem rodou tudo tranquilamente, mozilla, konqueror e tudo mais.

Minha dica se vc for usar X remoto eh ter 1 servidor de boot/nfs e outro so pros programas.
Com uma rede 100mbits switched e 1 bom servidor, da pra coloca uns 30 terminais brincando, se usar LBX a rede aguenta o dobro pelo menos.

Valeu pelas dicas pessoal…

Como é muita informação nova acho que antes de mais nada aprender Linux !!!
Instalei o RedHat 9, creio que o primeiro passo seria aprender a por uma máquina acessando esta pricnipal remotamente não ?

Aguém tem um material didático p/ isso ?

putz,
material didatico não vou saber mesmo, o máximo que posso te indicar são 2 sites:

www.tldp.org
www.ltsp.org

Quando usar uma remotamente, aqui vai 1 maneira bem simples:

na maquina 1 abra o X, ambiente grafico, nele abra 1 console e digite ‘xhost +’.
Va em outra maquina, abra o ambiente grafico e digite o seguinte no console: ‘export DISPLAY=IP_MAQUINA1:0’
onde IP_MAQUINA1 é o ip da máquina 1.
pronto, qualquer programa grafico que vc rodar nesse console vai aparecer na outra (tente xeyes)

junta isso com RSH/SSH que voce tem oque precisa