Smalltalk? O que será isto?

Respondendo à pergunta, eu só tive contato com Smalltalk numa disciplina da faculdade, fazendo projetos pequenos. A sintaxe e as bilbliotecas são muito legais (importante mencionar as bibliotecas pq a sintaxe é minimalista e deixa muito a cargo destas - para dar um exemplo, Smalltalk não tem if). Não me acostumei bem com o ambiente, que é muito diferente das linguagens “dinâmicas” mais novas, mas tenho a impressão que foi por falta de tempo.

E é verdade que a linguagem foi “lançada” em 80, mas foi desenvolvida no decorrer da década de 70, passou por sete iterações dentro da Xerox. E sendo pedante, o pessoal de Smalltalk chia bastante quando chamam a linguagem de SmallTalk.

Pessoal,

apenas para ilustrar um pouco o assunto com relação as linguagens e sua evolução, segue um link bem interessante com a “Linha do tempo” das linguagens. Bem interessante.

http://www.levenez.com/lang/

OBS.: Cliquem na faixa branca para dar ZOOM

[]´s

Carlos

[quote=jmp]mas legal mesmo é scheme :wink:

scheme;lisp consegue representar a forma como as pessoas pensam e agem… principalmente com relacao a loops, alguem nunca percebeu que um loop é uma coisa meio idiota?
[/quote]

Cara, eu não compro isso. Lisp é legal, mas fico imaginando um ambiente onde a maioria dos profissionais trabalham com aplicações comuns, simplesmente não cola.

A segunda razão é que a forma como se desenvolve em Lisp é meio iterativo, a pessoa faz algo, testa, muda, testa, muda, testa, etc. Por que não fazer o design logo de cara!? Eu odeio começar “digitando” pois sei que ficará um lixo. Creio que Java oferece uma visão top-down enquanto o Lisp um bottom-up, em Java começa-se pela design geral das classes em Lisp você começa prototipando pequenas coisas de cada vez.

A terceira razão, milhares de funções-escritas-desse-jeito-assim que variam pouca coisa entre uma e outra. Lembro-me de um tal de PRINT e PPRINT ou algo assim, cara, isso é nome de função?

A quarta razão, essa eu nao verifiquei eu mesmo mas li a respeito nos fóruns da vida, é a falta ou o pouco desenvolvimento de bibliotecas para aquilo que precisamos (pelo menos a maioria de nós: web, DB, rede, etc).

A quinta razão, certas coisas que são simples em Java são uma tortura em lisp, tipo trabalhar com o sistema de arquivos.

Conclusão, Lisp é muito legal, dá para fazer bastante coisa legal, é um mundo totalmente distinto de Java, MAS é difícil imaginar uma aplicabilidade para as massas, parece-me algo mais de nicho.

Acho que existe uma versão do Scheme para JVM, parece ser bem madura e bem desenvolvida.

Tudo isso só por causa de uma pergunta? Hehehe

Vocês precisam relaxar. Eu farei muitas e muitas perguntas pois é isso que eu faço, é a única forma de aprender alguma coisa.

Aceitar cegamente algo não é inteligente.

Esse sou eu? Você quer dizer cético?

Assim como não aceitar algo cegamente também não é inteligente.

  • Para ajudar na interpretação: aquele que não aceita algo, sem nem mesmo analisar.

Pra isso que existe refactoring, ueh. Depois, vc esta associando processo a linguagem, que se parar pra pensar, nao tem muito a ver. Da pra escrever tanto Java como Lisp bottom-up ou top-down.

o que da a entender é que, essas linguagens nunca vingaram por que eram muito complexas para sua epoca.

vou dar um exemplo aprender java direito ja é dificil nos dias de hoje com internet e tudo mais.
fato é que se vc perguntar em faculdades ou cursos tecnicos o pessoal acha mais facil .net do que java.
na real o cara tem q ter força de vontade e querer aprender pesquisar no google ler livros etc…

ai vou dar um exemplo, eu fui estudar scala por exemplo(poderia ser small talk) o que eu faço vou na amazon pesquiso um livro de scala aleatorio… escolho o nome do livro por exemplo (livro de scala)

ai hoje em dia voce pode procurar o pdf pirata na internet ou comprar em instantes o livro… ai voce começa a ler e tem duvidas sobre “pattern matching” e pesquisa no google tem uma porrada de blog explicando cada topico dificil.

considerando tudo isso ai voce pega pelo link q nosso amigo passou os anos de lançamento da linguagem, e voce vai ver que naquela epoca quem tinha computador era “rico” ou um cara mto nerd que ja trabalhava na area, ai voce tira a internet do cara, varios livros para escolher , comunidade etc…

conclusao quanto mais dificil fosse a linguagem menos popular ela seria.

ai voce pegar C > c++ > java é completamente natural a acessão dessas linguagems… entao chegamos em 2013 com todos nossos recursos e começamos a refletir o quao legal eram as outras linguagens, por que neste momento conseguimos estudar descentemente temos recursos.

ai voce ve pessoal estudando ruby,scala e haskel,clojure lisp smalltalk etc… claro pessoal que curte programar.

entao smalltalk pode ser melhor que java em varios termos… mais na epoca do smalltalk era MTO dificil aprender etc.
e ai tem as empresas por tras que fazem JAVA e.NET ser dado nas faculdades juntando tudo isso se tem a respota por que não se usa smalltalk.

kkkkkkkkkkkkkkk