Smalltalk? O que será isto?

Olá

Aqui no GUJ volta e meia um fera cita o Smalltalk como linguagem puramente orientada a objetos e que foi uma das primeiras assim. Mas o que é?

Querem ter uma rápida visão?

Leiam: Smalltalk for Everyone Else

[]s
Luca

Longa vida ao Smalltalk, de onde nunca deviamos ter saido* :mrgreen:

  • ou, pelo menos, nao pra esse beco sem saida que sao linguagens meio-OO, meio-C, meio…

p <- Smalltalk éA: (melhorLinguagemDeProgramação deTodosOsTempos).

p.asString.

(true no transcript.)

A grama do vizinho é sempre mais verde. :slight_smile:

Uma pergunta àqueles que louvam o Smalltalk, vocês já desenvolveram algum projeto nessa plataforma, i.e., a linguagem + bibliotecas + ferramentas + soluções específicas como por exemplo toolkit para desktop? E como foi? O que deu errado e o que deu certo?

[quote=Thiagosc]A grama do vizinho é sempre mais verde. :slight_smile:

Uma pergunta àqueles que louvam o Smalltalk, vocês já desenvolveram algum projeto nessa plataforma, i.e., a linguagem + bibliotecas + ferramentas + soluções específicas como por exemplo toolkit para desktop? E como foi? O que deu errado e o que deu certo?[/quote]

Nossa…Thiago ninguem pode gostar de outra coisa sem ser Java que tu ja fica nervoso?

Se é Ruby é porque é hype, se é outra linguagem de spript é por nao sei o que la… Isso tudo é medo de coisas novas ou te colocaram um cabresto que so te deixa olhar pro proprio umbigo?

]['s

[quote=Thiagosc]A grama do vizinho é sempre mais verde. :slight_smile:

Uma pergunta àqueles que louvam o Smalltalk, vocês já desenvolveram algum projeto nessa plataforma, i.e., a linguagem + bibliotecas + ferramentas + soluções específicas como por exemplo toolkit para desktop? E como foi? O que deu errado e o que deu certo?[/quote]

auh uuih uiah uihuiahuiha uha uia ih ah

O cara ae em cima é furioso…

Eu acho que o povo do guj persegue o Thiago também viu… o cara só fez uma pergunta agora vai, ele nem falou nada olha lá! Sem contar que ele aparece e ganha a estrela solitária dele, enquanto os mais populares lá de cima dão uma opinião e já aparece a constelação, hehehe

Eu particularmente nunca usei essa linguagem, mas achei a sintaxe bem bacana vendo os exemplos da Wikipedia

falou

Suspeito que a estrelinha do Thiago é automática! :smiley:

Eu acho o questionamento dele válido, não conheço Smalltalk e sempre quis saber o que ela tem de extraordinário…Eu já vi uns códigos LISP e achei bizonho…

Sim, essas linguagens são fodas, eu acredito, mas servem pra quê? (só curiosidade mesmo)

EDIT: pronto, mais um tópico sobre Ruby :smiley:

Você achou bizinho porque está acostumado com Java, assim como pra alguém que só sabe ler e escrever português, Kanji é bizonho. Se você chegar pra um programador Lisp e perguntar o que ele acha da sintaxe do Java, vai ouvir a mesma coisa.

São linguagens completamente diferentes que surgiram em contextos diferentes e que tem espaços diferentes no mercado. Garanto a você que programar algoritmos genéricos ou IA em Java é que fica bizonho.

Eu acho que o grande pulo de Smalltalk pra outras linguagens está na sintaxe e no reforço que ela dá ao conceito de mensagens, até mesmo na passagem dos parâmetros ela “se explica” e fala mais do que simplesmente um nome gigantesco de método que recebe meia dúzia de parâmetros.

Mas conceitualmente ela é muito complexa. Se hoje agente tem que ficar repetindo milhares de vezes o que são e não são JavaBeans, é bom não ter esperanças de ver a grande massa utilizando isso.

IA… legal

Mas o que seriam alg. genéricos?

Olá

Graças a Deus a maioria não pensa assim senão o mundo todo estaria programando em COBOL e Zé Finis.

E quanto ao tiagosc só acho que ele é radical demais para quem mora em uma cidade tão simpática.

Vida longa aos inovadores e limbo nos que acham que tudo deve ficar como está para sempre.

[]s
Luca

Olá

Veja: http://www.guj.com.br/posts/list/0/42099.java#223928

[]s
Luca

IA… legal

Mas o que seriam alg. genéricos?[/quote]

São algoritmos que podem ser aplicados em uma variedade de lugares, normalmente independentes do tipo de dados no qual eles operam e também normalmente implementados através do uso de “funções” como objetos (com o uso de functors, closures, predicates…).

Tem até uma biblioteca em Java pra fazer isso -> http://jga.sourceforge.net/

Já que Java não tem suporte a closures.

[quote=Luca]Graças a Deus a maioria não pensa assim senão o mundo todo estaria programando em COBOL e Zé Finis.

Vida longa aos inovadores e limbo nos que acham que tudo deve ficar como está para sempre.[/quote]

Não entendi Luca :frowning: Então Smalltak e LISP são ruins, mesmo nas suas áreas de uso?

Pensei que eram algoritmos com preço mais em conta! :smiley:

Eu já li uma vez numa matéria do Osvaldo Doerededefedeleleleelin… era bem sinistro mesmo, só praticando mesmo pra ver…

Olá

Presume-se que se alguém gastou massa cinzenta para fazer alguma coisa é porque achava que tinha alguma serventia. A inovação vem de espíritos inquietos. Há caras que inventaram mais de uma linguagem de programação e em cada uma tinha seus motivos.

Eu não disse que linguagem nenhuma é ruim. Foi você que questionou a serventia sem nem menos olhar uma wikipedia da vida. Só disse que se todo mundo fosse como aquele nosso amigo eu teria sido obrigado a escrever todos os meus softwares científicos em COBOL que foi a linguagem que se popularizou primeiro (mas o Fortran é mais antigo).

Smalltalk é bem antigo (1980). Veio um pouquinho depois do C with classes (1a implementação out./79). O C with classes, tentativa de dar ao C coisas do Simula, foi o precursor do C++, que só ganhou este nome em Dez./83. Fui buscar estas informações no livro do Stroustrup, The Design and Evolution of C++ de 1994. Neste livro mostra uma figura na pág. 6 com o Smalltalk sendo derivado do antigo LISP e do Simula67.

[]s
Luca

Eu disse que queria saber por curiosidade, não quis ser prepotente…

Não questionei serventia, até porque tinha dito que acreditava que elas são fodas…

http://uncyclopedia.org/wiki/Lisp

[quote=Thiagosc]A grama do vizinho é sempre mais verde. :slight_smile:

Uma pergunta àqueles que louvam o Smalltalk, vocês já desenvolveram algum projeto nessa plataforma, i.e., a linguagem + bibliotecas + ferramentas + soluções específicas como por exemplo toolkit para desktop? E como foi? O que deu errado e o que deu certo?[/quote]

Vou chamar um colega meu viciado em SmallTalk para falar com vc :slight_smile:
Ele é tão viciado em SmallTalk quanto você em Java.

Vai ser uma discussão boa.

Ele me mostrou um ambiente de SmallTalk, SeaSide ou algo assim. Aquilo lá simulava um SO, se não me engano. Era interessante, mas eu achei meio intrusivo. Lá tem bilbioteca para fazer coisas gráficas, framework web, etc…

SeaSide é framework web pro squeak…

eu gosto de smalltalk, muita coisa nova em engenharia e AI é feita com smalltalk, e smalltalk só é “usável” num ambiente smalltalk (chame de SO, VM, ou as duas coisas).

mas legal mesmo é scheme :wink:

scheme;lisp consegue representar a forma como as pessoas pensam e agem… principalmente com relacao a loops, alguem nunca percebeu que um loop é uma coisa meio idiota?

http://infogroep.be/files/The_Eternal_Flame_God_Wrote_in_Lisp.mp3