[quote=drsmachado]Não sei se vocês estão sendo apenas inocentes ou se realmente não tem nada na cabeça mesmo.
Se não fossem emails, seriam telefonemas. Se não fossem as ligações telefônicas, seriam pombos-correio. Se não fossem os pombos-correio, seriam pessoas infiltradas nas várias autarquias dos governos. Se não fosse isso, seria outra coisa diferente.
A história do mundo é feita desta forma, tanto quem domina como quem é dominado sempre terá uma forma de saber sobre o que se passa “do outro lado”.
A questão é que a tecnologia atual permite, com a simples inserção de uma palavra e o clique de um botão, encontrar tudo o que se quer.
Sabemos que a arte imita a vida e que todos os filmes com roteiros “absurdos” como inimigo do estado, controle absoluto e duro de matar 4.0 tem lá seu fundo de verdade.
“Snowden isso, Snowden aquilo”. Snowden é tão merecedor do título “herói” quanto o maníaco do parque é merecedor do céu.
Outra coisa que acho ridícula é falar “a conexão estava segura”. Claro, você conhece todo o caminho pelo qual seus pacotes são enviados e recebidos, não usa nenhum aplicativo conhecido (browser, comunicador instantâneo, suíte office), não tem conta em redes sociais, não usa o google como mecanismo de busca, não joga online, desabilita cookies. Blá blá blá de quem se acha esperto. Não quer ser monitorado? Não quer ficar vulnerável? Tira o computador da rede, joga fora o celular, gps e todo equipamento que emita ou receba ondas de rádio. Não trabalhe em nenhuma empresa. Ainda mais se for multinacional. Toda empresa mantém cadastro dos funcionários.[/quote]
Concordo.
E não precisa ir longe, a coisa acontece bem perto de nós. Quem já trabalhou na TI de algum banco sabe a assombrosa quantidade de informações que esses caras guardam sobre você. Só pra dar um exemplo dos mais “inocentes”, o seu banco poder ter te negado aquele empréstimo porque sabe que um parente seu que mora no seu endereço tá com a ficha suja. É isso mesmo, o sistema cruza os dados de todos os seus atuais e antigos clientes e sabe que mora com você, então um funcionário vai analisar o quanto esta dívida pode ser potencialmente perigosa para a saúde financeira da família toda. E não precisa pedir permissão para isso, e nem dar satisfação pra ninguem. Errado? Depende do ponto de vista. O banco está tentando proteger o seu patrimônio.
Infelizmente não temos poder para lutar contra o “grande irmão”, e (meu caso) não temos nem tempo. O meu eu gasto quase todo trabalhando para tentar dar uma boa qualidade de vida para minha família.
O negócio é que quem não deve não teme, e quem deve assume as consequências. É a vida, aceite ou vá morar numa caverna, ou no aeroporto de Moscou (desde que o Wikileaks pague a conta).
E pra quem acha que essa mania dos americanos de xeretar a vida alheia é coisa nova, que é consequência da internet e outras tecnologias, que começou depois do 11 de setembro, blá, blá, blá:
[quote=pinto]
Infelizmente não temos poder para lutar contra o “grande irmão”, e (meu caso) não temos nem tempo. O meu eu gasto quase todo trabalhando para tentar dar uma boa qualidade de vida para minha família.
O negócio é que quem não deve não teme, e quem deve assume as consequências. [/quote]
todo mundo já sabe desse bla bla bla. mas mesmo assim isso não justifica a falta de critério nas invasões.
Pra mim, isso é só uma justificativa esfarrapada pra manter as coisas como estão.
Os bancos devem rastrear e comparar atitudes ilícitas de compra ou venda sim. Mas passou disso, já é crime. Se não é, deveria ser. pelo menos pela educação que recebi em casa isso é desonesto.
Se vc for pedir empréstimo para um banco, isso justificaria que eles passassem a invadir suas contas de e-mail, skype e outros pra verificar se vc tem mesmo intenção de pagar o banco? Qual é? tá achando que todo mundo neste país é burro?
Só de vcs não mostrarem suas referências já dá pra ver quem deve e quem teme.
[quote=Luiz Augusto Prado][quote=drsmachado]
Acho que você não consegue me entender mesmo.
Paulo Maluf, te diz algo? Procurado pela interpol em mais de 100 países. Condenado em alguns. E, incrivelmente, livre e parlamentar no Brasil.
Ele é o exemplo mais claro que ninguém está sendo enganado, a não ser que esteja enganando a si mesmo.
Todo mundo sabe o que acontece e o que não acontece. A polícia sabe onde está o chefe do morro. O chefe do morro e todos os seus “parças” sabem quando a polícia vai chegar. Todo mundo conhece o policial honesto e o corrupto. Todo mundo sabe quem é a menina que sai com qualquer um. E sempre terá um nerd que a ama e que não acredita que ela é tão depravada.
Eu não acredito em nenhuma instituição. Mas, por outro lado, não acredito na capacidade dos símios em implantarem a anarquia como forma de governo (anarquia: forma de governo baseada em um estado sem instituições - governo, justiça e religião - que prega a consciência e sabedoria como base da convivência).
O ser humano é incapaz de viver sem leis que o governem, sem ter quem diga o que ele pode e/ou não fazer. Vivemos no mundo do medo, quem tem medo, tenta andar dentro dos limites da lei. Quem não, faz o que quer.
A internet é prolífica em transformar pessoas “de bem” em potenciais marginais. Aqui você pode ser o macho que não é em casa ou a donzela que não é na vida. E olha que enquanto escrevia isso nem pensava em deep web ou a fins. Basta ver o número de trolls aqui no guj que se tem uma idéia do que eu estou falando. O “anonimato” é a pior coisa que pode acontecer numa sociedade.
Uma outra coisa que estou dizendo é que isso dará tantos frutos, ao menos no Brasil, quanto os anões do orçamento ou o caso da Georgina de Freitas. Bosta nenhuma. Não só pelo que disse antes, mas, por todo o contexto em que isto está inserido.
Vocês vão ver, as “manifestações” do mês passado serão esquecidas, o Brasil ganhará a copa e tudo voltará ao normal. O gigante acordou? Sim, foi mijar e voltou a dormir.[/quote]
Esse discurso seria pra que? Pra justificar porque não se motiva a melhorar o mundo com mais ímpeto? Pra me acalmar ou acalmar os ânimos de quer quer realizar mudanças?
Entendi muito bem, mas por exemplo, vc acha que eu faria amizades com os familiares dele ou me casaria com alguma das filhas ou netas de Maluf? Mesmo sabendo da real possibilidade da família dele ser honesta isso seria bem difícil de aceitar no primeiro momento. Isso é um transtorno até para eles. Por esse motivo eu aposto que até a família dele detesta sofrer preconceito por culpa das ações dele. Eu tinha um amigo filho de um dos anões. Eu vi o que aconteceu com a família dele. Todos os amigos se afastaram. Seja por repúdio ao ocorrido ou por medo de que o ventilador espalhasse mais caca neles… Apesar dele não ter, eu tenho é muita dó da família dele.
[/quote]
E você faz o que? Doa sangue? Medula? Planta árvores? Visita crianças em hospitais? Doa parte do teu salário em cestas básicas? Patrocina uma criança carente? Tem um projeto de ensino para crianças carentes (teus filhos não contam)?
Você é tão corruptível quanto qualquer outra pessoa. Você não é melhor nem pior que ninguém (talvez se julgue, mas não é).
Amigos que se afastam de amigos não são amigos. “Ah, ele era filho de bandido”. O fato de eu ser algo não indica que meu filho será (embora o Filho do Maluf esteja envolvido em seus crimes, os Sarney sejam um clã de expressão e os Carlos Magalhães, na Bahia, tenham seguido o ACM, só para citar uns exemplos). Porém, se você sabe que um parente é criminoso e não delata, você é criminoso também.Se aproveita de dinheiro do crime, é tão corrupto quanto.
[quote=Luiz Augusto Prado][quote=pinto]
O negócio é que quem não deve não teme, e quem deve assume as consequências. [/quote]
todo mundo já sabe desse bla bla bla. mas mesmo assim isso não justifica a falta de critério nas invasões.
Pra mim, isso é só uma justificativa esfarrapada pra manter as coisas como estão.
Os bancos devem rastrear e comparar atitudes ilícitas de compra ou venda sim. Mas passou disso, já é crime. Se não é, deveria ser. pelo menos pela educação que recebi em casa isso é desonesto.
Se vc for pedir empréstimo para um banco, isso justificaria que eles passassem a invadir suas contas de e-mail, skype e outros pra verificar se vc tem mesmo intenção de pagar o banco? Qual é? tá achando que todo mundo neste país é burro?
Só de vcs não mostrarem suas referências já dá pra ver quem deve e quem teme. [/quote]
E quais as tuas referências? De onde você tirou que os bancos invadem as contas de email e o skype das pessoas?
[quote]todo mundo já sabe desse bla bla bla. mas mesmo assim isso não justifica a falta de critério nas invasões.
Só de vcs não mostrarem suas referências já dá pra ver quem deve e quem teme. [/quote]
O que se pode concluir é que a educação que você recebeu em casa não incluiu a tolerância, e a que recebeu na escola não o capacitou para interpretar textos.
Em nenhum momento eu disse achar correta a espionagem, somente me declarei impotente para combatê-la.
Se você está engajado na luta pelos seus ideais, parabens. Mas acho pouco provável que a sua luta vá alem do teclado. Duvido que você seja capaz de sustentar pessoalmente, no mundo real, esta estupidez e agressividade com que trata as pessoas, escondido atrás do monitor do seu computador.
não to julgando ninguém. Estou convidando-do-os para uma mobilização. Se ninguém quiser, vou morar em um barril.
Na verdade sou adepto da filosofia do perdão. Se a pessoa se arrepender, até mesmo o Maluf, Sarney, ACM… todos nos, repensaríamos as coisas que estão dando errado.
Eu dou aulas particulares para crianças e adolescentes carentes.
Na verdade eu não sou isso que vc tá dizendo. Nem aqui no fórum, nem na realidade.
Só pareço ser agressivo quando respondo asperamente as piadinhas bobas como: “vai deixar pra depois da feira?”, “vai deixar pra depois da missa?” … Isso é so um exemplo de como vejo os outros “ajudando” os novatos
Pra quem reivindica direitos e gosta de arregaçar a manga pra pegar no batente, ouvir isso pode ser contraproducente.
Esse tipo de brincadeirinha é tolerável lá no prezinho, quando a molecada tá aprendendo a ser gente.
Agora pra lidar com homens… tem que ir direto ao ponto sem piadas ou criticas pessoais. Ou seja, quero muito ouvir suas experiências e apreender contigo, mas se for pra ficar de babaquice…
Dados não é nada sem análise, para combater o terrorismo, esta espionagem é inócua.
Eles saberão tudo mas com 3 dias de atraso… igual ao médico legista.
já para espionar um alvo determinado deve ser eficiente.
Quanto a soberania, como disse um professor meu de história sobre o alcançe da soberania do espaço aéreo: No tempo dos indios o espaço aéreo era determinado pelo
alcance das flechas… depois foi aumentando… aumentando…
Agora o país terá que proteger seus dados e sua rede para ser soberano.Não é tão ruim assim… um novo nicho de mercado está surgindo.
sds
j.silvestre
[quote=j.silvestre]Dados não é nada sem análise, para combater o terrorismo, esta espionagem é inócua.
Eles saberão tudo mas com 3 dias de atraso… igual ao médico legista.
já para espionar um alvo determinado deve ser eficiente.
Quanto a soberania, como disse um professor meu de história sobre o alcançe da soberania do espaço aéreo: No tempo dos indios o espaço aéreo era determinado pelo
alcance das flechas… depois foi aumentando… aumentando…
Agora o país terá que proteger seus dados e sua rede para ser soberano.Não é tão ruim assim… um novo nicho de mercado está surgindo.
sds
j.silvestre[/quote]
As dimensões vão além de espaço e tempo e elas também deixam sombras.
Sim. Concordo contigo.
Só que a maioria das vezes nem parentes nem amigos sabem das ações.
vc acha que eles pegam seu filhos desde colo e já vão ensinando a roubar?
Não cara, acho que não seriam assim. Acredito que a maioria faz escondido da própria família e que ainda assim tentam passar valores como honestidade aos filhos. Eles sabem questão errados perante as leis e acordos. Eles fazem isso por compulsão e medo. Depois que começa não tem como parar por causa do medo. Mesmo que queiram.
Dizer que o pessoal não pode fazer nada porque sempre existiu é o retrato perfeito da inércia que o mundo vive hoje em dia.
Seguindo o mesmo pensamento, não devemos reclamar da corrupção nem tentar combatê-la, porque também sempre existiu no mundo inteiro. Devemos também deixar o partido corrupto no poder, porque os outros também são. Da mesma forma, preservar o meio ambiente pra que? Salvar espécies em extinção? Desenvolver remédios é besteira, todos vamos morrer um dia e doença sempre vai existir.
Esse pensamento vai na contramão de quem fez diferença no mundo um dia. O homem nunca vai voar, por que tentar inventar uma forma com isso. Existe a luz do fogo, por que encontrar outras formas? Eletricidade pra que? Se quiser que saibam o que disse, apenas fale ou envie uma carta, nunca vai ter nada melhor que isso.
Bom, você pode ajudar a tornar criptografia acessível a todos, inclusive filhos, esposas e amigos.
Não creio que cabe a você decidir o que as pessoas fazem com seus próprios dados. Se elas estão felizes dando informações pessoais pro facebook e google da vida, problema delas. Não é um problema meu, nem seu, e nem do governo.
Como se todos entendessem de tecnologia e soubessem o que estão compartihando, com quem e quais as consequências disso, não é?
E não seria problema seu somente se vivesse em uma ilha, caso contrário você é interligado ao mundo e o que fazem e deixam de fazer afeta a todos nós. Além do mais, o mundo não é estático, se hoje são essas informações que acessam, daqui a dez anos o que estará sobre o controle deles? Até que ponto as pessoas são influenciadas e manipuladas? Acha que a sua opinião é o que acontece de verdade ou é fruto de textos tendenciosos despejados por empresas, TV e revistas?
Hoje as pessoas são tão fracas de opinião que até blogueiros são idolatrados.
Não… imaginem… tenho nada com isso…
Brasil sofreu 20 anos de dumping e o brasileiro não pode se defender?
Sabe, eu sou a favor da gente parar de faz de conta então. Agente pede a anexação do Brasil aos EUA.
O Brasil não quer um plebiscito? Pq não faz como os Porto Riquenhos? Se o povo brasileiro for tão burro assim, os filmes americanos vão ter servido pra alguma coisa.
Como é que um país pode ter domínio da própria soberania se não é capaz de mobilizar a própria população? Deixa-la cair nessa por falta de atenção…