[quote=carlos alexandre moscoso][quote=Luiz Augusto Prado]
depois da darknet? a deep web? me aprofundando até não conseguir ver a luz do sol? não…
O discurso não combinou com as atitudes e cruzaram a linha vermelha.
[/quote]
Você tem outra solução para pessoas não técnicas manterem sua privacidade na rede ou está apenas sendo dramático?[/quote]
tenho.
as tecnologias produzidas por todos esses países são realmente maravilhosas, mas termos que nos submeter a este tipo de invasão? não! Supondo vc, ministro da economia, negocia ou fala pelo skype ou outro pela internet comum. Tem certeza de que toda vez que conversou com alguém seu sistema estava seguro? Se sua decisão vazou pra eles, qual seria a repercussão nas bolsas de valores?
Mesmo os vestígios e sua compra de casacos e botas, registrado por um cartão de crédito, pode denunciar se fará ou não um bom discurso para a bolsa de valores. Se sua certeza de que utilizou criptografia foi bom, buscas poderiam ser realizadas em seus filhos, esposa, amigos… Isso se chama mineração de dados. Estes dados não são deles e nem podem ser.
Por isso a necessidade urgente de mudarmos como estudamos, repensar como funciona nossas burocracias…
Eu costumo mostrar o exemplo de progresso de Cartago. Toda vez que Cartago perdia uma guerra, ela se reerguia rapidamente. Como e por que? porque os cidadãos popularizavam seus conhecimentos. Infelizmente ela, menos preocupada com guerra, perdeu espaço pra Roma, que era um Estado Militar. Catão, com medo do potencial cartaginês dizia: Delenda est Carthago
Sou a favor de uma vigilância sim, mas por cada um de seus governos. E com conhecimento de todo mundo, tendo critério (Juridico, com objetivo de proteção dos interesses da sociedade ). Isso estava sendo feito? E a integridade do investigado? Foi roubada alguma informação que era dele? Obteve textos ou dados e teve lucros e reconhecimento por isso? Com que profundidade eram feitas as buscas? Como descreveria o caráter de seus patrões? Dou muito crédito a Snowden.
O que aconteceu com Cartago não pode acontecer de novo, seria uma burrice e um problema para todo mundo alguém tentar isso novamente.
EDIT - Cartagena é uma cidade na Colômbia (ou na Espanha ou no Chile). Cartago (hoje em dia Túnis) foi uma potência derrotada por Roma. Obrigado pela correcao. Firmes e sem medo!