Só servlet x Frameworks (Performance)

Pessoal,

Tenho uma dúvida… O uso de um framework (struts, WW etc) só ajuda no sentido de arquitetura do sistema?

Por exemplo, se seu tiver uma pagina JSP que chama um servlet direto, processa minhas informacoes e devolve o resultado… isso nao seria mais rapido (por questoes de processos da aplicacao) do que usar um framework onde tem que passar por um controlador e tudo mais?

Se eu falar que nao importa “mto” o trabalho de manutencao depois, usar só servlets direto nao seria mais rapido?

Obrigado!!! :drinking:

Veja se o container / framework lhe fornece a maior parte das funcionalidades desejadas, e com base nisso tire uma conclusao.

Em muitos desses frameoworks o fato de existor controlador nao faz diferenca para voce, ja que ele eh processado “internamente”, e vc soh faria as classes de negocio.

Para codigos muito simples talvez nao seja melhor usar trezentos frameworks mesmo, mas eh mto relativo isso. Se o codigo sair do status “extremamente simples”, usar algum container / framework pode ser uma boa solucao nesses casos tambem. E vc ainda tera a “descullpinha” de “… se o projeto crescer, vai ser facil fazer as modificacoes” :wink:

Rafael

Olá,

Na verdade não ficaria mais rápido, não.
Os frameworks, apesar de já terem seus próprios códigos, fazem com que você escreva menos linhas de código otimizando a JVM. Com a JVM otimizada, a aplicação ganha em performance. Por exemplo, o WW que têm suas tags para otimizar a geração dos html’s. Tudo isso contribui para o aumento de performance na hora de execução do código.
Não podemos esquecer da escalabilidade, portabilidade e tudo mais que os frameworks nos oferecem.

Abraços.

Hum… interessante isso… vou testar entao!!!

Mto obrigado Rafael e asouza!!!

[]´s!

Eu discordo asouza_2000, usando qualquer framework entre seu código e o servlet-container vai degradar a performance, mesmo após algumas rodadas de otimização.

Porém isso pouco importa, hoje o maior gargalo das aplicações não é o hardware ou o servidor de aplicação, mas sim o desenvolvedor, que não consegue cumprir com prazos e metas. Ou seja, usar WW ou Hibernate são ótimas otimizações para o seu sistema. Principalmente por eles serem escalaveis, coisa dificil de conseguir escrevendo todo código do zero…

Se produtividade for bem menos importante que performance eu sugiro abandonar o java e desenvolver o sistema em C/C++ ou assembly.