E ae galera.
Estou começando a estudar java e orientação a objetos e estou com uma dúvida sobre a classe main.
Na declaração public static void main(String args[]), o que significa o parâmetro String args[]? Para que ele serve ?
Valeu .
E ae galera.
Estou começando a estudar java e orientação a objetos e estou com uma dúvida sobre a classe main.
Na declaração public static void main(String args[]), o que significa o parâmetro String args[]? Para que ele serve ?
Valeu .
Olá,
Você entende que String args[] significa um Array de String ok?
…
Quando você invoca pra rodar, a classe que tem o método main, você pode definir parâmetros de linha de comando. E esses parâmetros estarão nesse Array de String.
Digamos que você tem um programa de calcula a área e o perímetro de um Quadrado. A classe que contém o main é chamada de ExecQuadrado, ela depende de um parâmetro que diga para ela qual o tamanho do lado.
Como fazemos para executar essa classe no console?
java ExecQuadrado
Essa linha cima é a execução básica. Sem parâmetros de linha de comando. Provavelmente o programa não retornará nada.
Então temos que definir o lado na hora que chamarmos a classe.
java ExecQuadrado -l 5
O programa deve ser capaz de pegar do Array de String chamado args o valor do lado que é 5. Fazer os cálculos e devolver o resultado.
O parâmetro de linha de comando é esse:
-l 5
Em C, o main tem argc e argv.
Beleza?
Só pra deixar mais explicativo ainda.
Na primeira linha de código desse POST temos a palavra java. Que é um programa.
java classe chama o programa java para executar sobre a classe.
O programa java também pode ser usado com parâmetros de linha de comando. Por exemplo dizendo aonde está o classpath.
java -classpath "C:\java\pasta1\pasta2\pacote.jar;." classe
Espero não ter ficado chato de ler.