Sobre deprecated

Olá:

Quando quero declarar um método como deprecated tenho que fazer algo como:

/**

* @deprecated Faca outra coisa

*/

public void metodoDepreciado() { … }

Assim, para verificar se um determinado método está depreciado o compilador verifica se dentro do comentário javadoc existe a String "@deprecated". Ora, Comentários foram feitos justamente para serem ignorados pelo compilador :-? ! Isso inclui os comentários javadocs. Creio que isso foi uma bola fora dos criadores do Java.

Na minha humilde opinião seria mais adequado se "deprecated" fosse uma palavra-chave, usada como abaixo:

public void metodoDepreciado() deprecated("Faça outa coisa") { … }

Será que não há algum expert do JCP que não tenha pensado nisso? Qual a opinião de vocês?

Grato,

Rafael Ubiratam Clemente Afonso

Java 2 Certified Programmer

[ Esta mensagem foi editada por: rucafonso em 28-02-2003 11:07 ]

Acho que isso não foi uma bola fora. Afinal, simplifica o compilador e tambem a linguagem. Fica mais simples de vc dizer o que fazer, vc pode até criar links na documentação para o metodo que deve substituir o metodo deprecated. A estrutura que vc mostrou parece um pouco estranha. Entretanto, quando eu comecei a programar tambem achava que deprecated deveria ser uma palavra chave. Só que eu imaginava assim:

public deprecated void metodo() {}

E a explicação do que deveria ser feito ficaria na documentação assim como explicações sobre parametros, return e Exception.

Bem essa é a minha opinião. :-]

valeuz…