e tipo olhando assim e analisando ele é tipo uma solução para não ta usando muitos comandos sql, ou facilitando isso, ou seja, ela ajuda a fazer as conexao, selects, inserts etc… com java?
ser for isso então, para um iniciante seria adequado pegar ja o hibernate pra utilizar? ou aprender 1º fazer na “unha” os comandos sql mesmo!?
Talvez seja interessante você aprender a fazer na mão para depois entender no que ele te facilita, e para saber o que rola por trás (mais ou menos). Costumo dizer que a gente só deve usar a calculadora quando aprende a fazer as operações básicas.
tipo que em php eu ate sei, consulta, inserir, exibir… mas ai é diferente em comparar linguagem.
mas vou optar na “unha” mesmo… :] é verdade que pro aprendizado é melhor.
Eu sou iniciante em Java :shock: mas recomendo primeiro estudar SQL para depois simplificar no Hibernate :idea:
É melhor sofrer agora no começo e saber fazer direito do que apanhar para resolver os ‘pepinos’ que aparecem !!
No curso que estou fazendo o professor instruiu a estudar SQL -> JDBC -> Hibernate
Essa foi a melhor forma de aprender base de dados com java.
[quote=bruno_savi]mas o cara ja sabe sql
então para que ele vai estudar algo que ele ja sabe…
só dar uma lida em conexão com o java e fazer uns exemplinhos e vai direto para o Hibernate[/quote]
Sabe, mas nunca fez em Java. Estuda alguma coisa para depois ao usar Hibernate não ficar cego.
Concordo é mais facil chegar sabendo ou tendo noção do que atirar no escuro e tentar acertar mas de
qualquer forma se tiver afinidade com a SQL vai fundo
Té+ :thumbup:
No JAVA é diferente do PHP mas eu nunca programei em nenhuma linguagem to começando do JAVA e entendi bem o negócio é estudar então mas a obra se ja sabe SQL fica mais facil ainda de aprender.
Segue uma classe simples em java pra conexão com banco MySQL