e tipo olhando assim e analisando ele é tipo uma solução para não ta usando muitos comandos sql, ou facilitando isso, ou seja, ela ajuda a fazer as conexao, selects, inserts etc… com java?
ser for isso então, para um iniciante seria adequado pegar ja o hibernate pra utilizar? ou aprender 1º fazer na “unha” os comandos sql mesmo!?
Procure ler sobre banco de dados, cnostruir consultas na mão, etc, e ai então, Hibernate.
fiaux
Talvez seja interessante você aprender a fazer na mão para depois entender no que ele te facilita, e para saber o que rola por trás (mais ou menos). Costumo dizer que a gente só deve usar a calculadora quando aprende a fazer as operações básicas.
phpricardo
tipo que em php eu ate sei, consulta, inserir, exibir… mas ai é diferente em comparar linguagem.
mas vou optar na “unha” mesmo… :] é verdade que pro aprendizado é melhor.
bruno_savi
se vc ja sabe os comando sql…
acho que vc deveria só dar uma lida em conexões com banco de dados com java…
e usar o hibernate…
afinal os comandos sql são comandos sql não mudam…
apenas o jeito de fazer a conexão com o banco e executar a query…
J
jrtl6
Eu sou iniciante em Java :shock: mas recomendo primeiro estudar SQL para depois simplificar no Hibernate :idea:
É melhor sofrer agora no começo e saber fazer direito do que apanhar para resolver os ‘pepinos’ que aparecem !!
No curso que estou fazendo o professor instruiu a estudar SQL -> JDBC -> Hibernate
Essa foi a melhor forma de aprender base de dados com java.
Té+ 8)
bruno_savi
mas o cara ja sabe sql
então para que ele vai estudar algo que ele ja sabe…
só dar uma lida em conexão com o java e fazer uns exemplinhos e vai direto para o Hibernate
J
jrtl6
Ops :shock: :shock: :shock: verdade
Então encurta o caminho
JDBC -> Hibernate
Té+ :thumbup:
fiaux
bruno_savi:
mas o cara ja sabe sql
então para que ele vai estudar algo que ele ja sabe…
só dar uma lida em conexão com o java e fazer uns exemplinhos e vai direto para o Hibernate
Sabe, mas nunca fez em Java. Estuda alguma coisa para depois ao usar Hibernate não ficar cego.
J
jrtl6
Concordo é mais facil chegar sabendo ou tendo noção do que atirar no escuro e tentar acertar mas de
qualquer forma se tiver afinidade com a SQL vai fundo
phpricardo
Então sei SQL (nas noções, usando php etc…), mas em java se torna diferente
e realmente é interessante a ideia de jdbc -> hibernate
J
jrtl6
No JAVA é diferente do PHP mas eu nunca programei em nenhuma linguagem to começando do JAVA e entendi bem o negócio é estudar então mas a obra se ja sabe SQL fica mais facil ainda de aprender.
Segue uma classe simples em java pra conexão com banco MySQL
importjava.sql.Connection;importjava.sql.DriverManager;importjava.sql.SQLException;publicclassDATABASE{publicDATABASE(){}publicConnectionabrirBD(){ConnectionoConn;// Abre a conexão com o banco de dadostry{Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");// Define a URL do banco de dadosStringurl="jdbc:mysql://localhost:3306/consvet";Stringusuario="root";Stringsenha="root";oConn=DriverManager.getConnection(url,usuario,senha);System.out.println("Conectado ao banco de dados");returnoConn;}catch(ClassNotFoundExceptioncnfe){System.out.println("Driver não encontrado.");returnnull;}catch(SQLExceptionsql){System.out.println("Não foi possível conectar ao banco de dados.");returnnull;}catch(Exceptione){System.out.println(e.getMessage());returnnull;}}}
phpricardo
conserteza é mais complexo do que em php
$conn=mysql_connect("localhost","root","root");
mas não é dificil mesmo de compreender, muda mesmo é syntax, funções que são outras…
J
jrtl6
De primeira parece um pouco estranho mas depois de algum tempo fica simples olhar pra esses try … catch rs
Té+
to tentando fazer algo simples mas vejo q nao ta dando...
precisa mesmo de setar um banco de dados? queria apenas criar a conexao memso..=z
bruno_savi
/JAVA
seria seu banco?
phpricardo
sim É o banco né…
bruno_savi
então qual o problema?
phpricardo
:shock:
q nao sei pelo menos no eclipse nao “vai”, mas preciso saber sem em syntax assim ta correto?
bruno_savi
se vc colar o erro ja ajuda aparentemente parece normal a sintaxe
phpricardo
estou no trampo … e os esquema nao ta aqui ao chegar em casa noite eu vejo exatamente e posto…
vlw atenção.
J
jrtl6
Da pra criar uma conexão sim no meio da classe mas é recomendavel ja ter uma classe que conecte ao banco pq depois voce só cria um objeto dela na classe que vai utilizar a conexão e pronto.
E um detalhe nesse código a instrução do TRY precisa ser completada com o CATCH porque a partir dessas instruções você pode tratar erros usando tambem o THROW procura no site APOSTILANDO.COM sobre JDBC tem turoriais que explicam certinho como fazer conexões utilizando metodos de JDBC dentro da classe utilizada para acessar o banco.
phpricardo
boa… vlw… :lol:
shoko
kra vc baixou os drivers.
colocou no classpath???
baixa a apostila da Caelum FJ-21 que é muito boa pra JDBC
J
jrtl6
Nossa que mancada esqueci de falar sobre os drivers eu tenho uma apostila simples que fala de como colocar o driver no lugar certo e fazer um teste de conexão se quiser eu te envio e bem lembrado shoko
Vlww :thumbup: pela correção
edson87m
Cara to me vendo…a 6 meses
Hibernate é muito bom
más conselho de iniciante…
eu tambem iniciei a pouco tempo então
primeiro vai na unha
depois passa pro hibernate…
Hibernate é muito bom
Ira melhorar sua vida…
más vai pelo sql primeiro
bração t+