Sobre IDE NetBeans e sua licença

boa noite pessoal , eu tava dando uma olha e ache no inicio do cadastro do ide que ele e licenciado em GPL

Eu estou correto ??

Então se fizer um sistema Não vou ter o direito proprietário do fonte e do programa pela licença GPL obriga você disponibilizar o programa junto com condigo fonte , sobre a mesma licença !

Mais ai , achei no site do netbeams uma pagina para você cadastrar seus programa e gerenciar seus códigos , então como isso funciona ??

Caso alguns aqui já fez um programa proprietária para empresa , e usa o ide netbeans me explique como funciona .

Ou se tem outro ide que e licenciado em mit , ou outro licença prioritária !

Agradeço ajuda de todos

Bom dia,

Eu não sei em qual licença o Netbeans se encontra, mas deve ser alguma variação dessa que você citou. Sobre a GPL, você precisa abrir os fontes quando for utilizar algum projeto nessa licença como matéria prima de outro. O que não é o caso do Netbeans que você está usando como ferramenta.

Um exemplo é a Jvisualvm, que usa como motor o Netbeans. Então JVisualVM também precisa disponibilizar seu source.

A LGPL te obriga a ceder parte do código como biblioteca, que é o caso do QT.

o Netbeans é licenciado pela CDDL e a GPLv2, ta le em ajuda -> Sobre

Acho que a licensa, vc so pode disponibilizar seu software caso o netbeans venha dentro do seu projeto, ou seja vc usar a plataforma dele para desenvolver, se não vc é livre

Olá,
não há problemas com as licenças e o fato de você utilizar o IDE ou mesmo o Platform para construir sua aplicação. Detalhes podem ser encontrados em http://wiki.netbeans.org/FaqCommercialApp.
A única ressalva é que se alterações no código-fonte do NetBeans forem feitos você terá de contribuir isso de volta, criando um big e colocando o patch e os motivos, conforme explicado no link acima.

Att.

Então isso que achei estranho ,

A GPL , Na licença GPL esta falando que não pode licenciar um programa contendo duas licença caso tenha outra so ficara valendo a GPL ,

Sempre me falarão quando a esmola e demais o santo desconfia :smiley:

[quote=invaderzim]Então isso que achei estranho ,

A GPL , Na licença GPL esta falando que não pode licenciar um programa contendo duas licença caso tenha outra so ficara valendo a GPL ,

Sempre me falarão quando a esmola e demais o santo desconfia :smiley:[/quote]

O Objetivo da GPL é defender direitos autorais. Se você usar como matéria prima o netbeans, você tem que abrir seu projeto. Se fosse assim, pegar um projeto, alterá-lo e ganhar dinheiro em cima do trabalho dos outros ia ser uma beleza.

http://www.gnu.org/licenses/licenses.html#GPL

/
/

/
Então não vira para min ,

Então todos programador esta tipo , amarrado com a SUS , não posso criar nada novo que vou ter que liberar os fonte :smiley: (em off e outra se vc tiver uma empresa de criação e sua concorrente souber disso , lógico que ele vão cair em cima para vc liberá o fonte de todos seu projeto :D)

Igual achei na net , eclips e netbeas e so para estudos acadêmicos , para um negocio mais serio não vira :smiley:

[color=red](e outro pesquisando na net o netbeas e dual licença, achei no site deles no contato , Então ele tinha que colocar no inicio do IDE licença dual , mais não esta )

Sun, nas próximas versões passará a usar um sistema de dupla licença. Até agora o software estava licenciado sob a CDDL (licença classificada como aberta ou livre tanto pela OSI como pela FSF). A novidade é que a partir de agora poderá ser distribuída sob os termos da GPL

[/color]

Estou pesquisando para comprar a licença de outro ide proprietario

Abraços a todos ,

E lembre , liberem a mente :smiley:

Eu acho que você que tem que se libertar. De onde vc tirou que Eclipse e NetBeans são ferramentas para estudos acadêmicos? Não tenho nada contra o InteliJ ou qualquer outra ferramenta e uso o NetBeans a… 6 anos? talvez mais, nem lembro mais a quantos anos venho trabalhando come esta incrível ferramenta bem como amigos utilizam o Eclipse a anos a fio sem maiores problemas. Todas estas ferramentas tem suas limitações, tanto as proprietárias como as ferramentas livres (não necessariamente gratuitas) e por isso todas elas tem atualizações constantemente. Mesmo estes IDEs gratuitos como o NetBeans você tem como contratar empresas, como a própria Oracle, para suporte caso você precise ou se quiser, faça como eu, corrija seu próprio problemas e build o IDE em casa submetendo o patch fazendo sua ferramenta melhor a cada dia. Agora, você tem que ter em mente que este tipo de licença não te obriga a abrir o código do seu produto, se for assim caso você utilize Linux para desenvolver ou rodar seu aplicativo você terá de abrir seu código-fonte? Por acaso o Mac OS é aberto? Ele roda numa versão modificada de um Unix ou seja, eles publicam apenas as melhorias nas bibliotecas open source mas da mesma forma eles agregam valor ao produto incluindo novas ferramentas e funcionalidades proprietárias, e a mesma analogia pode ser utilizada para servidor de aplicação, Solaris, e tantos outros produtos open source que utilizamos hoje.

Att.

Amigo , não estou aqui para discutir ,

sobre qual ide ,

Estou aqui sobre licença eu achei na net isso "eclips e netbeas e so para estudos acadêmicos , para um negocio mais serio não vira " [color=red] UM OPINIÃO[/color]

E sobre GPL , o ebay foi processado , GPL sim obriga vc a liberar como nosso amigo do forum aqui disse ai em cima :smiley:

"

Outra mac esta sobre Licença BSD

"

Sim, ela obriga e neste caso foi porque a Skype fez alteração no kernel, ou seja, isso torna obrigatório sua distribuição mas isso não é viral a ponto de obrigar as aplicações rodando sobre o Linux a terem seus códigos fontes abertos. O mesmo se aplica aos IDEs, você não tem que liberar o código-fonte da aplicação que você escreve usando a ferramenta mas no caso do NetBeans, você tem que publicar as alterações feitas no próprio IDE (isso não se enquadra em um novo plugin, apenas em alterações no código-fonte original). São pontos bem diferentes.

Att.

Outra amigo aqui e microsof , um sistema e eles não editou na sou ussou um plug do sistema de emulador de um outro programa

Microsoft reconhece violação da GPL em ferramenta do Windows 7

Postado às 15:14 em Desenvolvimento, Software livre por Emerson Alecrim

Ilustração de código-fontePeter Galli, executivo da área de open source da Microsoft, reconheceu que a empresa utilizou, de maneira indevida, código-fonte disponibilizado sob a licença GPL v2 na ferramenta Windows 7 USB/DVD Tool, que permite ao usuário instalar o sistema operacional Windows 7 em um computador através de unidades USB (como pendrives).

De acordo com a Galli, a Microsoft não agiu com a intenção de violar a licença e contratou uma empresa terceirizada para criar a ferramenta. No entanto, Galli afirmou que isso não elimina a responsabilidade da Microsoft, mesmo porque a companhia não constatou o problema durante a revisão do código-fonte do programa.

Como forma de reparar esse erro, a Microsoft disponibilizará nos próximos dias o código-fonte do Windows 7 USB/DVD Tool e colocará a ferramenta sob a licença GPL v2. Além disso, Galli declarou que a empresa tomará o acontecimento com lição para futuros processos de revisão de código.

Acabei esquecendo de comentar anteriormente, nada pessoal sobre os IDEs :smiley:
Sei que o assunto aqui é licença e por isso citei vários projetos, até por que não sou nenhum advogado experiente em licenças mas conheço um pouco pra entender até onde temos que liberar o código-fonte ou não.

Att.

[quote=invaderzim]Outra amigo aqui e microsof , um sistema e eles não editou na sou ussou um plug do sistema de emulador de um outro programa

Ilustração de código-fontePeter Galli, executivo da área de open source da Microsoft, reconheceu que a empresa utilizou, de maneira indevida, código-fonte disponibilizado sob a licença GPL v2 na ferramenta Windows 7 USB/DVD Tool, que permite ao usuário instalar o sistema operacional Windows 7 em um computador através de unidades USB (como pendrives).

De acordo com a Galli, a Microsoft não agiu com a intenção de violar a licença e contratou uma empresa terceirizada para criar a ferramenta. No entanto, Galli afirmou que isso não elimina a responsabilidade da Microsoft, mesmo porque a companhia não constatou o problema durante a revisão do código-fonte do programa.

Como forma de reparar esse erro, a Microsoft disponibilizará nos próximos dias o código-fonte do Windows 7 USB/DVD Tool e colocará a ferramenta sob a licença GPL v2. Além disso, Galli declarou que a empresa tomará o acontecimento com lição para futuros processos de revisão de código.[/quote]

Este caso é mais simples, a M$ simplesmente copiou um software ou parte dele e utilizou sem liberar, se encaixa nos outros pontos. Não implica que todo o Win7 será liberado como GPL, apenas a ferramenta em questão. O que aconteceu aqui foi um copy and paste grandão :stuck_out_tongue:

Pronto melhor achei um tabela , outra eu gosto do netbeans , e eclips acho muito bom , :smiley: , mais estou mesmo querendo compra um licença comercial isso e de cada um ,

[quote=hmichel][quote=invaderzim]Outra amigo aqui e microsof , um sistema e eles não editou na sou ussou um plug do sistema de emulador de um outro programa

Como forma de reparar esse erro, a Microsoft disponibilizará nos próximos dias o código-fonte do Windows 7 USB/DVD Tool e colocará a ferramenta sob a licença GPL v2. Além disso, Galli declarou que a empresa tomará o acontecimento com lição para futuros processos de revisão de código.[/quote]

Este caso é mais simples, a M$ simplesmente copiou um software ou parte dele e utilizou sem liberar, se encaixa nos outros pontos. Não implica que todo o Win7 será liberado como GPL, apenas a ferramenta em questão. O que aconteceu aqui foi um copy and paste grandão :P[/quote]

Esse emulador não estava no windows isso e opcional , e so para você fazer o dowload e instalar pelo pendriver :smiley:

Essa tabela é correta em alguns cenários e incorreta em outros baseado em todos os pontos e fontes citadas anteriormente, até por que licenciamento é algo muito mais abrangente que isso. O fato de você querer ou não comprar uma licença deve ser baseada no fato de que a ferramenta, no seu caso o IDE, atenda as suas necessidades. O ponto fundamental desta thread era sobre o licenciamento do NetBeans e acredito ter respondido com o link original.

Att.

[quote=invaderzim]Pronto melhor achei um tabela , outra eu gosto do netbeans , e eclips acho muito bom , :smiley: , mais estou mesmo querendo compra um licença comercial isso e de cada um ,

[/quote]

Acho que vocês não entenderam o que eu quis dizer com “matéria prima”. Uma coisa é usar o netbeans para trabalhar, e outra coisa é ganhar dinheiro com o netbeans. São coisas completamente distintas.

A questão Julio é que em ambos os casos a mesma questão se aplica. Você pode utilizar o NetBeans como base para sua aplicação corporativa e proprietária se assim desejar, sendo necessário publicar as alterações na plataforma em si, e não os códigos-fonte da sua aplicação em si.

Att.

[quote=hmichel]A questão Julio é que em ambos os casos a mesma questão se aplica. Você pode utilizar o NetBeans como base para sua aplicação corporativa e proprietária se assim desejar, sendo necessário publicar as alterações na plataforma em si, e não os códigos-fonte da sua aplicação em si.

Att.[/quote]

Justamente. O código que será aberto seriam as alterações no netbeans. Por isso frizei o o.