Sobre IDEs, APIs e etc

Hahahaha! Eu não acredito nisso… Eu estou quase mandando uma cópia da minha identidade aqui… Mas voc^e iria dizer que é falsa mesmo…

De qualquer forma, o Marcos Eliziário, acho que é o único aqui no GUJ, pode dizer que eu existo.

Thiago, eu conheço o RAD sim sinh^o, inclusive acabo de fazer um treinamento (forçado) na mesma… treinamento que nem existe no Brasil…

Sabe o que eu acho? Uma baita ferramenta elefante branco. Bonita de se ver, mas sem agilidade e velocidade. Gera um monte de lixo não performático… uma gambiarra só.

ps: Eu uso IntelliJ a maior parte do meu tempo em Java.

Sabe um outro problema seu? Voc^e é miopé. Voc^e contou a pouco tempo atraz do cara que tinha uma impressoa 3D para fazer um prédio né?

Voc^e se esqueçe que antes de imprimir o predio em 3D, ele precisou de talento, conhecimento… E certamente não ignorou o papel, o lápis, a borracha, a regua, a folha de papel… até chegar a horá de ver aquilo no 3D.

Se voc^e fosse fazer um prédio daquele, ia querer ir logo para o 3D… ai já viu o que ia sair.

[quote=daniellibanori]Conclusão: meu Bash é uma ótima IDE. Leve, funcional e faz muita coisa. Só exige um pouco de conhecimento, visto que não tem ‘janelinhas’.
Se alguem programava assim 20 anos atrás, eu não sei, mas importa?
[/quote]

Pelo amor de Deus! :slight_smile: O pior é que eu já pensei assim… quando tinha 15 anos de idade. E não sinto saudade alguma.

[quote=daniellibanori]Meu ambiente de desenvolvimento é surpreendentemente bem integrado: posso debugar com script/breakpointer ou script/console, executar teste basta um rake, documentação através do RI ou do Gem Server, tráfego de rede então, tem um milhão de ferramentas que posso estar usando: tcpdump, netstat…
Não estou dizendo que todos devem utilizar essa solução, mas acho ela bastante completa e não a considero ultrapassada porque ela não me deixa na mão. Concordo que uma tela preta com um prompt piscando possa parecer meio assustador à primeira vista… Mas dizer que é velha e ultrapassada porque não é bonitinha?! Sejamos pragmáticos: faz tudo que eu preciso? faz bem? faz rápido? Então tá valendo, não?
[/quote]

Pragmático? Onde? A interface do Unix oculta as funcionalidades e é extremamente inconsistente.

Eu não vou perder meu tempo argumentando a favor das GUIs. Se ainda estivéssemos na década de 80, mas, caramba, hoje isso não tem como ser discutido. É fato.

[quote=daniellibanori]
PS: E é uma delícia você não precisar colocar a mão no mouse para programar a cada 2 minutos.[/quote]

Você sabia que existem combinações de teclas que disparam determinada função nessa coisa chamada GUI?

Você é um desenvolvedor ou um digitador? Se for um desenvolvedor então você não deveria se preocupar com a taxa de “teclas por minuto”. Um desenvolvedor deve pensar mais e teclar menos.

Desculpa, mas não é não. A GUI sozinha é uma bosta, assim como a linha de comando.

Pegue o exemplo do MacOX… Uma puta GUI e etc… Mas sabe o que faz ele perfeito? Junto com toda essa GUI tem um bash para voc^e utilizar quando for melhor.

Mais uma vez, voc^e está sendo miópe e achando que o mundo é preto ou branco.

[quote=microfilo]
Eu concordo que esse negócio de "ah, olha que legal, eu dou um ou dois comandos e o rails gera uma aplicação para mim, olhem que produtivo" é bobagem. Nem todas as aplicações são uma junção de CRUDs que podem ser gerados.
Mas alguns coisas podem ser imitadas do Ruby\Rails (hehe, eu mesmo estou fazendo isso ) e trazer muitos ganhos. [/quote]

Como se Rails só fizesse CRUD. Ruby &gt Rails &gt Scaffold, ok?

Hum, qual o problema de uma linha de comando?! Quando eu fiz uma migração Windows para Linux numa empresa, coloquei Gnome, eu uso Gnome, mas programo num ambiente inteiramente baseado no Bash. Quando navego na internet, utilizo o Firefox no Gnome. Algumas coisas eu me sinto mais confortável dentro do Gnome, outras, no Bash.
Não entendo qual a sua birra com linhas de comando? Você não sabe os comandos, é isso? Ou tem preguiça de aprende-los? Caso for a primeira opção, basta você estudar, caso for a segunda, sinto muito, mas você está na área errada.

Ano passado?

Essa eu ainda estou tentando digerir.

É fato para você, pois existem milhares de programadores ai fora em um ambiente de programação extremamente parecido com o meu. Sãos pessoas que construiram e constroem coisas como o Linux, FreeBSD etc.
Avisa lá eles, porque eles ainda não descobriram que esse ambiente de desenvolvimento está ultrapassado…

Eu é que te pergunto.

Eu teclo menos, eu programo em Ruby.

[quote=juzepeleteiro]Sabe o que eu acho? Uma baita ferramenta elefante branco. Bonita de se ver, mas sem agilidade e velocidade. Gera um monte de lixo não performático… uma gambiarra só.

ps: Eu uso IntelliJ a maior parte do meu tempo em Java.[/quote]

Explique essa “gambiarra”? Como pode ser gambiarra? O Eclipse é gambiarra? Agilidade qual? A “agilidade” hype do momento ou responsividade para o usuário?

Opinião é que nem …, cada um tem a sua. Eu não concordo contigo, pois foi a IDE mais completa que vi até agora, mas enfim… ainda penso que alguns respondem apenas pelo prazer de contrariar.

[quote=juzepeleteiro]Sabe um outro problema seu? Voc^e é miopé. Voc^e contou a pouco tempo atraz do cara que tinha uma impressoa 3D para fazer um prédio né?

Voc^e se esqueçe que antes de imprimir o predio em 3D, ele precisou de talento, conhecimento… E certamente não ignorou o papel, o lápis, a borracha, a regua, a folha de papel… até chegar a horá de ver aquilo no 3D.

Se voc^e fosse fazer um prédio daquele, ia querer ir logo para o 3D… ai já viu o que ia sair.[/quote]

Nossa, você até sabe o que eu quero!! :slight_smile:

O meu exemplo é correto, e não existe essa de “querer logo o 3D”, a pessoa precisa do conhecimento e deixei isso bem claro na outra thread. As ferramentas existem para nos ajudar também.

Se é a X, a Y ou a Z não importa, o que importa é que precisamos delas.

[quote=Thiagosc][quote=juzepeleteiro]Sabe um outro problema seu? Voc^e é miopé. Voc^e contou a pouco tempo atraz do cara que tinha uma impressoa 3D para fazer um prédio né?

Se voc^e fosse fazer um prédio daquele, ia querer ir logo para o 3D… ai já viu o que ia sair.[/quote]

Nossa, você até sabe o que eu quero!! :slight_smile:

O meu exemplo é correto, e não existe essa de “querer logo o 3D”, a pessoa precisa do conhecimento e deixei isso bem claro na outra thread. As ferramentas existem para nos ajudar também.

Se é a X, a Y ou a Z não importa, o que importa é que precisamos delas.[/quote]

Eu não falei só do conhecimento, mas que o papel, lapis, borracha… uma figura de linguagem… mas deixa pra lá… voc^e não entenderia mesmo…

Até que enfim você disse algo decente. Pena que não pense realmente assim.

Como o Rafael disse em outro tópico, aqui existem pessoas de bom senso, então assim sendo deveriam fechar esse tópico.

A idéia fixa que ele tem de que alguém aqui defende a substituição do Java chega a ser estúpida. Existem milhares de sistemas desenvolvidos em COBOL, e nem por isso os desenvolvedores deixaram de olhar e pesquisar outras plataformas. E mais, ele continua ai até hoje. Isso me parece medo e incapacidade de aprendizado, de pesquisa, de querer conhecer coisas novas.

Fora isso, o cara tem quase 300 mensagens, e 98% delas dirigidas a falar mal do que ele nem conhece. Pena que ele não use esse tempo livre pra ajudar quem tem dúvidas no forum. E agora deu pra atacar membros do forum, falando que seus nomes não existem. Lamentável.

Porque as respsotas já foramd adas em todos os outros tópicos e você abriu este apenas apra fingir que elas não existem.

Aliás, thiago, qual sua área? que tipos de sistema tem desenvolvido? Estou curioso para saber em que área se faz tudo com GUIs e onde linahs de comando são desprezadas…

As vezes as pessoas se contradizem… não tenho como provar mas tenho uma grande certeza se tratar da mesma pessoa…

Seguindo a lógica, Ruby ou RoR pode ser melhor que Java para determinados tipos de sistemas.

Quem quiser mais : http://today.java.net/pub/pq/99

Integrated Development Envrionment vs Rapid Application Development

Banana vs. Santa Rita de Ibitipoca?!