Sabe, tenho observado certos temas recorrentes nas conversas dos anti-Java com os pró-Java, aqui e em diversos outros sites. O que me impressiona não é a possibilidade de existirem alternativas melhores, mas sim a de quererem substituir o Java por NADA, “uma linguagem, mais o notepad, e mais uma meia dúzia de APIs”. As argumentações são similares:
“Em 1997 não existiam IDEs decentes para Java e isso não impediu o Java de crescer, logo IDEs não são necessárias”
Sim, e nenhuma empresa da década de 60 precisava de internet. E daí? Os tempos mudam e a necessidades também. Os seres humanos existem desde antes da invenção do telefone, e nem por isso o telefone é menos importante.
Esse, de todas os “fatos”, é o mais indecente. Não sei se é por estupidez honesta ou cegueira causada pela profissão de fé de Rubyista, mas É uma baita falha de lógica. Ou talvez eles vivem num mundo estático, vai saber… “se há 20 anos era assim então deve ser amanhã também”
“O Ruby é tão bom, mas tão bom, que nem é necessário IDEs”
Claro, como se IDE fosse apenas Wizards para projetos, com templates de código aqui e ali. Acho que esse pessoal nunca ouviu falar de refactoring, só isso já me faz querer uma IDE para qualquer coisa. Fora a integração com debugger, profiler, interfaces para testar webservices, inpecionar tráfego na rede e outras ferramentas essenciais.
“Quando eu falo de Ruby falo apenas da linguagem, porque as pessoas juntam Eclipse + Java EE + Hibernate tudo numa coisa só e chamam isso de Java?”
Eu pergunto a cada usuário desse fórum para que pense por si mesmo. No seu dia-a-dia quais são as suas necessidades? Vocês desenvolvem sistemas do zero, sem APIs e sem documentação? Vocês trabalham com o notepad?
Java introduziu a idéia de plataforma para as massas, uma que traz uma class library mais completa, afinal de contas ninguém escreve todas as libs do zero, um mecanismo de documentação embutido com o javadoc.
Mais tarde outras coisas foram adicionadas, como a separação de Javas, SE, EE e ME. Podem chamar isso de marketing, mas ter um conjunto de APIs e tecnologias voltadas para determinados tipos de problema facilita e muito.
Me pergunto, que organização essas novas religiões têm?
O tipo de pessoa que diz isso é o mesmo que diz que Linux é só um kernel, como se um kernel de SO sem aplicações para rodar fosse útil para alguma coisa, ou que C++ é uma linguagem apenas, como se uma linguagem sozinha sem libs e nem mais nada fosse útil.
Essa divisão não existe no nosso trabalho. O que precisamos é de uma plataforma para trabalhar, a Microsoft tem o Windows mais o .Net, nós temos o Java
Essas pessoas de outras linguagens que criticam o Java deveriam parar para estudar o sucesso dele. Eles poderiam aprender coisas valiosíssimas para usar em suas respectivas plataformas. A Microsoft aprendeu, tanto que lançou o .Net.
Quase esqueci a pior de todas:
“O preço do ciclo de CPU é menor do que de hora de programador”
Em 1986 uma linguagem que tivesse 60% da velocidade do C era considerada lenta. Vamos imaginar que essa linguagem hoje ainda tenha 60% da velocidade do C.
Vocês concordam que o 60% de 20 anos atrás é muito menos que os 60% de hoje? Mas isso ainda seria considerado lento!! O tempo passou e hoje esperamos mais dos aplicativos que usamos, que eles desempenhem mais tarefas! Vejam só o Office! Sempre arranjam o que colocar a mais naquilo! Vejam seus desktops!
Performance é importante, e foi uma coisa acertada que colocassem isso como prioridade para o Java. Hoje temos uma plataforma competitiva por causa disso.
Enfim, só queria uns pingos nos Is. Esse pessoal começa com ataques pessoais e começa a misturar tudo, com simplismos e lógica falsa apenas para confundir. Aqui está uma idéia completa, agora todo é livre para concordar ou não.