Pessoal, neste meu início de estágio (irá completar 6 meses neste mês) eu andei reparando que pelo menos é bem difícil fazer o que te mandam de uma maneira correta, sem ter que mais pra frente, reescrever muito código… No meu caso, o negócio está funcionando, até que bem, mas eu sempre sinto de que poderia ser melhor, ter um melhor reaproveitamento do código e por aí vai, melhor orientado a objetos… Me falaram que sempre depois que tu termina a primeira versão, é na segunda que tu ve como as coisas poderiam ser diferentes… Bom, queria saber se essa fase foi normal com vocês…
Sobre início de carreira
6 Respostas
Bem ainda não passei por esta fase mas, eu acho que tudo fica um pouco melhor com experiencia e boa vontade. E seu código esta legivel ? Consegue dar manutenção sem problemas ?
Um dos maiores problemas na minha opnião é código “porco” se você está fazendo quase tudo direito, ou seja, errando somente em alguns detalhes com o tempo tudo vai ficar bem melhor!
Boa sorte na carreira profissional!!!
ps: não comentei se isso aconteceu comigo porque ainda não passei por isso, estou terminando a faculdade mas ainda não fiz nenhum estágio e nem trabalhei (experiencia zero!!!).
{}´s 
Isso é TOTALMENTE normal.
E o legal de programar é isso.
Alguns sistemas que eu fiz só ficaram realmente bem feitos depois da 2a ou 3a vez de uma boa reescrita do zero.
A perfeição seria vc começar a desenvolver código que não precisa de refactoring, sem paus de design, etc e tal. Mas quem precisa da perfeição ? Existe perfeição ?
Com o aumento do seu número de horas de programação vc vai melhorando nisso. Isso é o tipo de coisa que só a prática e a experiência de séculos de programação em OO vão te dar.
Com o tempo vc fica que nem esses crânios aki do guj que fazem programas gigantes e pouco código reescrito… ((;
Claro q estudar um bocado de refactoring tb faz bem, tem muito livros bom pro ai… um bacana é o Refactoring Workbook.
teh.
De uma estudade em refactoring, com isso você vai poder melhorar o código existente o tempo todo e sem perder funcionalidade.
Olá…
Código porco que funciona é algo perfeitamente natural!
Eu indicaria para você ter um certo foco no seus estudos em assuntos como refactoring, testes, boas práticas de programação e etc.
Quando vc sai focando demais tecnologias e frameworks, quando vc se depara com sistemas porcos, vc sempre acha que aquilo naum tem jeito, e que em breve o sistema ficará tão porco que ele irá se acabar sozinho e será descontinuado. Mas quando vc muda o foco, vc percebe que ele ainda tem jeito.
Um livro legal para começar é:
Pragmatic Programmer.
Dá uma olhada neste tópico:
http://www.guj.com.br/posts/list/26686.java (o último post comenta sobre o livro)
Abraços!
Thiago Senna
engracado,
já passei por situacao semelhante qdo programava em ASP, logo qdo
o CGI foi deixado de lado e sugiram ASP , PHP.
Me dava agonia, nao tinha separacoes de camadas, era uma macarronada
só …
O ideal é que vc comece sempre sendo organizado e estruturado, desenhe
diagramas , classes, tente modelar seu problema com o.o , e estude algumas metodologias e padroes, responsabilidades de camadas, etc …
O conceito de encapsulamento ajuda tb vc fazer esse Refactoring … sem fazer grandes alteracoes em outros …