Sobre início de carreira

Pessoal, neste meu início de estágio (irá completar 6 meses neste mês) eu andei reparando que pelo menos é bem difícil fazer o que te mandam de uma maneira correta, sem ter que mais pra frente, reescrever muito código… No meu caso, o negócio está funcionando, até que bem, mas eu sempre sinto de que poderia ser melhor, ter um melhor reaproveitamento do código e por aí vai, melhor orientado a objetos… Me falaram que sempre depois que tu termina a primeira versão, é na segunda que tu ve como as coisas poderiam ser diferentes… Bom, queria saber se essa fase foi normal com vocês…

Bem ainda não passei por esta fase mas, eu acho que tudo fica um pouco melhor com experiencia e boa vontade. E seu código esta legivel ? Consegue dar manutenção sem problemas ?
Um dos maiores problemas na minha opnião é código “porco” se você está fazendo quase tudo direito, ou seja, errando somente em alguns detalhes com o tempo tudo vai ficar bem melhor!
Boa sorte na carreira profissional!!!
ps: não comentei se isso aconteceu comigo porque ainda não passei por isso, estou terminando a faculdade mas ainda não fiz nenhum estágio e nem trabalhei (experiencia zero!!!).
{}´s :wink:

Isso é TOTALMENTE normal.

E o legal de programar é isso.

Alguns sistemas que eu fiz só ficaram realmente bem feitos depois da 2a ou 3a vez de uma boa reescrita do zero.

A perfeição seria vc começar a desenvolver código que não precisa de refactoring, sem paus de design, etc e tal. Mas quem precisa da perfeição ? Existe perfeição ?

Com o aumento do seu número de horas de programação vc vai melhorando nisso. Isso é o tipo de coisa que só a prática e a experiência de séculos de programação em OO vão te dar.

Com o tempo vc fica que nem esses crânios aki do guj que fazem programas gigantes e pouco código reescrito… ((;
Claro q estudar um bocado de refactoring tb faz bem, tem muito livros bom pro ai… um bacana é o Refactoring Workbook.

teh.

De uma estudade em refactoring, com isso você vai poder melhorar o código existente o tempo todo e sem perder funcionalidade.

Olá…

Código porco que funciona é algo perfeitamente natural!

Eu indicaria para você ter um certo foco no seus estudos em assuntos como refactoring, testes, boas práticas de programação e etc.

Quando vc sai focando demais tecnologias e frameworks, quando vc se depara com sistemas porcos, vc sempre acha que aquilo naum tem jeito, e que em breve o sistema ficará tão porco que ele irá se acabar sozinho e será descontinuado. Mas quando vc muda o foco, vc percebe que ele ainda tem jeito.

Um livro legal para começar é:
Pragmatic Programmer.

Dá uma olhada neste tópico:
http://www.guj.com.br/posts/list/26686.java (o último post comenta sobre o livro)

Abraços!
Thiago Senna

engracado,
já passei por situacao semelhante qdo programava em ASP, logo qdo
o CGI foi deixado de lado e sugiram ASP , PHP.

Me dava agonia, nao tinha separacoes de camadas, era uma macarronada
só …

O ideal é que vc comece sempre sendo organizado e estruturado, desenhe
diagramas , classes, tente modelar seu problema com o.o , e estude algumas metodologias e padroes, responsabilidades de camadas, etc …

O conceito de encapsulamento ajuda tb vc fazer esse Refactoring … sem fazer grandes alteracoes em outros …