Sobre JMS Ponto a Ponto

Olá pessoal, estou estudando a API JMS do Java, entendi bem o conceito de como funciona o modelo de Ponto a Ponto, o modelo de Publish/Subscribe, entendi melhor ainda, consegui encontrar muitos exemplos práticos sobre…
Mas de POnto a Ponto ainda, não consegui pensar em nenhum ainda. Será que alguém poderia me dar um exemplo prático sobre Ponto a Ponto?

Até onde conheço o termo, ponto a ponto se refere a integrações diretas entre dois sistemas, sem passar por um middleware (ESB, por exemplo) que fizesse a interface entre eles.

Sim, isso eu entendi. Mas eu queria um exemplo de sistemas que funcionam assim, mas com o modelo Ponto a Ponto. Você conhece alguns?

Dá uma olhada neste slide http://www.slideshare.net/netarchitects/04-felipe-oliveira-think-decoupled-soa/11 mostra sistemas e clientes tendo que implementar integrações com APIs proprietárias como da Siebel, SAP, feitas em C++, Java RMI, entre outras.

O próximo slide mostra a primeira geração de produtos de Integração de Aplicações Corporativas, que falam esses diferentes protocolos por você, precisando somente saber implementar a integração com o produto.

A segunda geração já implementa padrões para não ficar amarrado a um produto de EAI.

Desculpe o repost, mas agora acho que entendi o que você queria dizer.

No livro EAI Patterns tem o pattern de mensageria Point-to-Point Channel, que nos termos do JMS é uma Queue. Publish-Subscribe Channel em JMS é o Topic.

Point-to-Point neste contexto é você mandar uma mensagem, que fica guardada numa fila de mensagens, até que o destinatário leia a mensagem desta fila. Neste modelo tem a garantia que a mensagem será processada somente uma vez.

Pense como se fosse um email mandado de uma pessoa para outra.

No modelo Publish-Subscribe funcionaria como um jornal de notícias, você e outras milhares de pessoas assinam o jornal, e todos o recebem em casa sempre que uma nova edição sair.

A diferença básica entre os dois é que há somente um consumidor das mensagens da fila, e a mensagem é removida após o reconhecimento dela pelo destinatário, enquanto podem haver vários assinantes no segundo modelo.

Ola, um bom exemplo do modelo PTP eh o de vendas online. O usuario acessa o site de uma determinada loja virtual e efetua a compra. O sistema da loja confirma seu pedido e publica uma MENSAGEM para a fila de PEDIDOS. O sistema da transportadora atraves de um Message-Driven Bean poderá tratar da seguinte maneira o seu pedido:

1. coleta os produtos no estoque
  2. notifica o cliente que os pedidos estao sendo empacotados
  3. empacota o pedido
  4. despacha o caminhao
  5. envia um email afirmando que o pedidos esta a caminho.

espero ter ajudado.