Sou Iniciante Java, venho de programaçao OOP em PHP (uns 70% dos meus codigos PHP sao OOP) e 100% Delphi
Minha maior duvida em Java é sobre Layouts.
todo mundo fala sobre BorderLayout, GridBagLayout (eh o que eu mais uso em Layouts) e etc… mas da muito trabalho fazer isso.
Por exemplo, eu quero montar um Formulario de cadastro, com Codigo, Nome, Endereco, usando JLabel e JTextField, eu até fiz usando o GridBagLayout, mas tem duas coisas.
Primeiro: deu um puta trampo digitar linha por linha
Segundo: se o cliente resolve por exemplo adicionar um TextField no meio da tela, nossssaaaaa, ai ferra tudo.
Se for utilizar setLayout(null), usando o JBUilder por exemplo, é bem simples de montar a tela e depois se precisar mexer em alguma coisa é facil de posicionar novamente.
Gostaria de opinião de voces que realmente trabalham com Java, como voces trabalham?
vcs nao perdem muito tempo fazendo tela nao?
Rapaz eu tb estoiu iniciando um projeto pra valer no JAVA, e realmente o que vc falou e verdade, o gerenciador de layout do JAVA deixa quem ta iniciando confuso par não dizer perdido :shock: …
E uma porrada de tipo de layout e principalmente quem e acostumado com layouts fixos como delphi e compania, vixi demora pra pegar, eu ate hoje não peguei direito a galera mais fera podia dar essa força pra gente como vcs usam os gerenciadores de layout ? qual melhor maneira ?
Olha… na verdade o único layout que considero “realmente” complicado é o GridBagLayout, mas pra falar a verdade, até hoje posso contar nos dedos quantas vezes foi realmente necessário utilizá-lo!
É possível utilizar layouts simples como FlowLayout-GridLayout e BorderLayout.
O BorderLayout é fantástico para construir GUIS rapidamente. Em um formulário, como o colega citou, você pode fazê-lo utilizando por exemplo, um painel que utilize FlowLayout com um label e um formlario, e utilizar um GridLayout para colocá-los um abaixo/ao lado do outro.