Chegando ao fim do semestre, está começando a aparecer um monte de gente que fica sabendo do site do GUJ e vem pedir para ajudar com o trabalho de fim de semestre, com as provas, lição de casa e outras coisas.
Isso é legal (porque indica que o nosso site está ficando bem conhecido e é agora uma das grandes referências para os interessados por Java no Brasil), mas é meio chato também.
Eu compreendo (afinal de contas, já fui estudante), mas não tenho tempo de ajudar esse pessoal (que volta e meia chega a ser irritante de tão folgado), mas o que vocês aconselham a fazer, de modo geral? (Fora mandar o cara se virar, que não é sempre a melhor solução - como vocês sabem, muitas vezes o Java é só uma matéria que faz parte do currículo e não é o objetivo principal do universitário).
P.S. De vez em quando, até ajudo (principalmente quando acho a dúvida interessante, e o cara sabe pedir e você vê que o cara é interessado, só está empacado em uma dúvida que se bobear até a gente tem). Seria interessante haver um subfórum do tipo “Ajudo a fazer sua lição de casa”?
poxa a unica coisa que eu acho foda é que tem nego que não faz nada, nem tenta e já vem pro guj achando que aqui tem vários bots que respondem perguntas aleatorias como se fosse o maior prazer
acho que se a galera realmente tentasse aprenderia, mas muita gente vê uma excessão do nada e vem desesperado pra cá
Concordo com o que o Leozin e o que o thingol disse, pra alguns Java é apenas mais uma materia chata na facul que vc tem q ficar se matando para passar, mais creio que pra outros ja não é bem assim.
Tive uma experiencia por esses dias , respondi um tópico de um carinha e o mesmo nao se contentando pegou o meu msn , achando q eu iria dar uma aula on-line pra ele ! rs rs rs rs…cada coisa q aparece…!
Acho que abrir um tópico é a ultima coisa pra fazer…experiencia própria. A menos que seja um assunto interessante.
Não tenho nada contra ajudar, se o cara mostra que está tentando fazer, está tendo alguma duvida, alguma dificuldade. Mas tem cada cara de pau, que simplesmente cola a especificação do exercicio, ou trabalho, no post, esses sim eu mando si fu***.
Mas se tem aquele cara que tá tentando fazer, tá com alguma duvida aqui ou ali, não custa nada responder, afinal, ninguem nasceu sabendo, e muita gente não tem facilidade nisso.
Tem que ajudar quem se ajuda, quem enxerga uma matéria, seja ela qual for, como uma a mais no curriculo, acho que está no lugar errado.
Novatos todos já fomos…a questão decisiva pra mim sempre é questão do quanto o usuário está interessado. Se o cara vem mostrando exemplo de onde parou, explica decentemente a dúvida(mesmo que seja a mais non-sense possível), até da pra ajudar. Mas claro, se a resposta pode ser encontrada numa busca das mais simples, ah, uma escrachadinha de leve não faz mal :mrgreen:
Costumo ajudar o máximo que eu puder, mas se eu sentir que o cara está abusando demais da minha boa vontade (fazendo corpo mole), eu dou uma puxa de orelha. Normalmente também costumo mandar uns links para o fulano pesquisar (com os cumprimentos do Google/Wikipedia).
Lembro das cadeiras de pascal, la no passado, quando não havia google (des cobrimos o altavista meses depois) onde ficavamos chutando alguns endereços e encontrei um pascal.org que era sobre a família Pascal, uns mórmons americanos…
Mas ao menos eu tentava fazer, tem cara sem noção que só joga os problemas. Se eu pudesse respondia com “problema é teu” mas ai vão dizer que não sou ético :oops:
ah… sempre q eu posso eu dou uma forca, mas o problema e que se agente nao da um puxao de orelha de vez em quando o cara nao descobre q pode resolver sem a ajuda de ninguem.
E logo em seguida cola um enuciado quilometrico… Esses, quando leio, é só pra ver o nível dos exercicios que o cara ta tendo que fazer. Não respondo, mas nao faço como muita gente aqui que perde o mesmo tempo que gastaria pra responder dando uma colada no cara.
Nesses casos acho que deveriamos ignorar. Nos casos que o cara pede ajuda para pontos especificos não custa dar uma força.
Como ninguém nasceu sabendo eu não dou bronca, desde que a pessoa mostre interesse e não faça corpo mole.A pessoa precisa demonstrar interesse em aprender e um pouco de educação.
Senti falta da opção:
“eu ajudo, desde que eu não faça o exercício pra ele”
Gente interessada ou mostra o que tentou fazer ou pede por links sobre o assunto ou quais palavras-chave procurar no google.
A premissa é simples: se alguém não tem inteligência suficiente para buscar algo na internet não tem inteligência suficiente para programar em Java.
Quer moleza? Pague uma cerveja para aquele colega de classe que efetivamente prestou atenção nas aulas, oras.
Posts tipo o da nanda lá no Java Básico eu ignoro. Antigamente eu ainda postaria resmungando.
Outro indicio que pode ser observado (embora pelo conteudo geralmente eh facil perceber quem esta a fim de apenas pegar uma cola pronta) eh a quantidade de mensagens do usuario, ou seja, o historico dele no forum. Tem cara que a primeira mensagem dele eh pra pedir ajuda, sem nem explicar a duvida (provavelmente ele nao chegou a ter nenhuma).
Um recurso que tem facilitado, indiretamente, a vida desse tipo de criatura eh o upload do forum. Antigamente o cara ainda precisava se dar ao trabalho de digitar, ou ao menos copiar/colar, o conteudo dos exercicios. Hoje em dia, como tudo ficou mais pratico, ele simplesmente sobe o arquivo enviado pelo seu professor e diz, na cara de pau: “baixa o arquivo, da uma lida e resolve pra mim”.
É, realmente é uma questão difícil que está sendo tratado neste tópico. A comodidade do ser humano é tanta que, como vocês já falaram, o cidadão chega aqui e cola o exercício, sem ao menos fazer um comentário ou ter lido…rs
Também tem cada professor viu! Apesar de ter aqueles que se esforçam e tudo, como aquele tópico no Java Básico onde a professora viu seus alunos postando o exercício que ela tinha dado para ajudar na nota! :shock:
Mas tem uns professores que nunca ouviram falar em didática…rs
Acho que se a pessoa demonstra interesse, uma ajudinha é válida!!
Agora, aquele povo que é o extremo entre folga, comodidade e desespero fica difícil né… Sou a favor de se ignorar o tópico, em vez dos xingamentos! rs… :roll:
Creio que a maioria aqui concorda que o objetivo do GUJ é possibilitar a troca de informações e o intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais.
Mas precisamos diferenciar entre o profissional que tem alguma dúvida e pede a ajuda dos colegas daquele(a) cara/garota que sequer consegue explicar no post o que ele precisa, ou se limita a colar o exercício e pedir a solução pronta.
De um modo geral, ignoro estas mensagens, ou as leio só para ter idéia da cara de pau do sujeito. Mas confesso que alguns extrapolam, e conseguem me irritar profundamente. Se o cara tem preguiça ou não consegue sequer começar a resolver o trabalho da faculdade, é melhor pedir transferência para o curso de Veterinária.
Esses dias dei uma escrachada numa guria, até tomei 1 estrelinha, risos … mas não deu. A mina nem teve o trabalho de formular uma questão à respeito da dúvida.
Sinceramente, acho que o estudante precisa queimar um pouco de neurônio e formar a dúvida de forma coerente, aí sim ajudo, pq faz parte do dia-a-dia de todos.
Ninguém aqui sai perguntando uma particularidade por exemplo do Spring, se ter tentado algo antes, ter lido a documentação oficial e não ter conseguido resolver.
Esse comprometimento tem que existir e acho a escrachada uma boa ferramenta para tal
:twisted:
Acho que a pessoa interessada em Java que pergunta alguma coisa que vc vê que é alguma dúvida que quase todos que passaram por esse ponto tb tiveram, essa pessoa sim merece ser ajudada e tudo mais.
Agora, acho que pessoas que não levam Java a sério e que estudam somente para passar na matéria na faculdade, essas deviam por si próprias não se cadastrarem em um fórum sobre Java.
Eu nunca me cadastrei em nenhum forúm sobre Gerência de Projetos e Sistemas Operacionais ora bolas ?!?!?!?!?!
Quem tiver dúvidas que procure em algum livro, na internet ou com algum colega, pelo menos sempre fiz isso primeiro antes de perguntar alguma coisa aqui no GUJ.