Aproveitando o tópico http://www.guj.com.br/posts/list/0/31927.java#454575
e para não tirar o foco do tópico, abri este com o intuito de saber quais as experiências dos usuários do GUJ com máquinas virtuais.
QUais utilizam?VMware?VirtualBox?
Qual SO é host/guest?
Que tipo de ambiente você monta com essas maquinas e com qual finalidade?
Uso VirtualBox para rodar XP sobre Fedora 8.
O objetivo é ter uma contingência para alguma apresentação ou documento (xls/doc) que apresente comportamento diferenciado no Open Office.
O host é um Linux Mandriva. Já o cliente, são 3 instalações de Windows: duas 2000 Professional e outra XP.
Uma do 2000 tem o Oracle instalado. A outra tem o iPlanet/SunONE. E a máquina com XP é para quando preciso usar algo que só roda em Windows e não tenho paciência pra usar o WINE (como o emulador S60 da Nokia, ou programas para atualizar firmware do celular).
O motivo do Oracle e do iPlanet/SunONE estarem em máquinas Windows é que antes eu usava apenas o Windows, então instalei neles. Mas depois migrei pro Linux e não tava nem um pouco afim de reinstalar tudo. Preferi reaproveitar as máquinas virtuais mesmo. E o motivo que me fez instalar os programas virtualizados foi simples: não entulhar a instalação do Windows que usava com coisas que nem sempre precisam estar rodando!
Uso o VMWare. Até tentei colocar pra rodar o Virtual Box, mas ele não estava reconhecendo os arquivos do VMWare.
[quote=fenrir ] Uso o VMWare. Até tentei colocar pra rodar o Virtual Box, mas ele não estava reconhecendo os arquivos do VMWare.
[/quote]
Eu tentei usar o VMWAre mas ele parece que não me deixa rodar o Ubuntu virtualizado…
VMWare Fusion todo dia para rodar Ubuntu no MacOSX
Porque rodar o ubuntu?
Que tipo de aplicação você virtualiza?
Qualquer aplicação em servidor Linux. Eu não confio no MacOSX como servidor, mesmo emd esenvolvimento.
VMWare; normalmente tenho de instalar todas as versões possíveis do Windows (desde o 95 em português até o 2008 em inglês).
Host Ubuntu + WMWare Workstation.
Normalmente virtualizo Windows XP, pra rodar algum aplicativo que eu prefira rodar no Windows ou que simplesmente não tenha um concorrente no Linux (ferramentas Adobe) (PS: Linuxers xiitas, nem me venham falar em usar só Linux.Se tem uma coisa que gosto no Java é a PORTABILIDADE. Portanto, liberdade pra mim é poder usar O QUE EU QUISER, desde que seja legalizado… srsr)
Muitas vezes, devido a algum projeto, acabo montando outras máquinas virrtuais, normalmente para testes. Aí a salada varia. Tem tudo que é sabor de Linux e Windows.
E para brincar, de vez em quando eu monto alguma VM com algum sistema que não conheço, como Solaris. Infelizmente não sei como fazer uam com o Mac OSx num PC. Aliás, nem sei se isso é possível. Ou quanto trabalho dá.
Alguém já montou VM só para brincar de ferrar com o SO? srsrsrsrsr Mais algum “terrorista”? rsrssr
Então a maioria utiliza vmware mesmo.
Beleza, vou fazer uns testes com essa máquina e ver no que dar, a principio host será windows, porque tentei usar o linux nativo e me dei mal…
Uma pergunta antes que eu faça uma cagada aqui… na opinião de vocês o Eclipse roda mais rápido no Linux?
Uso o vmware server para emular o Win XP no Fedora 8, acho o desempenho muito bom!!
[quote=rodrigoy]Uma pergunta antes que eu faça uma cagada aqui… na opinião de vocês o Eclipse roda mais rápido no Linux?
[/quote]
O meu “parece” rodar, mas como eu troquei de máquina é provável que seja achismo. Sempre achei Java mais rápido no Windows.
Como meu notebook é um DELL que veio com WinXP e os drivers tudo bonitinho eu uso ele como HOST e tenho VMWare com uma VM com UBUNTU e outra com WinXP pra experiências malucas.
A qualidade do VMWare não se discute, mas ninguém usa o Virtual PC da Microsoft não ?
Um coleta quer instalar o Ubuntu e sugeri o VMWare e o Virtual PC, só não sei se pelo fato do Virtual PC ser Microsoft se ele vai deixar instalar Linux…
Alguém sabe se funfa ?
Atualmente não estou fazendo isso, mas sempre que posso (e que dá um tempo) eu mantenho minha máquina com Ubuntu + no mínimo uma máquina virtual (VMware Workstation) com algum Windows (geralmente o XP), pelos mesmos motivos que o Josenaldo citou acima, além do fato de eu ter um cliente que mantém o IE como browser oficial.
Além disso, tenho pencas de DVDs com appliances (a maioria são os que eu citei no tópico anterior, citado no primeiro post), que eu mantenho para fins de testes, ou quando preciso para desenvolver alguma coisa do trabalho em casa e não quero ter que instalar nada de novo na minha máquina. O último que usei, por exemplo, foi o Linux com DB2. É uma mão na roda.
E só pra movimentar um pouco mais o tópico:
[quote=josenaldo]Host Ubuntu + WMWare Workstation.
Normalmente virtualizo Windows XP, pra rodar algum aplicativo que eu prefira rodar no Windows ou que simplesmente não tenha um concorrente no Linux (ferramentas Adobe) (PS: Linuxers xiitas, nem me venham falar em usar só Linux.Se tem uma coisa que gosto no Java é a PORTABILIDADE. Portanto, liberdade pra mim é poder usar O QUE EU QUISER, desde que seja legalizado… srsr)
…
[/quote]
Seu VMware Workstation é legalizado? E o que roda dentro da máquina virtual? :twisted:
Trabalho com a VMWare Workstation ( me fugiu a versão dela agora, não está instalada nesse pc :oops: ) e já virtualizei os seguintes sistemas operacionais/distros:
-Linux Ubuntu 7.04 e 7.10
-Linux Slackware 9 :evil:
-Fedora Core 6
-Fedora Core 5
-Linux Kurumin
- Sun Solaris X
- Windows 2000
- O próprio windows XP
Isso tudo rodando sobre um Windows XP SP2 32 bits.
O objetivo principal do uso das máquinas virtuais, no meu caso:
- Testar o comportamento de componentes / sistemas no ambiente onde serão implementados;
- Testar o comportamento de componentes sem riscos de danificar ou desconfigurar algo na minha máquina real;
- Simular programação parelela ( sim, dá pra montar um cluster de VMs! ) - Usando FC5 + Oscar… é claro que não é pra aumentar poder computacional, mas apenas pra testar/brincar…
-Apenas para testar um SO que tenho vontade de conhecer ( como foi com o Kurumin e o Ubuntu 7.04, quando lançado )
VM’s são uma mão na roda, uma grande utilidade, sem dúvida!
Que versão do VMWare vocês estão utilizando?
Olá a todos!
Duvido que seja. O meu não é. Arrisco dizer que a maioria aqui não tem tudo legalizado. Mesmo entre os que ganham muito bem (sim, eles estão aqui, ao nosso lado) Agora, aqui tem muito “puritano”. Este tópico pode virar um flamewar…
Bem, minha opinião sobre o tópico: No trabalho uso o Ubuntu 7.10 e estou testando o VirtualBox com um host Windows, principalmente para os aplicativos da Adobe. Ainda não tive tempo de explorar todas as características dele (VirtualBox), mas estou gostando. Tentei instalar o VMWare no Ubuntu, apanhei e não consegui :twisted:
Em casa, como ainda divido micro, sou obrigado a “inverter”: Windows Vista como host e VirtualBox/VMWare com Ubuntu na VM.
Eu também tenho curiosidade de saber se dá para rodar o MacOS X em VMs. Alguém já testou? :roll:
Forte abraço,
Opa e ae galera blz.
Uso no serviço (como sou consultor estou sempre por ai =P) pra rodar um XP com meus aplicativos básicos, uso apenas o VMWare Player q é free, e o meu XP é da MSDNAA, ou seja original =D
Em casa uso um Seven rodando como host e virtualizo de tudo, 2003 (MSDNAA), XP (MSDNAA) e o Mac OS 10.6 Snow Leopard para aprender como funciona a plataforma.
Alem disso tenho um ubuntu server, um ubuntu desktop, um solaris para testar aplicações, ja que trabalho com Vignette e em nosso ambiente ele roda no linux ^^