Galera, so novato na programação em Java. Estou vendo essa ling. na facul e logo de cara ja curti. Mas como todo mundo sabe, faculdade é só basicão. Então estou estudando por conta própria.
Fiz um programa daqueles bem básicos em modo texto, e estou querendo partir para a interface gráfica. Muito se fala do Eclipse… afinal, o qué o Eclipse ? Tem ferramentas gráficas ? Eu até instalei ele, e percebi que parece ser um programa bem completo, como não soube mecher, desinstalei.
Existe alguma coisa que me ajude nessa parte, a mecher no Eclipse ? O que voces recomendam ?
primeiramente o Eclipse é uma IDE de desenvolvimento da IBM e que a galera aqui adora (inclusive eu), suas vantagens é que ele é mais leve em comparação aos outros e o principal que nele voce pode instalar vários plugins que você irá precisar…
com ele inicialmente não da pra voce criar tela gráfica com o mouse como no delphi ou vb, mas me parece que tem alguns plugins que deixa ele assim (eu nunca testei), eu particularmente uso mais ele pra desenvolver pra web, onde os botoes, caixa de textos são em HTML, e pra mexer desenhar tela no desktop eu geralmente faço no netbeans que é uma ferramenta RAD (gera códigos para voce). eu gosto de trabalhar com netbeans pra criar telas e eclipse pra programar, separo meus arquivos em 2 (telas e programacao), fica mais claro pr amim mexer…
agora por ultimo e opinião:
ESQUEÇA O ECLIPSE AGORA!!!, ESQUEÇA QUALQUER IDE!!!, voce está começando a aprender, esquece IDE, pois voce pode viciar em uma IDE que gera códigos prontos pra voce e depois vc nem sabe o que aqueles códigos estao fazendo la… entao no começo faça tudo na MAO!!!, é duro mas é bom, depois voce irá conseguir compreender tudo que as IDE colocam no código…
Segundo; estude bem o conceito de JAVA, tudo que voce possa antes de partir pra programação gráfica… Java diferentes de outras linguagens exige que voce saiba bem o seu conceito, conceito de OOP, e etc… entao estude bem realmente isso, depois parta pra parte gráfica…
Recompilar 10 vezes a mesma classe até sumirem todos os erros de sintaxe não torna ninguém um programador melhor.
Sofrer procurando os erros de compilação é menos eficiente do que já ver que errou e corrigir o erro assim que digita, quando em uma IDE a linha fica sublinhada e/ou aparece um erro escrito embaixo. :fadein:
Eu acho que isso só serve como “preparo psicológico” para quando a pessoa for começar a debugar algo de verdade.
Quanto a utilizar mecanismos de geração automática de código, até concordo que a maiora deles é melhor primeiro fazer na mão (não é o caso por exemplo de simples getters e setters), e que é importante que todos os programadores entendam o conceito.
Mas também não podemos ficar forçando ninguém a fazer as coisas pelo caminho mais difícil. A Sun quer chegar a 10 milhões de desenvolvedores Java, e para atingir isso está criando ferramentas como o Rave, que tem como objetivo facilitar as coisas, não dificultar. No mercado tem segmentos diferentes tanto para quem quer entender a fundo como funciona uma aplicação como para quem quer simplesmente utilizar Java para construir de forma menos complexa. É uma questão pessoal e não cabe a nós empurrar para um lado ou para o outro, pois hoje em dia é possível ser competente utilizando as ferramentas certas para atingir um objetivo, independentemente do nível de conhecimento da implementação.
Se queremos que as pessoas que saem do Delphi e VB conheçam melhor o Java antes de colocar as mão em um VisualStudio.NET, melhor que conheçam o Eclipse, e não o bloco de notas.