primeiramente o Eclipse é uma IDE de desenvolvimento da IBM e que a galera aqui adora (inclusive eu), suas vantagens é que ele é mais leve em comparação aos outros e o principal que nele voce pode instalar vários plugins que você irá precisar…
com ele inicialmente não da pra voce criar tela gráfica com o mouse como no delphi ou vb, mas me parece que tem alguns plugins que deixa ele assim (eu nunca testei), eu particularmente uso mais ele pra desenvolver pra web, onde os botoes, caixa de textos são em HTML, e pra mexer desenhar tela no desktop eu geralmente faço no netbeans que é uma ferramenta RAD (gera códigos para voce). eu gosto de trabalhar com netbeans pra criar telas e eclipse pra programar, separo meus arquivos em 2 (telas e programacao), fica mais claro pr amim mexer…
agora por ultimo e opinião:
ESQUEÇA O ECLIPSE AGORA!!!, ESQUEÇA QUALQUER IDE!!!, voce está começando a aprender, esquece IDE, pois voce pode viciar em uma IDE que gera códigos prontos pra voce e depois vc nem sabe o que aqueles códigos estao fazendo la… entao no começo faça tudo na MAO!!!, é duro mas é bom, depois voce irá conseguir compreender tudo que as IDE colocam no código…
Segundo; estude bem o conceito de JAVA, tudo que voce possa antes de partir pra programação gráfica… Java diferentes de outras linguagens exige que voce saiba bem o seu conceito, conceito de OOP, e etc… entao estude bem realmente isso, depois parta pra parte gráfica…
é isso
espero ter ajudado
Junior