Sobre o exagero de matematica nos cursos de computação

Ola alguem sabe o pq tem tanta matematica nos cursos?
sendo que pouco ajuda na vida profissional…

Se fazes um curso como Ciências da Computação (como o nome diz, ciência) ou Matemática Aplicada Computacional, é óbvio que a carga matemática vai ser grande, pois esses cursos não são focados para a área profissional e sim para a área acadêmica, diferentemente de um curso de Sistemas de Informação ou Processamento de Dados, que o foco é o mercado.

Já teve um tópico sobre isso aqui no fórum, vou procurar.

Adendo: Eu acho que falar que matemática “pouco ajuda” na vida profissional é uma visão míope da ciência e da profissão.

Até!

Cara mesmo para um “programador” acho que deve- se ter grande carga matemática na graduação. É um dos motivos de eu ter me arrependido em partes da minha graduação.

luis,

Matemática é fundamental. De outra forma… Uh, você já é um adepto da POG.

Tarde demais…

Mas, falando sério agora. Já tentaram fazer cursos de computação sem matemática. Sabe o que acontecia? Os alunos saiam sem saber programar direito.

Também não consigo ver a computação sem a matemática. Acho fundamental para quem vai programar.

:slight_smile:

O cara quando entra em um curso de TI tem que ter consciência do que vai ter pela frente… o problema é que o pessoal vai pra faculdade e escolhe o curso por modismo, mercado e outros fatores, mas desconhece a amplitude, principalmente curricular do curso. Eu particularmente acho isso um absurdo.

[quote=luistiagos]Ola alguem sabe o pq tem tanta matematica nos cursos?
sendo que pouco ajuda na vida profissional…[/quote]

Ao meu ver tem toda uma questão histórica de formação do curso de computação.

Computação é um curso recente e seu primeiro “mercado”, no inicio da computação era para fazer calculos matematicos.

Um outro ponto é que a computação foi formado principalmente por engenheiros e matemáticos. E por isso acho que existe uma visão da computação como se fosse mais uma engenharia, e com isso essa visão de que a matemática é requisito basico para computação. O que eu discordo, acho no geral, tirando apenas a lógica, a matemática seria uma visão especifica para a computação, ou seja, matemática deveria ser vista como área de especialização em computação e não como base da computação.

Tambem tem a questão de muitas das pos-graduações serem na area matemática tambem ajuda a ter esse grande numero de matemática nos cursos de computação.

sem matematica os caras saiam do curso sem programar direito…
nao entendi esta afirmação… programo a 3 anos a matematica nunca me ajudou em nada… muito pelo contrario so me atrapalhou este tempo tdo…

Como você quer algum programador “fodão” sem conhecer Matemática Discreta?
Não é só de lógica que se faz um bom profissional. Matemática ainda é a base de toda a teoria computacional.

Até!

[quote=luistiagos]sem matematica os caras saiam do curso sem programar direito…
nao entendi esta afirmação… programo a 3 anos a matematica nunca me ajudou em nada… muito pelo contrario so me atrapalhou este tempo tdo…[/quote]

Se quiser ler o artigo completo, aqui existe uma cópia.

O maior índice de DP quando eu me formei em… matemática!

Mas eu gostava da matéria!

talvez para quem faz um curso de computação voltado para o mercado nao vê tanta necessidade, é normal esse tipo de questionamento…

mas nao pense que va ficar o resto da vida apenas desenvolvendo telas e daos semi-prontos… um dia talvez o mercado ou até mesmo um futuro mestrado exigirão algo mais profundo, dai voce mudará rapidinho o titulo desse topico

[quote=maquiavelbona]Como você quer algum programador “fodão” sem conhecer Matemática Discreta?
Não é só de lógica que se faz um bom profissional. Matemática ainda é a base de toda a teoria computacional.

Até![/quote]

Mas a matemática basica que um progamador precisa, tirando lógica, ela é toda aprendida no 2º grau. Bem pelo menos eu estudei e tive que saber para passar no vestibular.

Não estou considerando que grafos e computabilidade como matemática, pois já considero como área da computação.

Mas não confunda especialização com base, claro que bastante areas da computação precisam de muita matemática mesmo.

Elas poderiam pelo menos serem as ultimas do curso, já que não são pre-requisito de nada. O que prova que não são areas basicas, mas especificas.

E acaba que outras materias e conhecimentos poderiam ser aprendido que podem ser mais necessarias para outros tipos de profissionais da area de computação do que matemática.

Não lembro de ter aprendido sobre o brilhante operador ‘mod’ no segundo grau.

Não lembro de ter aprendido teoria dos grafos. E, quando aprendi, lamentei não ter aprendido estrutura de dados com elas, visto que todas as estruturas são apenas especializações dos grafos

Não lembro de ter aprendido sobre matemática em base 2 no segundo grau… E lamento profundamente por todos que ainda não a conheceram.

Então é isso. Oremos.

Esse tópico aqui?

Se não for, também é excelente!

[quote]Adendo: Eu acho que falar que matemática “pouco ajuda” na vida profissional é uma visão míope da ciência e da profissão.
[/quote]

falo tudo haeuie

velho na minha opinião, matematica é questão de lógica, lógica de tecnologia, tecnologia de futuro, nossas vidas se baseam em um futuro, promissor ou não, depende de nós.
e vc ainda acha que não tem utilidade? ieahuie

[quote=Aldrin Leal][quote=eric_jf]
Elas poderiam pelo menos serem as ultimas do curso, já que não são pre-requisito de nada. O que prova que não são areas basicas, mas especificas.
[/quote]

Não lembro de ter aprendido sobre o brilhante operador ‘mod’ no segundo grau.

Não lembro de ter aprendido teoria dos grafos. E, quando aprendi, lamentei não ter aprendido estrutura de dados com elas, visto que todas as estruturas são apenas especializações dos grafos

Não lembro de ter aprendido sobre matemática em base 2 no segundo grau… E lamento profundamente por todos que ainda não a conheceram.

Então é isso. Oremos.[/quote]

Espero que vc esteja falando de outra coisa, porque se vc não sabia fazer resto de numero inteiro vc não deveria entrar nem no segundo grau. Acho q aprendi isso no primario.

Como eu já disse, mas parece que vc não leu, não estava contando grafos como área da matemática, apesar de tambem ser matemática. E sobre mudança de bases realmente eu tinha me esquecido, mas isso dá para entrar em alguma materia como computação I ou logica, pois é pouca coisa.

[quote=Aldrin Leal][quote=luistiagos]sem matematica os caras saiam do curso sem programar direito…
nao entendi esta afirmação… programo a 3 anos a matematica nunca me ajudou em nada… muito pelo contrario so me atrapalhou este tempo tdo…[/quote]

Se quiser ler o artigo completo, aqui existe uma cópia.
[/quote]

Se a escola em geral, incluindo é claro o terceiro grau entre outros, não fosse tão dogmático valeria a pena essa grande carga de matemática. Mas como a escola parece uma igreja de tão dogmatico, é apenas desperdicio de tempo no geral.

Mas é uma pena que não se faça Ciência de verdade nas faculdade, seria muito mais interessante, ao invez dessa propaganda nazista do conhecimento.

Não sei o que se ensina em cursos de computação atualmente - certamente varia de faculdade para faculdade -, mas sinto falta de ver alguns conceitos na turma que entrevisto de vez em quando:

  • Noções de teoria da informação (particularmente o conceito de entropia de informação)
  • Noções de análise de performance e, portanto, teoria de filas a qual, por sua vez depende de estatística, que implica em ao menos um pouco de cálculo diferencial.

Matemática, assim como programação, está relacionada a criar abstrações, assim se você treina em um é uma habilidade que você aprende também para o outro.

Além disso, se você se preocupar minimamente com eficiência, você vai precisar de matemática para calcular e comparar a complexidade dos seus algoritmos.