Sobre padrao Observer

Ola, boa tarde!!!Estou com uma duvida sobre o padrao Observer, alias, seria duvida sobre como poderia usar este padrão, ja que a classe que notifica o observador sobre alterações importantes em objetos, deve herdar a Classe Observable mas no meu caso , a classe que faz isso, ja esta herdando a classe Thread…e como nao pode haver heranças multiplas no java, nao pode ser assim…bom, algumas vezes ja postei esta duvida de como seria a melhor forma para resolver isso, que é usar esta classe que recebe a msg, e a cada 15 minutos exatos, gravar td a mensagem no bd…esta classe que recebe a mensagem que deve ser gravada, extend Thread e implementa Runnable…

desde ja agradeço… :slight_smile:

Implemente Runnable ao invés de extender Thread.

O padrão Observer é sempre feito com interfaces para os listeners e contratos para os producers.
Exemplo

interface XTPOObserver {
public void onEvent(XPTOEvent event);
}

class XPTOEvent

class XPTO {

public addObserver(XTPOObserver observer); 

}

Não tem que ter uma classe chama Obervable. Isso é inglês para “obervado” e é um nome generico da classe
que contém os Observers. Os observers são normalmente chamados de listeners.

Ao invés de extender a classe Observable do JAVA, implemente ao seu modelo o design pattern Observer.

ola, bom vou tentar implementar a Runnable e uma outra classe pra poder usar o padrao Observer…so frisando, eu estava vendo o exemplo de Observable e Observer , seguindo o tutorial do GUJ…

Agradeço , a todos…

Olá, segue exemplo de Observer com JSE:

http://www.patternizando.com.br/2011/03/design-pattern-observer-com-aplicacao-swing-jse/