Sobreposicao de labels

Olá Senhores,
estou desenvolvendo uma aplicação em Java em que crio em runtime vários componentes do tipo label porém eles tem características diferentes. E estou com dois problemas.
O primeiro problema: como gravar a posição dos componentes na tela? Quando eu fechar a tela e abrir de novo, os componentes devem estar na mesma posição anterior. Se eu deletar um componente, fechar o programa e abrir novamente, o componente não deve estar lá. Resumindo: Ele deve se portar de forma semelhante ao que acontece no NetBeans, porém isso deve ocorrer em tempo de execução.

O segundo problema: Como deixar um dos labels abaixo dos outros? Exemplo: Tenho um label grande onde vou colocar outros labels acima dele. (O label grande não contém os labels menores). O que quero é fazer com que este componentes fique em background e os outros em foreground.

Agradeço desde já,
Obrigado!!!

Qualquer ajuda será bem vinda.

Voce pode escolher como salvar, guardar em um arquivo texto as posições e tamanhos é um exemplo.

Voce só tem a opção de colocar um JLabel dentro de outro pelo método add do JLabel “pai”.
Pra que voce quer um JLabel dentro de outro? O background é imagens? Se for, voce deveria usar um JPanel com imagem ao fundo e colocar os JLabels dentro do JPanel que é um Container.

Olá Marky,
Eu quero o label apenas como moldura dos outros componentes. Veja anexo (O label que tem o texto Site Boa Viagem sobrepoẽ os outros 3 componentes). O problema em gravar em arquivo texto é que: Existe a possibilidade de manipular o arquivo texto de forma a inserir ou retirar linhas de configuração? Como deletar uma linha específica (referente aquele componente que foi deletado?)


[quote=trashdollar]Olá Marky,
Eu quero o label apenas como moldura dos outros componentes. Veja anexo (O label que tem o texto Site Boa Viagem sobrepoẽ os outros 3 componentes). O problema em gravar em arquivo texto é que: Existe a possibilidade de manipular o arquivo texto de forma a inserir ou retirar linhas de configuração? Como deletar uma linha específica (referente aquele componente que foi deletado?)[/quote]

Dica: crie uma classe que é a classe de Configuração, e que seja Serializable. Use a classe XMLEncoder ( java.beans.XMLEncoder ) para salvar a sua configuração em um arquivo XML (texto). Para recuperar sua configuração, use a classe XMLDecoder nesse mesmo pacote.
Tirar ou pôr coisas em um arquivo-texto é muito chato e trabalhoso, e como é configuração, deve ser uma coisa pequena, que cabe toda em um único objeto na memória. OK?

No seu caso em particular, você pode usar isto aqui:

http://www.jgraph.com/

É, XML é sua melhor opção, e voce ainda pode salvar em uma extensão qualquer, dificultando para um usuario qualquer abrir aquilo.

E eu acho que JPanels e JLabels realmente seja o que voce precisa.

Ok,
vou pesquisar como se usa estas classes.

Obrigado

Sobre quem está em cima de quem, confira os métodos getComponentZOrder(Component) e seu respectivo setter.

ViniGodoy,
pesquisei sobre isso hoje de madrugada e não consegui usar. fiquei duas horas tentando, procurando exemplos no google e nada. Ou eu sou burro ou as informações que peguei não me serviram de nada. Parei hoje às 3:00hs desiludido. Realmente lhe confesso que não sei usar.

Senhores, aproveitando, alguém sabe como se usa os métodos getComponentZOrder(Component)? Alguém tem algum exemplo?