[quote=victorwss]Thiagosc, lembra daquele negócio que eu falei aquela vez de empresas que ganham por usar o software ao invés de vendê-lo? Continua valendo.
E se você não gosta, essa é a lei da oferta e da procura. Se você puder escolher entre um software caro e um gratuito quando os dois tem o mesmo nível de qualidade, qual você escolhe?
Antes que você (ou que qualquer um) venha falar de que proprietário tem mais qualidade ou que open-source tem mais qualidade, eu afirmo que há softwares proprietários por aí (tanto os de R$ 1,99 quanto os de R$ 1,99 milhões e até mesmo os gratuitos) tem uns que são lindos e extremamente bem feitos enquanto que tem outros que têm POG em cima de POG. Por outro lado, software livre também tem uns que são lindos e extremamente bem feitos enquanto que tem outros que têm POG em cima de POG.
Com isso, a qualidade quase sempre não depende do fato de ser ou não open-source. Daí voltamos a minha pergunta acima. Entre um caro e um gratuito com o mesmo nível de qualidade, qual você escolhe?
É óbvio que a maioria está é se lixando para a grana que os desenvolvedores ganham e só quer usar o produto e confesso que me incluo neste grupo. Azar de quem quer vender ferramenta de desenvolvimento.
A menos que realmente eu não veja outra saída, eu não vou comprar ferramenta de desenvolvimento mesmo que custe R$ 0,01. Aliás já torço o nariz para as open-source que exigem cadastro para liberar o download ou para aquelas que não tem um link bem grande na página principal escrito “clique aqui para download” e “clique aqui para download do fonte”.
Enfim, estou é dando risada se o desenvolvedor morrer de fome porque concorreu com um open-source e perdeu. Mas aí voltamos naquilo. O pessoal do open-source que dá certo (nem todo open-source dá certo) não ganham dinheiro vendendo o produto e sim usando ele, e sinceramente, que se f**a quem quer vendê-lo.
Na minha opinião, software feito sob encomenda (o que inclui 99,9% dos sites na web e dos ERPs) deve sim ser vendido, mas ferramenta de desenvolvimento deve ser dada de graça mesmo.
Aliás, você gosta de clojure né? E você deve saber que é open source. Agora imagina que em uma realidade alternativa paralela, o cara que inventou decidesse cobrar uma grana preta pelo seu uso ao invés de torná-lo open source. É óbvio que seria um fracasso total.
Aliás, há muitas ferramentas proprietárias muito boas mundo a fora que caíram no total esquecimento e acabaram sendo abandonadas até mesmo pelos seus criadores por causa disso. Não compensa competir com open-source de boa qualidade a menos que você seja uma empresa muito forte no mercado, e mesmo assim é difícil. Felizmente ou infelizmente é assim que as coisas são atualmente e ponto final. Se você não gostou, então ou você se adapta, ou se conforma, ou chora.
No fundo, ninguém está dando a mínima para o que você vai receber pelo seu trabalho, mesmo que haja alguém pagando por ele. Se houver alguém pagando pelo seu trabalho, está pagando pelo seu trabalho, e não por caridade ou por compaixão a você.
Se você for um cara acima da média e seu trabalho for bom, pode até ser que você ganhe mais e seja bem tratado, e em alguns casos alguém pode até ser um pouco de caridoso, mas isso é porque eles precisam que você trabalhe bem e precisam que o fruto do seu trabalho saia o melhor e/ou o mais rápido possível. Não há caridade. Então voltamos a premissa: NINGUÉM ESTÁ NEM AÍ PELO QUE VOCÊ VAI RECEBER PELO SEU TRABALHO.
E quanto aos desenvolvedores do open-source? Em alguns casos são apenas nerds na faculdade desenvolvendo alguma coisa. Mas a maioria dos grandes projetos são empresas que ganham pelo uso do software e não pela venda do mesmo. Ou você acha que os desenvolvedores open-source que são pagos por alguém são pagos por caridade ou compaixão? Óbvio que não. São pagos por alguém que vai lucrar muito mais quando estiver usando aquele produto que está sendo desenvolvido.[/quote]
Para dizer a verdade, não. Não gosto de Clojure porque é apenas mais um dialeto fracassado de Lisp. A área de TI precisa de inovação de verdade e não regurgitações de idéias antigas com roupa nova, assim como é o Linux.
Algumas pessoas tem um problema de levar as coisas para o lado pessoal. A thead até agora é sobre o mercado e área de desenvolvimento e não sobre fulano ou cicrano. Se fulano ganha bem ou mal não é isso o que está sendo discutido, mas apenas uma prática de negócios negativa de forma geral a todos desenvolvedores. E todo desenvolvedor deveria estar preocupado com isso, pois o seu futuro depende disso.
Sobre desenvolvedores opensource serem pagos a resposta é simples: não, não são pagos. Tanto que a fundação Eclipse andou passando o chapéu e pedindo esmolas um tempo atrás. Coisa vergonhosa de se fazer sendo que criaram um IDE como aquele e ainda depender de caridade para sobreviver. Algumas corporações podem contribuir com tempo de desenvolvedor (alocado para algum projeto opensource), mas isso só prova o que disse até agora. Opensource é sobre tirar o poder do desenvolvedor e dá-lo a grandes corporações. É uma espécie de contrato de servidão.
E daí vem o título da thread. Como verdadeiros lemmings a área de TI caminha para o precipício em um espécie de insanidade coletiva. Estúpidos demais para ver o que está logo a frente e incapazes de se adaptarem serão extintos. A partir de então estarão sempre a mercê de negócios que apenas usam software, mas não são de software, serão os peões da informática.
Os desenvolvedores estão destinados a morrer por sua própria estupidez.
Agora conta para a gente, qual é a sua profissão? Você por um acaso é dono de alguma consultoria? Isso explicaria a sua resposta. Uma outra explicação seria o que eu acabei de explicar.
Eu grifei uma parte hilária e ilógica do seu comentário. Que diferença faz se o software é isso ou aquilo? O trabalho do desenvolvedor ainda precisa ser remunerado de qualquer forma.