Sobrevivência do mais apto

Será que opensource é a prova definitiva que esses “meninos do computador” não são aptos o suficiente para sobreviver? Vejamos:

• O conhecimento adquirido após anos de faculdade e estudo é dado de graça. Se a oferta de código de graça (de graça como em R$ 0,00) é abundante isso tem um reflexo no mercado o que pode impedir que outros ganhem dinheiro com isso. O pior é que não é nem por uma boa causa, assim como ajudar os necessitados. Estão doando código para que os executivos de multinacionais possam se dar bônus maiores;

Médicos trabalham de graça? Advogados trabalham de graça?

• Por isso empresas grandes tem a faca e o queijo na mão, pois com o código elas podem contratar quem elas quiserem para trabalhar com ele. Tornando assim a indústria de software em um apêndice de outros negócios (assim como Google é uma emrpesa de propaganda, e a IBM é uma empresa de hardware, etc);

Publicitários trabalham de graça? Marketeiros trabalham de graça? Engenheiros trabalham de graça?

É óbvio que a IBM ama opensource. Com a indústria de software irrelevante ela pode ser o cachorro grande novamente.

• E ainda inventam histórias sobre “qualidade” e “comunidade” afim de destruir qualquer um que se negue a trabalhar de graça. Quantos de vocês auditam todo o código de uma aplicação? Todo mundo só está interessado em baixar o aplicativo e executá-lo, mais nada. O que querem é coisa de graça.

Será que a indústria de software já chegou ao fundo do poço ou ainda falta? Vocês são que nem os lemmings do jogo. Um dia acabam de se matar. Se essa é a sobrevivência dos mais aptos vocês estão na lista daqueles que serão extintos.

Imagina se advogados fariam isso? Advogados são mais inteligentes e mais espertos do que vocês.

Parem para pensar um pouquinho, não seria hora de evoluir? Que tal pensar além do opensource? Opensource é isso aí, a morte da indústria de software. Um bando de gente que está interessada apenas em pegar centenas ou milhares de horas de trabalho de alguém sem pagar nada.

Cabecinha No Ombro
Almir Sater
Composição: Paulo Borges

Encosta a sua cabecinha no meu ombro e chora…
E conta logo suas mágoas todas para mim

Quem chora no meu ombro eu juro que não vai embora,
Que não vai embora,
Que não vai embora

Que não vai embora,
Porque gosta de mim…

Amor, eu quero o seu carinho, porquê, eu vivo tão sozinho
Não sei se a saudade fica ou se ela vai embora,
Se ela vai embora,
Se ela vai embora…
Não sei se a saudade fica ou se ela vai embora,
Se ela vai embora,
Se ela vai embora…

Encosta a sua cabecinha no meu ombro e chora…
E conta logo suas mágoas todas para mim…

Que não vai embora,
Que não vai embora

No meu ombro chora,
Porque gosta de mim…

Assim como alguns espíritas fazem um monte de mágicas em troca de nenhum dinheiro e ficam muito felizes e satisfeitos, o cara que faz um projeto OpenSource está atrás de contatos, aprendizado e prestígio. Não só de dinheiro é feito a vida.

Se bem que entre fazer um projeto OpenSource para ganhar prestígio e fazer um programinha shareware para ganhar dinheiro eu gostaria muito mais de ter feito o segundo.

O que vale fazer é colocar um DONATE bem grande, anúncios, afiliados, etc. Todo mundo quer e precisa ganhar dinheiro. Fazer as coisas de graça tem suas vantagens mas chega uma hora que não se sustenta.

Você precisa aliviar essa sua tensão de outras formas. Com mulheres(ou homens, dependendo do seu gosto), não por aqui.

Aposto 10 jujubas que é médico ou advogado frustrado…

Xi,

‘I love You Micro$oft’???

Don’t feed the trolls!

Você é o mentor do M.D.?
:lol: :lol:

Digamos que eu tenha uma idéia genial, sobre um novo serviço na Web e começarei a implementar, aí eu penso:

No mundo software live:
“Bem, já tenho Java, Eclipse, Jboss, Hibernate, MySQL … puxa, agora é só codificar!”

No mundo proprietário:
“Hmmmm … quanto que sai uma licença de Visual Studio, IIS e SQL Server ? Acho que prefiro o carro 0Km …”

Opensource é isso aí, a morte da indústria de software.
:shock:

Sou um assassino… :cry:

:idea: Open Source é uma estratégia também, como o Pentaho, por ex., está apostando :idea:

E código não é a mesma coisa que um médico, engenheiro, advogado fazem. Código necessita de evolução, manutenção, adaptação e pessoas altamente especializadas. Com essa idéia, opensource é só uma opção com suas vantagens desvantagens…

A pergunta que não quer calar: o que leva uma pessoa a ficar criando dezenas de tópicos repetidos com títulos diferentes sobre o mesmo assunto e provocando flames?

Enquanto isso, o “open source” só cresce e cada vez tem mais gente envolvida e ganhando dinheiro. hehehehe

Não alimentem os trolls!

Claro, é a morte da indústria. O mundo passa por um genocídio atualmente e só você percebeu essa conspiração maléfica que tenta acabar com a indústria de software (e que é movida pelos próprios desenvolvedores de software que não conseguem enxergar nada a um palmo do seu nariz).

Não gosta de opensource? Ótimo. Use apenas software proprietário (se está sobrando grana para pagar licença até do driver do teclado, maravilha).

Agora, se você é um revoltado, problema seu. Guarde isso contigo ou vá se aliviar fazendo outra coisa que não sejam encher a seção Off-Topic do GUJ de baboseiras.

[quote=marcosalex]Não alimentem os trolls![/quote]++

Desculpe por postar, mas procurem ignorar pessoal.

[quote=saoj]Assim como alguns espíritas fazem um monte de mágicas em troca de nenhum dinheiro e ficam muito felizes e satisfeitos, o cara que faz um projeto OpenSource está atrás de contatos, aprendizado e prestígio. Não só de dinheiro é feito a vida.

Se bem que entre fazer um projeto OpenSource para ganhar prestígio e fazer um programinha shareware para ganhar dinheiro eu gostaria muito mais de ter feito o segundo.

O que vale fazer é colocar um DONATE bem grande, anúncios, afiliados, etc. Todo mundo quer e precisa ganhar dinheiro. Fazer as coisas de graça tem suas vantagens mas chega uma hora que não se sustenta.
[/quote]

A questão não é só dinheiro, é que você vai precisar de dinheiro cedo ou tarde. Avacalhar com o mercado vai ter repercussões negativas para todos, mesmo que você esteja apenas se “divertindo”. Principalmente se você tiver uma empresa e empregados para pagar.

A idéia do opensource é perdoável para adolescentes que jamais precisaram sair de casa, são imaturos e não tem contas para pagar. Mas adultos pensando assim é sinal de uma grave doença.

A respeito da comparação com o feudalismo, apenas as empresas grandes terão condições de impor tecnologias e financiar projetos, e como o desenvolvedor é apenas um dentre milhões, sem controle de nada, pois não é dono do código, ele vai ser um bom servo ou vai para a rua. É assim com o kernel do Linux, é assim com o Openoffice e com o Eclipse.

Em um projeto opensource você não pode simplesmente fazer o que bem entender. Se inventar moda alguém simplesmente faz um fork do seu projeto. A idéia de liberdade com opensource é a mais falsa que existe. Você ainda precisará lidar com clientes insatisfeitos, com a única diferença que você não estará ganhando um centavo por isso.

[quote=rmendes08]Digamos que eu tenha uma idéia genial, sobre um novo serviço na Web e começarei a implementar, aí eu penso:

No mundo software live:
“Bem, já tenho Java, Eclipse, Jboss, Hibernate, MySQL … puxa, agora é só codificar!”

No mundo proprietário:
“Hmmmm … quanto que sai uma licença de Visual Studio, IIS e SQL Server ? Acho que prefiro o carro 0Km …”[/quote]

Bingo! Temos um vencedor! É justamente essa a razão do “sucesso” do opensource (eu digo sucesso entre aspas porque é um sucesso apenas fantasioso entre fanáticos, o opensource sozinho não inova em nada e não consegue melhorar nada do que já existe). O que as pessoas querem são coisas de graça! É se aproveitar do trabalho alheio sem precisar pagar nada.

Toda a filosofia do opensource é uma farsa. A idéia de compartilhar código por motivos educacionais, isso não existe. Qualquer livro que você compra vem com fartos exemplos de código demonstrando como algo funciona.

O problema maior não é compartilhar o software gratuitamente para motivos não-comerciais, mas o maior problema é que outras empresas usarão o seu trabalho sem lhe pagar um tostão.

Respondendo a sua comparação: se você está apenas desenvolvendo sem maiores interesses, então pagar por esses softwares seria demais. Mas se você é uma empresa desenvolvendo um produto, sim, você tem mais é que pagar mesmo!

E qual a diferença com as empresas que desenvolvem software proprietário ? Por acaso com o Windows é diferente ? Por acaso cada desenvolvedor da Microsoft é dono do próprio código ?

[quote=Thiagosc][quote=rmendes08]Digamos que eu tenha uma idéia genial, sobre um novo serviço na Web e começarei a implementar, aí eu penso:

No mundo software live:

No mundo proprietário:
“Hmmmm … quanto que sai uma licença de Visual Studio, IIS e SQL Server ? Acho que prefiro o carro 0Km …”[/quote]

Bingo! Temos um vencedor! É justamente essa a razão do “sucesso” do opensource (eu digo sucesso entre aspas porque é um sucesso apenas fantasioso entre fanáticos, o opensource sozinho não inova em nada e não consegue melhorar nada do que já existe). O que as pessoas querem são coisas de graça! É se aproveitar do trabalho alheio sem precisar pagar nada.

Toda a filosofia do opensource é uma farsa. A idéia de compartilhar código por motivos educacionais, isso não existe. Qualquer livro que você compra vem com fartos exemplos de código demonstrando como algo funciona.

O problema maior não é compartilhar o software gratuitamente para motivos não-comerciais, mas o maior problema é que outras empresas usarão o seu trabalho sem lhe pagar um tostão.

Respondendo a sua comparação: se você está apenas desenvolvendo sem maiores interesses, então pagar por esses softwares seria demais. Mas se você é uma empresa desenvolvendo um produto, sim, você tem mais é que pagar mesmo![/quote]

Ora, e quem disse que é de graça ? Uma vez que o meu negócio passa a depender de um projeto passa a ser do meu interesse contribuir com esse projeto, não exatamente como commiter, mas reportando bugs, documentando, etc.

Eu simplesmente não consigo entender o porque de tanta revolta com o software livre em específico. Da mesma maneira que existem gigantes que financiam projetos opensource como o Eclipse, existem pequenos e start-ups que se beneficiam da gratuidade do software, e quem trabalha full-time nestes projetos está recebendo seu salário, exatamente como qualquer desenvolvedor de software proprietário. Não fossem estes projetos, muita coisa seria inviável.

[code]Respondendo a sua comparação: se você está apenas desenvolvendo sem maiores interesses, então pagar por esses softwares seria demais. Mas se você é uma empresa desenvolvendo um produto, sim, você tem mais é que pagar mesmo![/quote]

Ora, se o dono cobrasse eu pagaria … Ah, mas esqueci, não tem dono …

Machismo à parte, isso é que nem mulher, se ela te cobrar pra você comer você paga, se ela quiser dar de graça você come do mesmo jeito. Agora, tem gente que não arruma de graça, aí é só pagando mesmo …

Cara, pra resumir a história, se você não gosta de open-source você não gosta e pronto, é só adotar o modelo e as ferramentas que mais lhe convém. A propósito, a MS também distribui Visual Studio para startups …