Sockets

Boa Noite,

Tenho uma duvida um bocado básica, comecei a estudar sockets mas estou com uma duvida…
Já fiz um chatzinho esta a funcionar bem, agora decidi fazer um jogo da velha com chat, a minha duvida e como o servidor cliente sabe se o k foi lançado e uma jogada ou uma frase no chat
Se pudessem dar um exemplo muito básico agradecia

Grato

Bom dia!
Estou sem exemplo no momento… mas posso te dar dicas!

Quando vc inicia o servidor, vc abre um serversocket e deixa num loop infinito, quando um cliente tenta conectar vc cria uma thread de comunicação com este cliente e entra no loop do serversocket novamente… basico esta comunicação!

E como funciona a comunicação chat?
Um cliente conversa com o servidor, o servidor entende e conversa com todos clientes conectados!
Ou seja, eu falo “oi” pro servidor, ele recebe corretamente, e manda pra todos clientes “FULANO DISSE: OI”!

E o jogo da velha, como seria?
O cliente mandaria o comando, o servidor recebe, e repassa o comando pro adversário!
Neste caso, vc tem que bloquear quais usuários estão jogando (no caso, 2, obviamente), e pra cada um colocar um lock (booleano), para impedir que um jogador efetue 2 jogadas seguidas!
Dae eu sou 10.1.1.1, e vc 10.1.1.2. Eu jogo, minha jogada vai pro servidor, ele atualiza o tabuleiro pra mim e pra vc, e liga o lock meu, e desliga o seu! Se eu tento jogar denovo, antes de vc, ele v q o lock tá ligado e não permite q eu jogue!

Vou ver se acho algum exemplo nos códigos da faculdade!

Mas ficou claro? Na estrutura cliente-servidor, tudo é feito por intermédio do servidor.
Já no P2P todos nós da rede têm qualidades de cliente e servidor, e podem conectar-se diretamente uns com outros!

Comece criando um protocolo para sua aplicação.

Se puder enviar o exemplo agradecia

Grato