minha empresa está pensando sériamente em tornar-se 100% open source. Já vimos alguns modelos de negócio, como a coisa funciona, tudo ok.
No entanto, gostaria de conhecer alguns casos de sucesso aqui no Brasil também. Sendo assim, pergunto: alguém aqui possui algum para compartilhar? Alguém aqui já fez dinheiro com open source/software livre? Como foi a experiência? Quais as armadilhas? Quais as grandes vantagens escondidas?
Me perdoem a ignorância, mas aproveitando o tópico, alguém poderia indicar sites de comunidades open source e seus projetos? Gostaria de verificar alguns desses pra começar a participar do desenvolvimento…
minha empresa está pensando sériamente em tornar-se 100% open source. Já vimos alguns modelos de negócio, como a coisa funciona, tudo ok.
No entanto, gostaria de conhecer alguns casos de sucesso aqui no Brasil também. Sendo assim, pergunto: alguém aqui possui algum para compartilhar? Alguém aqui já fez dinheiro com open source/software livre? Como foi a experiência? Quais as armadilhas? Quais as grandes vantagens escondidas?[/quote]
Não conheço casos de grande sucesso aqui. Mas, isso não significa que isso não seja possível. Pessoalmente acho que o motivo de não existir casos de grande sucesso aqui no Brasil é por conta de mentalidade retrógrada por parte de empresas e gestores, preconceito, falta de organização, preguiça em desenvolver e também falta de tempo e pessoas interessadas. Ou seja, acredito que não tenha dado certo antes não porquê esse modelo leve ao fracasso e sim porque ninguém que tentou aqui fez o trabalho com o nível de seriedade necessário.
Porém, há alguns que apesar de não se poder dizer que foram um grande sucesso, também não pode se dizer que deram errado, sendo razoavelmente bem-sucedidos. São aqueles projetos que tem sempre algumas pessoas trabalhando neles e sempre tem algumas pessoas usando, mas que não se tornam aquele sucesso estrondoso. Casos assim dá para citar: vraptor, stella, mentawai.
[quote=kaique]Me perdoem a ignorância, mas aproveitando o tópico, alguém poderia indicar sites de comunidades open source e seus projetos? Gostaria de verificar alguns desses pra começar a participar do desenvolvimento…
minha empresa está pensando sériamente em tornar-se 100% open source. Já vimos alguns modelos de negócio, como a coisa funciona, tudo ok.[/quote]
Mas que tipo de case você quer?
Se for no uso do SL, o Metro de São Paulo é um ótimo case.
Se for de uma empresa de desenvolvimento que utiliza SL, a Dextra é um ótimo exemplo.
Entre no site dela para ter mais informações
Tá cheio de casos de sucesso em revistas de informática especializadas em negócios e mercado. Aliás em algumas edições de revistas de negócio com seções de informática às vezes aparece também.
Claro que aparecem mais propagandas de migrações pra software da Microsoft, Oracle, BEA, etc, pois eles pagam mais pra alardear.
Na realidade, eu busco saber quais empresas estão desenvolvendo softwares livres atualmente com sucesso no Brasil. Algum caso interessante? Quem está inovando aqui em terras brasileiras? Tivemos casos de sucesso como por exemplo a Conectiva (que nem mais existe), porém não vejo muitos cases com destaque por ai.
Victorwss, eu estava pensando exatamente nisto nestes dias. Até postei no meu blog a respeito: http://www.itexto.net/devkico/?p=190 . Minha opinião é que a causa do problema é o seguinte: as pessoas não sabem o que software livre DE FATO é.
No entanto, gostaria de conhecer alguns casos de sucesso aqui no Brasil também. Sendo assim, pergunto: alguém aqui possui algum para compartilhar? Alguém aqui já fez dinheiro com open source/software livre? Como foi a experiência? Quais as armadilhas? Quais as grandes vantagens escondidas?[/quote]
Não conheço cases de empresas nacionais. Mas primeiro acho que uma empresa que propõe a trabalhar com open source e se preocupar com o fato de ser nacional já começou errado.
Dos casos que conheço de gente fazendo grana com open source no pais são individuais vendendo consultoria, customização e extensão em cima de um projeto que contribuem.
Que é o modelo tradicional de todo small shop open source. Produz um projeto FOSS e vende serviços em cima. Cases de projetos com isso tem aos montes, dois que me vem à cabeça agora são Varnish e Penrose (a Identyx foi comprada pela Red Hat no meio do ano).
Eu vi em uma apresentação Java, a Dextra mostrando um software para as forças armadas do Brasil, usar solução totalmente open source, Java, Jboss, postgresql e outras soluções, tudo open source, uma solução de mapeamento de obras no Brasil, algo parecido com o Google Maps, achei muito bacana o projeto dos caras, creio que a filosofia deles é tudo open source mesmo.
Existe um mito que uma licensa opensource significa custo zero para o seu uso, o que pode nao ser verdade. Varios fabricantes de SO para mobiles por exemplo cobram royalties pelo software open-source. Sob a nova lincensa do symbian por exemplo, membros do programa tem acesso ao codigo fonte, desde que paguem uma taxa anual pra fazer parte da symbiam foundation.
O modelo de negocio tradicional esta quebrado. Alguns dizem que porque geralmente projetos opensource resultam em melhor codigo, empresas que dependem apenas de suporte acabam sendo “prejudicadas”.
De acordo com a 1ª regra da Open Source Definition:
[quote]1. Free Redistribution
The license shall not restrict any party from selling or giving away the software as a component of an aggregate software distribution containing programs from several different sources. The license shall not require a royalty or other fee for such sale. [/quote]
De acordo com a 1ª regra da Open Source Definition:
[quote]1. Free Redistribution
The license shall not restrict any party from selling or giving away the software as a component of an aggregate software distribution containing programs from several different sources. The license shall not require a royalty or other fee for such sale. [/quote][/quote]
Software open source é uma coisa. Livre é outra.
Um software pode ser opensource e não ser livre, como o exemplo acima.
[quote=kicolobo]
Software open source é uma coisa. Livre é outra.
Um software pode ser opensource e não ser livre, como o exemplo acima.[/quote]
Eu não disse que eram a mesma coisa, eu citei explicitamente o Open Source Definition, não o Free Software Definition. A diferença é pouca mas existe.
E ao contrário, o exemplo acima se parece mais com software livre que com software de código aberto, de acordo com essas definições(só parece, eu pessoalmente duvido que seja algum dos dois). Para ser mais específico, ele é um exemplo de código-fonte compartilhado, ou disponível para outros.
Nessa última eleição, as urnas eletrônicas usaram Linux. Algumas cidades tiveram até biometria.
As empresas públicas também estão migrando. O SERPRO está usando Linux até nas máquinas das secretárias. Talvez o desenvolvimento ainda use Windows.
A Petrobras está adotando Firefox e OpenOffice como padrões.
Mas, case de sucesso, também não tenho nenhum para informar.
The license shall not restrict any party from selling or giving away the software as a component of an aggregate software distribution containing programs from several different sources.[/quote]
É permitida a comercializacao de produtos ou servicos que contenham sw opensource incluidos no pacote.
Nao ha obrigacao em pagar de volta a quem contribuiu com o codigo.
Licensas como a EPL existem algumas exigencias em relacao a publicacao de codigo fonte modificado, mas sao menos restritivas em relacao a sw proprietario. Legalmente vc poderia por exemplo compilar um projeto opensource e vender, so que nao parece um modelo de negocio viavel.
Antes que nossa conversa comece a ir para outros lados, irei tentar colocá-la nos trilhos com a seguinte pergunta: qual seria um modelo de negócios, baseado em software livre viável?
PS: já sei que uma galera usa software livre,isto é nítido. O que não fica nítido é como (AQUI NO BRASIL), aqueles que oferecem serviços baseados em software livre estão fazendo dinheiro.
Conheço o caso da PowerLogic, que realmente faz dinheiro com isto, porém gostaria de conhecer outros casos também.