Software para Controle de horas trabalhadas

Já trabalhei alocado em um cliente em Porto Alegre algumas semanas, os caras tomam chimarrão sim.

[quote=douglaskd][quote=romarcio]Já trabalhei em uma empresa que usava esse controle, e para nós colaboradores, era chato usar mas para a empresa era útil.

Leve em consideração que sua empresa tem vários projetos. Se você marca o tempo desprendido em cada projeto, vai ter o tempo total de horas desprendido em cada projeto. Um projeto não é somente o programador, tem a analise, os implantadores, os programadores, o pessoal da da administração do banco de dados, reuniões sobre o projeto. Todo esse tempo é marcado e depois transformado em um relatório para se ter a ideia de tempo total desprendido nas tarefas.

Esses relatórios não servem para saber quanto de energia elétrica você gasta e sim o tempo desprendido em cada tarefa.

Inclusive se você para o que está fazendo para ajudar algum colega, esse tempo de ajuda entra como um item a ser marcado, assim como pequenas ou longas reuniões.

E é claro, também vai servir para ver se o colaborador está gastando suas horas no local de trabalho, com trabalho e não fumando, tomando cafezinho, tomando mate ou chimarrão…

[/quote]

só uma curiosidade, você é de RS…no trabalho tem chimarrão mesmo ou você estava brincando ?

[/quote]
:lol:
Dependendo da empresa tem sim. Eu não gosto de chimarrão e talvez por isso talvez não ache legal rolar chimarrão durante o expediente, mas acontece.

é estranho mesmo…

até porque tem todo aquele “aparato” pra fazer o treco…

[quote=douglaskd]é estranho mesmo…

até porque tem todo aquele “aparato” pra fazer o treco…[/quote]

Geralmente tem uma regra que cada um que toma chimarrão, prepara ele em um dia. Tipo, hoje eu faço, amanhã você faz…

É criada um rota na sala e ele vai passando um por um o dia inteiro.

Bom sei que a discussão já tomou outro rumo, mas, respondendo a pergunta inicial do fabio.cbrandao eu uso o ManicTime na versão free. Acho uma excelente ferramenta mas pelo que eu já vi não tem a opção de você justificar determinado tempo com a estação bloqueada.

De qualquer forma fica a dica, espero que te ajude.

[quote=ViniGodoy]YvGa, você está considerando que na empresa existem apenas bons funcionários? Você tem que ver que as estatísticas são comparadas para detectar anomalias. Se você tem um funcionário que passa mais do que o dobro de horas fora do PC por dia, como gestor, você tem que ter algum tipo de alerta.

Eu acho esse tipo de controle meio exagerado, talvez mais propício para cargos operacionais onde ficar na frente do PC seja primordial, como digitadores e atendentes de telemarketing. Frequentemente vejo meus funcionários saírem do PC para ajudarem uns aos outros, e saímos com relativa frequencia para reuniões de definição, sprint, etc. Acho que o que se perde em integração com um controle desses deve ser muito mais prejudicial do que efetivamente ter o cara na frente do micro fingindo que está programando.[/quote]

Eu concordo sim, que deve haver uma forma de monitorar o rendimento de um funcionario, porque existe sim funcionarios que precisam de um pouco mais de cobranca, eh uma caracteristica natural deles, se forem deixados soltos rendem menos. Muitas vezes sao excelentes, mas diminuem o ritmo se nao tiverem atencao.

Mas controlar as horas em frente ao pc nao eh um bom indicativo. E, principalmente, qualquer tipo de controle via input eu acho pessimo, eh muito sujeito a falhas, alem de atrapalhar quem esta trabalhando. Eh preciso encontrar uma forma de ler o que esta acontecendo.

Eu faria melhor, não contaria apenas quando locka a estação, mas sempre que a janela da IDE não estão recebendo nenhum input :smiley:

Brincadeiras à parte, concordo com os colegas que essa é uma péssima forma de controle, principalmente por dois motivos:

  • O trabalho do desenvolvedor não está só em digitar código na máquina. Ele pode estar pareando com alguém, discutindo alguma questão no quadro, etc
  • Não se deve jamais descontar das mensurações o tempo de café, banheiro, etc. Se queremos saber quanto tempo uma tarefa demora para ser feita, devemos tomar como referência a tarefa realizada por um SER HUMANO, portanto tudo isso faz parte do seu tempo total.

Tenho certeza de uma coisa: um gestor que se utiliza desses truques está pra lá de mal-intencionado. É só uma ferramenta para fazer pressão e causar desconforto no ambiente de trabalho.
Se ele tivesse um pouquinho só de aptidão para a gestão de pessoas saberia muito bem quem está trabalhando e quem não está.

E retornando ao tópico dos sistemas de controle. Eu tenho uma idéia que é a seguinte, um aplicativo em que o funcionário aciona um comando quando vai começar a trabalhar em uma tarefa, e um outro comando quando terminar (nessa hora pega a próxima).
Assim, o sistema saberia quanto tempo foi gasto nas atividades, contando que o funcionário trabalhou de forma natural, foi ao banheiro, tomou café, olhou email, entrou no GUJ, etc. Isso é o que conta, e não “quanto tempo um robô demoraria para fazer o serviço”

Já trabelhei com o Rescue Time… toda vez que você minimiza o IDE ele conta como tempo improdutivo…rsrsrs

[quote]Pessoal,

uma vez ouvi dizer de um software que fazia o controle de horas trabalhadas pelo seu tempo logado no PC, qnd vc bloqueia o PC e volta ai ele exibe um POP-UP perguntando oq vc estava fazendo, vc vai lah e aponta reunião, banheiro… etcc

porém não lembro o nome do software, alguém saberia me dizer se conhece esse software ou se conhece algum parecido???

Obrigado! [/quote]

Que lixo é trabalhar assim, hein. Dando satisfação até quando vai ao banheiro… O programa deve ter um script que sabe se você foi mijar ou cagar com base no tempo. Aí seu patrão, se for médico, pode até dignosticar algo com base nesses dados.

Programinha com dúpla utilidade.

Por isso que ser programador é uma merda…

Eu acho que depende muito da empresa, e do que é feito em cada setor.
Onde trabalho mesmo tem varios setores de recebíveis, e sempre vejo muita gente mexendo na internet ao invés de trabalhar.
Isso acontece mais porque não tem tanto trabalho.
Mas ai cabe por exemplo um gerente do setor tomar uma providência.

Cada área tem que ser tratada diferente da outra.

Não depende só da empresa. Às vezes depende das pessoas dentro de uma mesma empresa.

Eu não faço nenhum horário rígido, por vezes fico um dia ou outro em casa (a trabalhar remotamente) e nos prazos estipulados o trabalho aparece feito. O gestor não fica em cima de mim para ver quanto eu trabalho por dia. Outros gestores, na mesma empresa, ficam em cima dos seus subordinados e reclamam logo se um dia ele fez menos uma hora (mesmo que tenha feito mais duas por dia no resto da semana).

Há pessoas que sabem que lidam com pessoas e obtêm resultados como tal.
Outros pensam que lidam com máquinas e acabam se dando mal porque as pessoas não são máquinas.

Exatamente o que eu disse.

Muitas empresas possuem essas normas de controle de tempo e outras coisas
mas muitas outras não tem essas regras.
Onde trabalho mesmo cada gerente faz o que bem entende
alguns setores tem folha de ponto (literalmente folha), outros tem ponto digital que fizemos bem básico, e outros como o meu não marcam ponto nem a pau.

Acredito que cabe ao responsavel por cada setor entender como os funcionarios se comportam e tomar decisões com base nisso.
Eu mesmo colocaria um ponto f** nas maquinas pra pegar os folgados
kkkkkkkk

Eu não curto esses aplicativos de automáticos de controle de tempo. Não sei, parece que só estãso ali para vigiar e simplesmente registrar o software que você está usando não diz quase nada.

Por outro lado acho útil utilizar um software que permita registrar o tempo de trabalho não por janela aberta mas de acordo com cliente, projeto, etc. Um bom app desses ainda faz relatório, fatura, comporta vários usuários, etc. Nisso os dados gerados servem de uma maneira ou outra para todo mundo. Eu particularmente recomendo o primaERP: http://www.primaerp.com

Tem várias oções boas. Questão de explorar.