Solução Desktop, Web e Mobile: Eclipse RAP

Estou pesquisando sobre novas tecnologias para iniciar um projeto de um novo sistema e me deparei com a seguinte tecnologia:

Eclipse RAP http://www.eclipse.org/rap/ .

Em discussão com um amigo, ele me disse que o RAP está ultrapassado em termos de tecnologia web, mas pelo que pude compreender, este framework tem por objetivo permitir que um código Java seja escrito uma única vez e possa ser reaproveitado em ambientes Desktop, Web ou Mobile. Ou seja, não necessariamente apenas uma tecnologia web.

Alguém possui algum conhecimento prático desta solução e pode dar uma visão geral a respeito?

Grato!

Quando o RAP foi lançado, a ideia era prover uma forma de desenvolvimento de aplicativos web da mesma forma como se desenvolvia aplicativos desktop usando o RPC. O resultado final era um visual do eclipse em ambiente web.

Na época eu achei animal a ideia, mas nunca vi nada na prática que não fosse um tutorial do Lars Vogel. Como era baseado no RCP, a API não provia todos os recursos deste e, como me pareceu algo desktop na web eu preferi continuar com o desktop no desktop e web na web. Nunca fui fã de imitar plataformas.

Eu sugiro a você que veja informações do projeto, incluindo o roadmap, para saber como andam as coisas. Pelo que vi faz um tempo que foi lançada uma versão estável e, dependendo da equipe alocada no projeto, ele pode morrer do nada (igual o visual editor, quando a equipe foi realocada em outros projetos).

[EDIT]
Parei um pouco pra ver a página do projeto e me pareceu até outro projeto. O layout está muito mais bonito e a aparência desktop que o RAP tinha antes ficou mais “web”. Tem alguns projetos usando e alguns bugs abertos fazendo aniversário. Eu diria que é mais uma solução pra quem já está familiarizado com o RCP.

Obrigado pelas opiniões.

O material que encontro não me anima muito, ainda mais que me parece que no Brasil não há uma utilização acentuada desta tecnologia.

No site, eu procuro ver sobre as novidades, e há sempre notícias recentes.

Vou dar mais uma pesquisada sobre o projeto e, além disso, fazer alguns testes com esta plataforma.

[quote=dezpregos]Obrigado pelas opiniões.

O material que encontro não me anima muito, ainda mais que me parece que no Brasil não há uma utilização acentuada desta tecnologia.

No site, eu procuro ver sobre as novidades, e há sempre notícias recentes.

Vou dar mais uma pesquisada sobre o projeto e, além disso, fazer alguns testes com esta plataforma.[/quote]

O Eclipse RCP também não é muito utilizado por aqui, não é só o RAP não. Isso me desanimou um pouco quando comecei a estudar o RCP, acho uma solução desktop pra Java fantástica, mas sem uso comercial por aqui fica complicado dar mais ênfase nos estudos.

Aprofundando neste assunto acabei por conhecer o projeto Eclipse Scout [1].

Este realmente resolve o problema de uma maneira muito mais simples. Ele gerencia todo o código, deixando o desenvolvedor focado no negócio, e não mais em tela, web, desktop, etc…

Muito bom.

O tutorial[2] é bem completo e funcional também.

[1] http://eclipse.org/scout/
[2] http://wiki.eclipse.org/Scout/Tutorial/3.8/

Alguem sabe se existe integração com o Google App Engine? Ou que pudesse programar para a nuvem?